Quarta, 12 de Maio de 2021 13:57
(35) 988158840
Geral RESGATE

Aqueles que resgatamos, nos resgatam também!

O resgate não é um momento pontual, ele é dinâmico, é um processo, que pode levar dias ou até anos. Mas ele acontece, em 100% dos casos!

02/05/2021 09h10
289
Por: Redação 4
O antes e o depois do Rambo e do Coragem/Foto: Arquivo pessoal
O antes e o depois do Rambo e do Coragem/Foto: Arquivo pessoal

Renata Santinelli

Existe um complexo misterioso na vida. Existe algo de mágico e sublime na existência que talvez nunca iremos entender. O que podemos compreender é essa interligação que todos nós humanos, não humanos e natureza possuímos. É uma teia complexa e sublime, porém carregada de sentido.

Como diz o poeta Gonzaguinha:

“E a vida

E a vida o que é?

Diga lá, meu irmão...”

A vida, meus caros amigos é a batida de um coração quando a gente percebe que fomos criados a esta imagem e semelhança e que esta coração pulsa, de dentro para fora, de baixo para cima. Este coração pulsa para que a gente possa ter consciência do movimento humano que deve ser feito numa harmonia em prol dela própria...a vida....

“Há quem fale

Que a vida da gente

É um nada no mundo

É uma gota, é um tempo

Que nem dá um segundo”

Ahhh querido poeta, a vida da gente é breve sim, e por ser breve fomos dotados de capacidades, verdades, e sentimentos e por assim dizer: a COMPAIXÃO, A RESILIÊNCIA, A GRATIDÃO!!!

A compaixão é a habilidade que nos faz olhar para fora de nossa existência e perceber que não somos feitos para o ostracismo, para a ilusão e sim somos feitos para a ação. Nossas ações são frutos da coerência e da compreensão de que o sofrimento da vida pode sim ser minimizado e até quem sabe erradicado...

Por compaixão que se entende que as nossas habilidades e conhecimentos não são para ser guardados, trancafiados em cofres, mas, para estar à disposição daqueles que mais necessitam. Conhecimento sem partilha é deserto, é vazio...

Como não perceber a compaixão diante de um animal vítima da omissão humana? Lá em 2011 foi um cão que me trouxe esta reflexão sobre a compaixão para com estes seres sencientes (dotados de sentimentos) e completamente negligenciados em nossa formatação social. Ele se chamava Rambo. Um enorme cão, jogado numa baia no canil municipal, doente, ferido. A marca de coleira em seu pescoço acusava uma vida de omissões e descasos. Ele não mais andava. Pesava 18 kg num corpo para 60 kg, mas ele tinha uma única vontade VIVER...e ele viveu!!! Recuperou seu esplendor, sua alegria, e principalmente sua confiança no ser humano.

Então entramos na RESILIÊNCIA. A habilidade de ressurgir das cinzas. De encontrar um ponto de calmaria em meio ao caos e fazer-se florescer novamente. Como os animais nos ensinam a resiliência diariamente!

Eles lutam pela vida, eles não se entregam com facilidade. Aí trago o Coragem! Rejeitado por seu tutor, abandonado em uma residência vazia, precisou usar de todas as armas necessárias a sobrevivência (desculpem, mas é impublicável). No dia do seu resgate agressivo, visivelmente com medo das pessoas. Ele precisou de 3 dias! Três dias e o Coragem logo ultrapassou a barreira do medo e recuperou-se de toda aquela a dor. Ressurgiu das cinzas como um lindo cãozinho, amável e de personalidade marcante!

E por último com sua devida importância a gratidão. Não cabe aqui falar de um cão particularmente, mas sim daquele olhar. Aquele olhar que somente o protetor consegue compreender após a recuperação de um animalzinho. Aquele olhar que vai se transformando do medo ao amor, da dor a plenitude no dia a dia do resgate, sim, o resgate não é um momento pontual, ele é dinâmico, é um processo, que pode levar dias ou até anos. Mas ele acontece, em 100% dos casos!

Protetores, adotantes, pessoas que abrem seu coração para os animais conseguem dinamizar exatamente do que se trata este texto. A cada momento que se salva uma vida, uma parte da nossa vida é salva! Pois através de suas histórias de vida e superação, eles nos ensinam que os resgatados somos nós na verdade!

É apenas a vida! Sem ter a vergonha de ser feliz!

Na próxima semana vamos nos encontrar novamente com um tema pra lá de especial. Eu espero você!

Não se esqueça de interagir com esta coluna!!! Sugestões de temas podem ser enviadas para [email protected]

 

* As opiniões contidas nesta coluna não refletem necessariamente a opinião deste portal de notícias.

        

4 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Fala Proteção Animal!
Sobre Fala Proteção Animal!
Renata Santinelli, Presidente da ONG Anjos de Patas de Alfenas, vai trazer toda semana o tema da causa animal que será divulgada e discutida por quem atua na área e pode trazer mais informações ao leitores sobre o que é, e como agem os protetores de animais e porque a causa animal é tão importante em nossa sociedade na preservação e cuidados dos animais e garantia de seus direitos. Assistente de Campanhas para Animais de Fazenda do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal.
Sobre o município
Alfenas - MG
Atualizado às 13h43 - Fonte: Climatempo
27°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 28°

27° Sensação
13.3 km/h Vento
34.3% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (13/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 24°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sexta (14/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio