Quarta, 23 de Junho de 2021 05:27
(35) 988158840
Saúde FALTA LEITOS COVID

Atendimento para Covid-19 na Santa Casa de Alfenas está em colapso

Falta leitos e profissionais para atendimento acima da capacidade do hospital

06/06/2021 12h20 Atualizada há 2 semanas
654
Por: Redação 4
Hospital está improvisando leitos para atendimento no pronto socorro devido a alta demanda/Foto: Gilson Leite
Hospital está improvisando leitos para atendimento no pronto socorro devido a alta demanda/Foto: Gilson Leite

Américo Passos

O atendimento do Hospital Santa Casa de Alfenas para Covid-19 está em colapso, o número de pacientes com a doença está acima da capacidade do hospital que é referência no atendimento para as cidades da região.

Durante a semana os casos de Covid-19 confirmados registravam uma forte tendência de alta, de segunda-feira (31/05) à sexta-feira (04/05) a cidade registrou 359 casos, o que levou a estrutura de atendimento da Santa Casa ao colapso, por já estar a mais de uma semana com os leitos de UTI com 100% de ocupação.

No sábado a prefeitura publicou uma nota de esclarecimento e apelo a população sobre a necessidade de seguir as normas restritivas e cuidados contra a contaminação pelo vírus da Covid-19.

O prefeito de Alfenas Luiz Antônio da Silva por meio de mensagem enviada a reportagem do O Alfenense na manhã deste domingo descreveu que o cenário na Santa Casa é terrível, e que foi tomada uma medida extrema com a improvisação de leitos no pronto socorro e que a situação é grave está faltando leitos em todo o Sul de Minas.

A médica Maria Cristina Quirino diretora clínica do hospital informou que este é o pior cenário desde o início da pandemia, com atendimento acima da capacidade hospital e que o maior problema no momento é a escassez de recursos humanos, tanto de técnicos em enfermagem, fisioterapeutas e médicos.

Estamos tentando transferir os leitos excedentes porque esse número de pacientes pode comprometer a qualidade da assistência por conta da falta de profissionais enfatizou a diretora clínica.

Maria Cristina Quirino ressalta que por enquanto estamos conseguindo dar assistência a quem chega no pronto socorro, mas sabemos que não conseguiremos fazer isso por muito tempo, porque todos os funcionários já estão trabalhando acima do horário normal e estão muito sobrecarregados e alguns estão adoecendo também.

Em relação aos pacientes a médica relata que como é muito variável não se tem a estatística no momento, mas que a maioria desses pacientes são de Alfenas. E que a situação atual é que tem 8 pacientes de enfermaria e 2 pacientes extras de UTI que estão aguardando leitos.

José Sérgio Tavela diretor técnico do hospital Alzira Velano informou que a instituição a pedido da Secretaria de Saúde de Alfenas passou a atender todos os casos de atendimento de pronto socorro da cidade e que também foi disponibilizado leitos não Covid caso haja necessidade, para atendimento à população neste momento crítico em relação aos casos de Covid-19 na cidade.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Alfenas - MG
Atualizado às 05h01 - Fonte: Climatempo
14°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 25°

14° Sensação
15.7 km/h Vento
92.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 26°

Sol com algumas nuvens
Sexta (25/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio