A empresa Alfenas Ambiental, responsável pela gestão do aterro sanitário de Alfenas, está na fase final de implantação de uma usina para geração de energia elétrica por meio do biogás que é produzido a partir da decomposição do lixo depositado no aterro.
Nelson Silva Marques, encarregado de operações da empresa Alfenas Ambiental, explica que Alfenas tem uma preocupação muito grande com a limpeza urbana e preservação ambiental e isso se soma a produção de energia elétrica.
Hoje a empresa trabalha para que a população se adeque aos dias e horários da coleta do lixo. Coletamos 100% do lixo doméstico produzido no município, inclusive das áreas rurais.
“Solicitamos que a população fique atenta aos dias e horários da coleta de lixo, porque ainda temos muitos problemas com o descarte inadequado de lixo fora do cronograma, o que dificulta todo o nosso trabalho que é feito em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente.
Todo esse lixo coletado em Alfenas e recebido de outras cidades, vai se transformar em energia por meio de uma usina que vai gerar energia a partir do biogás, resultante da decomposição do lixo no aterro sanitário como relatou Gabriel da Silva, assistente operacional do aterro sanitário.
“Nós recebemos os resíduos de Alfenas e de mais 15 municípios que são depositados no aterro sanitário e com o tempo a decomposição desse lixo vai resultando em biogás que será coletado e abastecerá nossa usina que fará a queima desse gás e converter em energia elétrica” explicou Gabriel.
Gabriel da Silva enfatizou que a usina já está com os equipamentos instalados e vai entrar em operação em no máximo 90 dias e vai gerar energia por meio do gás captado com uma capacidade de produzir 1 Megawatt por hora, o que daria, em média, 8.700 Megawatts ano, o que dá para atender ao consumo de 15 mil pessoas.
Mín. 6° Máx. 21°