Quarta, 23 de Junho de 2021 05:13
(35) 988158840
Saúde DECRETO 2893

Com mais de 7 mil casos de Covid-19 em Alfenas, Prefeitura libera alvará para realização de festa para 100 pessoas

Segundo empresa organizadora o evento está sendo realizado de acordo com o Decreto nº 2893 e a resolução nº 02 de 18 de novembro de 2020

28/05/2021 13h55 Atualizada há 4 semanas
1.129
Por: Redação 4
Decreto permite a realização de eventos comerciais com até 100 pessoas embora a taxa de contaminação por Covid-19 está em alta na cidade/Foto: Gilson Leite
Decreto permite a realização de eventos comerciais com até 100 pessoas embora a taxa de contaminação por Covid-19 está em alta na cidade/Foto: Gilson Leite

Américo Passos

Após o fim da Onda Roxa a prefeitura de Alfenas publicou o Decreto Municipal N° 2893 de 18 de maio de 2021 no qual estabelece as normas para a realização de festas e eventos em salões comerciais para o número máximo de 100 pessoas e término às 01h da madrugada.

A cidade vem registrando uma alta taxa de contaminação por Covid-19 e registra durante o mês de maio quase mil casos confirmados da doença, até a última quarta-feira (26/05) a cidade registrou 7.022 casos da doença e 155 óbitos.

Na quinta-feira (27/05) o Comitê estadual de Covid-19 estabeleceu que o Sul de Minas permanecesse na Onda Vermelha devido a alta nos casos da doença em toda a região e no Estado.

Conforme apurado o evento será realizado nesta sexta-feira (28/05) no hotel San Marino localizado no loteamento do trevo. Em contato com o proprietário do hotel Mauro José Martins disse a reportagem do O Alfenense que apenas faz a locação do espaço e desde que a pessoa interessada em realizar festa ou evento tenha alvará e as autorizações da vigilância sanitária não tem problema nenhum e que sempre quando ocorre eventos no local a vigilância sanitária e o pessoal da postura realizam as fiscalizações.

Segundo o empresário Bruno Silva Gomes proprietário da empresa organizadora Central de Eventos, a festa será realizada somente para um número reduzido de pessoas, do círculo de convivência social com cobrança de ingresso.

O empresário do ramo de eventos ressalta que o evento será realizado em uma área de 2 mil metros quadrados com toda uma estrutura conforme as normas sanitárias, com álcool em gel, medição de temperatura dos participantes e distanciamento entre as pessoas por mesas nos espaços definidos nas normas sanitárias evitando qualquer tipo de aglomeração.

Bruno Gomes enfatiza que o evento é legal e tem toda a autorização conforme o Decreto Municipal nº 2893 de 18 de maio de 2021 e a Resolução da Vigilância Sanitária nº 2 de 18 de novembro de 2020 estabelecida pela Vigilância Sanitária de Alfenas.

O problema são as festas clandestinas, sem nenhuma estrutura e que causam aglomerações, estamos fazendo tudo nas regras conforme as autorizações e que a cobertura pela imprensa deveria focar mais nesses eventos clandestinos afirma Bruno Gomes.

Vigilância Sanitária

Segundo o coordenador da vigilância sanitária de Alfenas Wagner Soares afirma que o Decreto em vigor permite que seja realizado o evento, embora ele tenha tentado diminuir o número de pessoas para 40 e que o momento não é adequado para que seja feita uma festa com a cobrança de ingressos e que irá realizar a fiscalização durante todo o evento para verificar se o número de pessoas será o que foi autorizado.

Prefeitura

Por meio de mensagens do WhtasApp a reportagem do Alfenense fez contato com a assessoria de imprensa da prefeitura, secretária de saúde e com o prefeito, mas até a finalização da reportagem não obteve resposta.

Porém em entrevista ao jornal Estado de Minas o Prefeito Luiz Antônio da Silva do PT declarou:

“Esse é o decreto anterior, quando saímos da onda roxa e chegamos à onda amarela. Teve esse decreto acompanhando as ondas. Prevê o próprio Estado essa flexibilização. Infelizmente, agora nesta última semana, a situação mudou, pois os leitos de UTI estão lotados novamente e há uma tendencia no Estado de aumento. Então, na segunda-feira (31/5), haverá uma reunião do gabinete de enfrentamento à COVID-19 para avaliação das regras”, afirma.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Alfenas - MG
Atualizado às 05h01 - Fonte: Climatempo
14°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 25°

14° Sensação
15.7 km/h Vento
92.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 26°

Sol com algumas nuvens
Sexta (25/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio