Quarta, 23 de Junho de 2021 05:49
(35) 988158840
Política FAZENDA

Prefeito troca comando da Secretaria de fazenda da prefeitura de Alfenas

Tanilda Araújo, procuradora geral do município assumiu a secretaria que tinha como secretária Leila Grechi

24/05/2021 12h51 Atualizada há 4 semanas
462
Por: Redação 4
Prefeitura de Alfenas teve o Fundo de Participação dos municípios bloqueados devido aos não pagamento de parcelas de uma dívida com o INSS/Foto: Gilson Leite
Prefeitura de Alfenas teve o Fundo de Participação dos municípios bloqueados devido aos não pagamento de parcelas de uma dívida com o INSS/Foto: Gilson Leite

Américo Passos

Uma das mais importantes secretarias da prefeitura de Alfenas está sob novo comando desde o último dia (17/05), quando Leila Grechi foi substituída pela procuradora geral do município Tanilda das Graças Araújo.

De acordo com informações levantadas pela reportagem do O Alfenense Leila Grechi era uma indicação do vice-prefeito de Alfenas Fábio Marques do PT e estava à frente da Secretaria de Fazenda desde o início da nova gestão a cerca de 5 meses, agora estará atuando na Secretaria de Ação Social.

No início de maio a prefeitura de Alfenas encaminhou projeto solicitando autorização da Câmara Municipal para antecipação de royalties que tem a receber de Furnas, no valor de 3 milhões de reais para a quitação de parcelas em atraso de uma dívida junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) que estaria bloqueando os repasses do Fundo de Participação dos Municípios que Alfenas recebe mensalmente.

Em entrevista ao O Alfenense a procuradora geral do município Tanilda das Graças Araújo que agora acumula a função de Secretaria de Fazenda, relatou como será a sua gestão a frente da secretaria a qual já comandou entre 2009 à 2012 no primeiro mandato do atual prefeito Luiz Antônio da Silva do PT.

Tanilda Araújo relata que irá permanecer por um período de transição por três meses à frente da Secretaria de Fazenda e que as duas secretárias anteriores fizeram um excelente trabalho e avançaram muito em manter o funcionamento da prefeitura apesar da queda na arrecadação.

As novas ações se resumem em continuar o trabalho que vinha sendo feito porque recebi uma estrutura muito boa para trabalhar, uma equipe excepcional e irei manter o diálogo com a equipe e com os parceiros afirmou a secretária de fazenda.

Tanilda Araújo informa que devido ao atraso no pagamento das parcelas de uma dívida da prefeitura junto ao INSS que já é antiga e foi parcelada e que devido as parcelas referentes a abril e maio não terem sido quitadas foi bloqueado o Fundo de Participação dos Município o qual a cidade recebe que é de 3,6 milhões de reais por mês.

Apesar da diminuição na arrecadação vamos fazer tudo para a prefeitura continuar a funcionar normalmente afirma Tanilda Araújo/Foto: Gilson Leite

A antecipação dos royalties é totalmente vinculado ao pagamento do valor devido ao INSS que está em atraso é no valor de 3 milhões, o qual já foi aprovado na semana passada e será liberado pelo Banco do Brasil e desta forma a prefeitura ficará em dia com o INSS ressaltou Tanilda Araújo.

A procuradora e secretária de fazenda Tanilda Araújo enfatiza que a situação financeira dos municípios em geral é grave, com acumulo de dívidas antigas do Governo do Estado, cortes de investimentos pelo Governo e atraso nos repasses para obras por exemplo. Tem também a redução da arrecadação que ficou acentuada nos últimos anos, e que desta fora o prefeito tem que criar novas formas de manter a administração e estamos firmes no propósito de manter as obras, os serviços, manter toda a estrutura da prefeitura funcionando.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Alfenas - MG
Atualizado às 05h31 - Fonte: Climatempo
13°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 25°

13° Sensação
16.2 km/h Vento
92.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 26°

Sol com algumas nuvens
Sexta (25/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio