Quarta, 23 de Junho de 2021 06:39
(35) 988158840
Cultura # ENERGIA DA CULTURA

Agenda Cultural da Cemig destaca apresentação inovadora de Arnaldo Antunes no Inhotim

Final de semana ainda tem música clássica, ópera e documentários sobre o patrimônio cultural de Minas Gerais

27/05/2021 09h12
76
Por: AMERICO PASSOS SERVICOS JORNALISTICOS LTDA
Atrações diversificadas marcam o Energia da Cultura deste final de semana/Foto: Cemig Divulgação
Atrações diversificadas marcam o Energia da Cultura deste final de semana/Foto: Cemig Divulgação

Da Redação

A programação do Energia da Cultura desta semana  está recheada de atrações bem diversificadas. O multi artista Arnaldo Antunes se apresenta em  Inhotim.  o Instituto Inhotim também oferece juntamente com o IEPHA - Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico, o documentário “Se me der Licença”, que nos transporta para a riqueza da cultura das comunidades quilombolas tradicionais do nosso estado.  O universo do repertório lírico completa a programação, com as produções talentosas do Coral Lírico, da Orquestra Sinfônica e da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

Acompanhe os eventos na página da Cemig no Facebook: https://www.facebook.com/events/213169080627805

Música| Orquestra Filarmônica de Minas Gerais: Sinfonias Mozart e Beethoven

27 de maio, às 20h30

A orquestra Filarmônica de Minas Gerais traz para a gente dois exemplos máximos do Classicismo sinfônico. Serão apresentados de Mozart, sua última sinfonia, a Sinfonia nº 41 em Dó maior, K. 551, “Júpiter”. De Beethoven, a exuberante Sétima Sinfonia, chamada pelo célebre compositor Wagner como a “apoteose da dança”. A regência é do maestro Fabio Mechetti. O concerto terá transmissão ao vivo aberta a todo o público pelo canal da Filarmônica.

Ópera |Grande Teatro Cemig Palácio das Artes: Orquestra Sinfônica e Coral Lírico de Minas Gerais –  Aída

28 de maio, às 10h

Em vídeo inédito, a Fundação Clóvis Salgado celebra os 150 anos de estreia da ópera “Aída”, do compositor Guiseppe Verdi. O enredo retrata a história de amor entre a escrava etíope Aída, e o general egípcio Radamés, tragicamente intrincados nos interesses do poder político e da guerra entre o Egito e a Etiópia. A montagem de Aída é sempre empolgante, pois além da inegável qualidade musical, requer recursos teatrais suntuosos e de grande impacto visual, adequados à temática histórica, exótica e grandiosa.

Música | Inhotim em Cena 2021: Vídeo Arnaldo Antunes

Dia 29 de maio, às 11h

O Inhotim estreia sua programação em Cena 2021. O instituto promete um formato digital singular, que vai muito além da gravação de shows.  O objetivo é proporcionar ao público uma forma diferente de apreciar música, as artes plásticas, a natureza e a arquitetura juntas, de forma única. Os artistas foram convidados a trazer seus repertórios dialogando com espaços do museu. para abrir o evento, o poeta, cantor e compositor Arnaldo Antunes leva suas músicas à Galeria Psicoativa Tunga.

Patrimônio | IEPHA: Vídeo Documentário Registro Bem Imaterial – Se me der licença

Quer conhecer mais sobre o rico patrimônio cultural de natureza imaterial de Minas Gerais? O Iepha-MG produziu diversos documentários que abordam tradições encontradas em nosso estado. Conheça as comunidade de Boa Morte e Chacrinha situadas em Belo Vale. Seus moradores, marcados pela forte presença da cultura afro-brasileira, vivem em condições sociais próprias e mantêm relações que predominam as transmissões dos valores éticos, morais, dos conhecimentos tradicionais e do respeito à ancestralidade.

Fonte: Cemig – Imprensa Sul

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Belo Horizonte - MG

Belo Horizonte - Minas Gerais

Sobre o município
Belo Horizonte é um município brasileiro e a capital do estado de Minas Gerais. Sua população estimada é de 2 501 576 habitantes, conforme estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Alfenas - MG
Atualizado às 06h30 - Fonte: Climatempo
13°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 25°

13° Sensação
16.2 km/h Vento
92.1% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 26°

Sol com algumas nuvens
Sexta (25/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio