Quarta, 23 de Junho de 2021 06:48
(35) 988158840
Saúde UTI COVID-19

Governador Romeu Zema inaugurou 10 leitos de UTI em Poço Fundo

Governo de Minas irá repassar respiradores e custear os leitos; Desde o início da pandemia, macrorregião Sul teve aumento de 150% na capacidade de atendimento

02/06/2021 14h13 Atualizada há 3 semanas
163
Por: Redação 4
Governador participou da inauguração dos leitos de UTI que serão utilizados para tratamento de Covid-19 em Poços Fundo/Foto: Fábio Marchetto
Governador participou da inauguração dos leitos de UTI que serão utilizados para tratamento de Covid-19 em Poços Fundo/Foto: Fábio Marchetto

Da Redação

O governador Romeu Zema participou, nesta quarta-feira (2/6), em Poço Fundo da inauguração de dez leitos de UTI no Hospital Gimirim para o tratamento exclusivo de pacientes com covid-19. O Governo de Minas irá repassar respiradores e outros equipamentos para a unidade, além de custear as diárias dos leitos, no valor de R$ 1.600 cada, até a habilitação pelo Ministério da Saúde.

Zema ressaltou que o governo estadual tem intensificado o plano de ação, preparação e ampliação do sistema de saúde para combater a pandemia em Minas Gerais. Ele lembrou que, desde fevereiro de 2020, a atual gestão conseguiu ampliar em mais de 130% o número de leitos de UTI em todo o estado, passando de 2.072 para mais de 4.800. Já os leitos de enfermaria tiveram crescimento de mais de 80%. Em fevereiro do ano passado eram 11.625 unidades; atualmente são mais de 21 mil.

“Estamos participando ativamente deste fortalecimento do sistema de saúde. Há 16 meses, temos trabalhado incansavelmente para que o mineiro não fique sem assistência médica. Não é fácil manter assistência médica de 21 milhões de habitantes. E, apesar disso, e da falta de recursos pela qual passa o Estado, temos em Minas Gerais a menor taxa de óbito dentre todos os estados das regiões Sudeste e Sul”, afirmou o governador, lembrando da importância da conscientização da população nas medidas de higienização, uso de máscara e distanciamento social para evitar a proliferação do vírus.

Estresse

O secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Bacheretti, reforçou que o momento, principalmente na região Sul de Minas, é de grande estresse para o sistema de saúde. Somente nesta quarta-feira (2/6) foram confirmados mais de 15 mil novos casos da doença no estado.

Bacheretti lembrou a importância da união de esforços do Poder Público e da população também fazer a sua parte. Além do repasse de respiradores, equipamentos e custeio dos leitos pelo Governo de Minas, a abertura dos leitos em Poço Fundo contou com o auxílio da Cislagos – Consórcio Intermunicipal de Saúde da região, que conta com a participação de 37 municípios.

“O número de casos da doença está crescendo e a região Sul é uma das que mais nos preocupa. Conseguir abrir estes leitos, com o esforço do consórcio e com o Estado fazendo o custeio, o financiamento, ajudando com os respiradores para os leitos de UTI e de suporte ventilatório, é muito importante”, disse o secretário, que lembrou, ainda, do empenho do Estado para efetuar a maior operação de vacinação de sua história. Segundo ele, com a participação dos municípios, Minas Gerais ocupa a quarta posição no país na aplicação da segunda dose da vacina contra a covid-19. 

Esforço regional

Poço Fundo, até então, não contava com nenhum leito de UTI. A inauguração das unidades é uma efetiva resposta para o enfrentamento à doença na região, que passa por um momento de aumento na incidência de casos e sobrecarga no sistema de saúde.

O prefeito do Poço Fundo, Rosiel de Lima, também valorizou a parceria entre as prefeituras e os municípios para vencer o desafio de estruturar o município com os leitos. Segundo ele, foi fundamental a busca ativa realizada pelo governo para identificar municípios e instituições hospitalares com predisposição para a criação de leitos.

“Neste momento mais crítico que estamos enfrentando na região do Sul, temos a possibilidade de contribuir com a nossa região, de salvar vidas, e dar uma esperança para as famílias e pacientes que não encontravam leitos. É um desafio que enfrentamos no nosso dia-a-dia”, afirmou o prefeito.

Desde o início da pandemia, a macrorregião Sul de Saúde, onde Poço Fundo está inserida, contou com aumento de quase 150% no número de leitos de UTI, passando de 271, em fevereiro do ano passado, para 676 unidades. Também foram criados, em toda a macrorregião, 1.156 leitos de enfermaria.

Também participaram da cerimônia de inauguração de leitos em Poço Fundo deputados federais, estaduais, prefeitos, vereadores e demais autoridades e lideranças regionais.

Os 10 leitos de UTIs de Poço Fundo foram adquiridos por meio do Cislagos e será custeado pelo Estado/Foto: Fábio Marchetto

Força-tarefa

O Sul de Minas permanece na onda vermelha do plano Minas Consciente, com indicadores preocupantes, especialmente no grau de risco, na incidência de casos confirmados e no número de pacientes aguardando leitos.

Uma força-tarefa vem sendo realizada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) na região durante as últimas semanas, com visitas de profissionais do governo mineiro em diversas cidades, intensificando o apoio técnico aos gestores municipais e hospitalares, avaliando fluxos assistenciais, plano de ação e preparando o sistema de saúde.

As equipes também têm trabalhado com o objetivo de mitigar os cenários desfavoráveis, trabalhando para o aumento da disponibilidade de vagas de tratamento intensivo, além de realizar a transferência de pacientes de regiões mais sobrecarregadas e intensificar as campanhas de conscientização.

Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Alfenas - MG
Atualizado às 06h30 - Fonte: Climatempo
13°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 25°

13° Sensação
16.2 km/h Vento
92.1% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 26°

Sol com algumas nuvens
Sexta (25/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio