Em Alfenas e em várias outras cidades do país os consumidores vêm notando que os postos de combustíveis não estão aplicando a redução de preços que a Petrobrás aplicou para as refinarias.
Diante deste quadro, o Procon Municipal iniciou a notificação dos estabelecimentos no município para que apliquem a redução nos preços para os consumidores.
Vander Cherri, coordenador do Procon Municipal, explica que alguns postos não reduziram os valores para o consumidor, mesmo com a redução feita pela Petrobras, e devido a isso estamos notificando os estabelecimentos que não aplicaram a redução.
“A redução de preço da gasolina anunciada pela Petrobras para as distribuidoras é de 5,6%, o que equivale a R$ 0,17 por litro. No entanto, essa redução não chega ao consumidor final na mesma proporção, e sim com um valor menor. Para os consumidores, o valor final é diferente, assim como o percentual de queda, pois no cálculo do preço final entram fatores como lucro das distribuidoras e impostos”, ressaltou Vander Cherri.
Vander Cherri pontua que a Petrobras, como estatal responsável pela produção e distribuição de combustíveis, pode anunciar reduções de preço para as distribuidoras, o que pode levar a uma redução nos preços nos postos, mas isso nem sempre acontece de forma imediata ou com o mesmo percentual.
“E o Procon como órgão de defesa do consumidor está vigilante para garantir que os consumidores não sejam prejudicados”, finalizou Vander Cherri.
Confira no link a notificação na íntegra:
https://www.oalfenense.com.br/envios/2025/06/09/202005f6afa05ce86332c85baaadd57a72b12815.pdf
Mín. 6° Máx. 21°