Quarta, 23 de Junho de 2021 06:11
(35) 988158840
Política OBSERVATÓRIO SOCIAL

Observatório Social é implantado em Alfenas e visa acompanhar os atos da administração pública

A organização conta com a participação de voluntários de diversos setores da sociedade para acompanhar a gestão pública do município

11/05/2021 21h50 Atualizada há 1 mês
541
Por: Redação 4
Alfenas passa a integrar o grupo de cidades que possuem um Observatório Social que visa a participação da sociedade civil na fiscalização dos atos da gestão pública municipal/Foto: Gilson Leite
Alfenas passa a integrar o grupo de cidades que possuem um Observatório Social que visa a participação da sociedade civil na fiscalização dos atos da gestão pública municipal/Foto: Gilson Leite

Américo Passos

Alfenas passa a fazer parte das cidades que possuem um Observatório Social, que é uma Associação sem fins lucrativos, apartidária que visa fiscalizar e acompanhar a utilização dos recursos públicos.

O Observatório Social de Alfenas tem como presidente José Luiz de Souza Bruzadelli que tem uma longa trajetória em atuação na área pública, tendo ocupado os cargos de Superintendente Regional de Saúde, Secretário Municipal de Saúde de Alfenas, Secretário Municipal de habitação, vereador por 18 meses, especialização em Administração Pública, e curso de capacitação de gerência regional.

José Luiz Bruzadelli explica que a motivação para a implantação do Observatório Social em Alfenas, se deve a atuação de destaque do Observatório Social em Machado que em poucos anos já produziu excelentes resultados referentes a transparência da atuação administrativa no município.

José Luiz Bruzadelli ressalta que a participação de voluntários é essencial ao funcionamento da organização/Foto: Gilson Leite

O Observatório Social de Alfenas irá atuar em todas às áreas da administração pública, tanto do poder executivo como do legislativo, auxiliando na contratação de bens e serviços, com transparência e legalidade, evitando desvios e superfaturamentos, ressaltou o presidente do Observatório.

Em relação aos integrantes do Observatório José Luiz Bruzadelli destaca que são todos voluntários que se manifestaram após o conhecimento da existência da organização na cidade e também de pessoas convidadas e que atualmente é composto por 26 membros.                             

Um dos membros o advogado Bruno Corrêa que atua como consultor jurídico do Observatório Social de Alfenas, enfatiza que a razão de existir do Observatório se inicia na falta de informação que a população tem sobre como o governo gasta os recursos públicos; depois, a inércia de autoridades públicas que têm o dever de fiscalizar a gestão dos recursos públicos, provoca a iniciativa da sociedade civil que já está esgotada de observar a má gestão e os responsáveis continuarem leves e soltos dançando sob a sombra do poder.

O Observatório será uma importante ferramenta da sociedade para fiscalizar e tornar transparente os atos da administração pública/Foto: Gilson Leite

O Observatório traz uma ponta de esperança para a sociedade e uma ponte de acesso às autoridades competentes para a população, vez que qualquer irregularidade pode ser apresentada ao Observatório que tomará providencias para apurar e comunicar às autoridades para que as medidas pertinentes sejam tomadas ressalta o advogado.

Bruno Corrêa afirma que um ótimo exemplo que inspirou o desenvolvimento do mesmo projeto em Alfenas, foi o Observatório Social de Machado, que já atua há alguns anos e conquistou importantes resultados, especialmente para a economia daquele município.

José Luiz Bruzadelli relata que o Observatório Social de Alfenas está na fase final de implantação e já possui um site que pode ser acessado pela população para que conheça o como funciona o trabalho da organização e seus objetivos bem como um canal direto com a comunidade.              

“Esperamos cumprir com nossos objetivos, sem interferências políticas ou partidárias, apoiando ou contestando os atos da administração pública” enfatizou o presidente do Observatório Social de Alfenas José Luiz de Souza Brizadelli.

Mais informações sobre o observatório:

Observatório Social de Alfenas

Praça Dr. Fausto Monteiro, 94

Alfenas, MG

CEP 37.130.031

Telefone: (35) 9 9729 - 0797

​Email: [email protected]

Site: https://www.obsalfenas.org.br

4 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Alfenas - MG
Atualizado às 05h52 - Fonte: Climatempo
13°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 25°

13° Sensação
16.2 km/h Vento
92.1% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 26°

Sol com algumas nuvens
Sexta (25/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio