Quarta, 23 de Junho de 2021 05:21
(35) 988158840
Saúde KIT INTUBAÇÃO

Governo disponibiliza mais de 120 mil medicamentos do kit intubação para 127 hospitais

Pelo menos 91 cidades receberam da Secretaria de Estado de Saúde os itens para a sedação de pacientes com covid-19

23/05/2021 09h06
161
Por: Redação 4
Os medicamentos são essenciais para a sedação dos pacientes em tratamento da covid-19/Foto: Ingrid Vasconcelos - SES MG
Os medicamentos são essenciais para a sedação dos pacientes em tratamento da covid-19/Foto: Ingrid Vasconcelos - SES MG

Da Redação

Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) disponibilizou na última sexta-feira (21/5), para 127 unidades hospitalares, em 97 cidades, 120.135 unidades de fentanil, cisatracúrio e atracúrio. Os insumos são direcionados às instituições que se encontram com níveis considerados críticos de disponibilidade dos medicamentos.

Os Itens são essenciais para a sedação dos pacientes em tratamento da covid-19, sendo que o fentanil foi adquirido pelo Governo de Minas e, o cisatracúrio e o atracúrio, pela União. O fentanil é suficiente para uma cobertura de 15 dias e, os demais, para três.

Segundo o diretor de Medicamentos Básicos da SES-MG, Jans Bastos Izidoro, a situação dos estoques de sedativos no estado ainda é crítica, apesar de observadas melhoras em relação a cenários anteriores. “A Secretaria alerta que o cenário ainda não é confortável e todas as medidas de gestão continuam a ser  executadas”, afirma.

Clique aqui e confira a relação das unidades hospitalares que receberam os medicamentos.

Monitoramento

A SES-MG, juntamente com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), faz um levantamento periódico dos quantitativos dos prestadores e fornecedores de medicamentos e insumos das unidades hospitalares. Também é monitorado o abastecimento de medicamentos nas redes públicas e privadas de assistência médico-hospitalar, que devem informar regularmente à SES-MG sobre estoques disponíveis de medicamentos e insumos.

O monitoramento é feito a partir da autodeclaração e preenchimento de formulário. Assim que cada remessa chega ao estado, o resultado do monitoramento semanal é analisado para distribuição aos hospitais em situação mais crítica e conforme disponibilidade do estoque. A sugestão de distribuição é validada junto a uma comissão da SES-MG e do Cosems-MG.

Cenário

Em Minas Gerais, nesta sexta-feira (21/5), não há registro de falta persistente de medicamentos para o kit intubação nas regiões de saúde, e que gere prejuízo à assistência.

“É importante ressaltar que os estoques são muito dinâmicos, e a rede assistencial do Estado tem conseguido atender à demanda. Apesar de estoques restritos em muitas unidades, não há colapso instalado registrado em nenhuma”, pontua o diretor. Tal cenário se dá devido a algumas medidas tomadas pela SES-MG, como a distribuição - entre 7/7/2020 e 17/5/2021 - de mais de 997 mil medicamentos para os hospitais em atendimento à covid-19.

A partir do monitoramento, o Governo de Minas Gerais tem realizado a reposição de medicamentos de forma estratégica, mediante análise de dados, como fluxo de pacientes e disponibilidade de sedativos. Os hospitais também têm contato com a Rede Solidária, que permite o remanejamento de insumos entre as instituições que observam aumento no consumo de sedativos.

Confira a relação de medicamentos:

Cisatracúrio - 1.360

Fentanil - 95.250

Atracúrio: 23.525

Total: 120.135

Consulta

O monitoramento semanal dos estoques de kits intubação por hospital e a quantidade de medicamentos disponibilizada pela Secretaria podem ser acessados neste link.

 Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Belo Horizonte - MG

Belo Horizonte - Minas Gerais

Sobre o município
Belo Horizonte é um município brasileiro e a capital do estado de Minas Gerais. Sua população estimada é de 2 501 576 habitantes, conforme estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Alfenas - MG
Atualizado às 05h01 - Fonte: Climatempo
14°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 25°

14° Sensação
15.7 km/h Vento
92.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 26°

Sol com algumas nuvens
Sexta (25/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio