Quarta, 23 de Junho de 2021 05:54
(35) 988158840
Saúde CANABIDIOL

Aquisição e uso de medicamento à base de canabidiol são um desafio a pacientes que necessitam deste tratamento

Falta de regulamentação para a fabricação e venda do medicamento no país traz sérios danos aos pacientes

09/06/2021 00h32 Atualizada há 2 semanas
328
Por: Redação 4
Tratamento com medicamentos a base de canabidiol tem sido a alternativa para pacientes com diversas patologias principalmente para dor crônica/Foto: Gilson Leite
Tratamento com medicamentos a base de canabidiol tem sido a alternativa para pacientes com diversas patologias principalmente para dor crônica/Foto: Gilson Leite

Américo Passos/Gilson Leite

Está em tramitação na Câmara dos Deputados o projeto de Lei nº 399/2015 que altera o art. 2º da Lei nº 11.343, de 23 de agosto de 2006, para viabilizar a comercialização de medicamentos que contenham extratos, substratos ou partes da planta Cannabis Sativa em sua formulação.

Este projeto de lei está sendo discutido desde 2015 e após aprovado mudará a vida de pacientes que necessitam de medicamentos à base de canadibiol, para diversos tipos de tratamento para dor em pacientes oncológicos e para outras patologias.

Na tarde de terça-feira (08/06), a comissão especial da câmara aprovou o projeto que agora segue para votação do Senado caso não haja nenhum recurso. Se aprovado, fica autorizado o plantio da planta Cannabis Sativa para fins medicinais, de fabricação e comercialização de medicamentos derivados da planta.

O médico Carlos Marcelo de Barros, especialista em dor, relata que o tema está sendo mal discutida devido à questão social que envolve a maconha e isso está prejudicando uma abordagem médica e científica sobre os medicamentos à base de cannabis, que já são utilizados para tratamento de diversas doenças como esclerose múltipla, epilepsia, dores refratárias e dores em pacientes oncológicos.

"Não se pode confundir o uso recreativo com a produção de medicamentos à base de cannabis sativa", enfatiza Carlos Marcelo/Foto: Gilson Leite

Devido a essa distorção, os medicamentos que têm como base a cannabis são extremamente caros, inacessíveis a vários pacientes, devido ao preço elevado e por sua fabricação ser somente no exterior. Havendo uma regulamentação para a fabricação e comercialização de medicamentos derivados da cannabis sativa poderá haver a redução dos preços e tornar-se uma terapia muito interessante, principalmente para casos complexos.

Continua após a publicidade

Anglo

Danilia Rodrigues, diagnosticada com um tumor no cérebro, relatou à reportagem de O Alfenense que seu médico, Carlos Marcelo, prescreveu o medicamento à base de canabidiol e desde que iniciou o uso está tendo bons resultados devido à redução das convulsões e das dores que antes, conforme descrito, eram insuportáveis, fazendo com que ficasse sempre acamada com as crises derivadas das dores.

Danilia ressalta que faz 12 anos que vem realizando tratamento e já passou por várias cirurgias para a retirada do tumor, mas que em todos os procedimentos apenas parte é retirada devido a sua localização e, desde então, vem lutando por uma qualidade de vida, fazendo uso de diversos medicamentos e procedimentos com equipamentos para o controle da dor que ela sente, que, conforme relatou: "é extrema, mas que agora está conseguindo ficar melhor graças ao uso deste medicamento a base de canabidiol".

“Iniciei o tratamento que vem dando bons resultados graças ao meu médico que me forneceu o medicamento sem custo, caso contrário não teria como comprar”, afirmou Danilia/Foto: Gilson Leite

"Se fosse para comprar este medicamento não teria condições financeiras, porque ele custa mais de mil e quinhentos reais e o tratamento que faço tem outros medicamentos que são caríssimos e só consigo por meio judicial, me sendo fornecido pelo Estado", ressaltou Danilia.

Danilia finalizou a entrevista enfatizando a necessidade de que este tipo de medicamento à base de canabidiol esteja disponível e seja acessível a pessoas que necessitam para terem uma melhor qualidade de vida como a que ela está conseguindo obter a partir de agora com o uso deste medicamento.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Alfenas - MG
Atualizado às 05h52 - Fonte: Climatempo
13°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 25°

13° Sensação
16.2 km/h Vento
92.1% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 26°

Sol com algumas nuvens
Sexta (25/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio