Quarta, 23 de Junho de 2021 05:30
(35) 988158840
Saúde JUNHO VERMELHO

Baixo estoque de sangue motiva a criação de grupo de doadores em Alfenas

Pandemia de Covid-19, aliada ao início do inverno, provoca a diminuição de doadores voluntários

10/06/2021 22h40 Atualizada há 2 semanas
208
Por: Redação 4
Grupo de doadores foi criado para atender a demanda e manter os estoques dos bancos de sangue em Alfenas/Foto: Gilson Leite
Grupo de doadores foi criado para atender a demanda e manter os estoques dos bancos de sangue em Alfenas/Foto: Gilson Leite

 

Américo Passos

A doação de sangue é um gesto que pode salvar vidas, contribuindo para manter os estoques dos bancos de sangue com capacidade para atender a demanda, conforme a necessidade de pacientes nos hospitais.

Para que as pessoas sejam conscientizadas da necessidade da doação foi criada, em 2015, no Brasil, a campanha Junho Vermelho, em comemoração ao dia mundial do doador de sangue e também como forma de incentivar as doações durante o inverno.

O Núcleo Hemoterápico da Santa Casa de Alfenas é um dos locais na cidade onde doadores espontâneos podem se dirigir para fazer as doações que, devido à pandemia, diminuíram muito e a maioria é de doadores para reposição, como explica a enfermeira responsável, Giovana de Carvalho.

A enfermeira relata que pessoas de 16 até 70 anos podem doar sangue desde que sigam algumas regras, como realizar a primeira doação antes dos 60 anos. Pessoas menores de 18 anos devem vir acompanhadas dos pais ou responsáveis.

Giovana ressalta que a doação é muito importante porque não existe outro substituto do sangue e que é necessário manter os níveis de estoque de sangue para garantir a transfusão para quem necessita.   

 

O sangue é insubstituível para o paciente que necessita e ter o estoque é essencial afirma a enfermeira Giovana/Foto: Gilson Leite

Em Alfenas, um grupo de doadores voluntários foi criado no aplicativo de mensagens WhatsApp. Guilherme Abraão é um dos organizadores e ressaltou que é doador de sangue há mais de 15 anos e que tem notado e visto em reportagens que a pandemia afastou os doadores e, com o inverno, as doações diminuem mais, baixando fortemente os estoques. Ele ressalta que “não existe uma fórmula para se produzir sangue, que só se consegue por meio das doações”.

Guilherme relata que já criou um grupo de doadores em sua cidade natal, a pequena Estiva, e que o grupo reúne quase 100 doadores e é extremamente útil e que sentiu que era o momento de criar um grupo em Alfenas.

“Queremos fortalecer o hábito da doação de sangue em Alfenas e na região. Precisamos informar, tirar dúvidas e, assim, despertar uma atitude que salva vidas. Segundo dados recentes do Ministério da Saúde atualmente, apenas 1,6% da população brasileira doa sangue, o que significa um índice de 16 doadores para cada grupo de mil habitantes, isso é pouco demais. Cada doação de sangue pode ajudar até quatro vidas”, destaca Guilherme.

A doação de sangue garante uma assistência segura a quem necessita de transfusão/Foto: Arquivo Grupo de Doadores

Guilherme destaca que é recorrente ver nas redes sociais os pedidos, mas de algum modo falta conectividade. O grupo é simples, nele existem algumas regras básicas para o seu bom funcionamento e, além de conectar os doadores, é um canal direto entre nós e os coordenadores dos bancos de sangue, seja do hospital Alzira ou da Santa Casa, que ajudam a tirar as dúvidas.

O grupo é um canal também para motivar, estimular e organizar os doadores, sobretudo em possíveis campanhas e quando há risco de colapsar os estoques, sobretudo em momentos de tragédia. “Quem doa uma vez sempre vai doar, então é mais fácil acionar e mobilizar os doadores assíduos”, enfatiza Guilherme.

Guilherme destaca que o grupo está se unindo a outros grupos, como o Esperançar e também ao aplicativo de doadores que recentemente foi criado pela Unifenas. Ele “ressalta que esta conexão é fundamental e que irão procurar o poder Executivo e Legislativo Municipal. Precisamos criar a semana do doador de sangue. O dia mundial doador é 14 de junho”.

“Hoje, temos mais de 60 doadores no grupo. Queremos e precisamos aumentar este número e fica aqui o apelo para quem é doador ou conhece algum para entrar no grupo e fazer parte desta grande e forte corrente do bem, que doa mais do que sangue, doa vida e amor ao próximo”, enfatizou Guilherme.

 

Contato:

Grupo de Doadores de Sangue

https://chat.whatsapp.com/LQe0QyQ5i0zDzseZhayVtO

Núcleo Hemoterápico da Santa Casa de Alfenas

Rua Bias Fortes, 556

Centro de Alfenas

Tel. (35) 3292-3130

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Alfenas - MG
Atualizado às 05h01 - Fonte: Climatempo
14°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 25°

14° Sensação
15.7 km/h Vento
92.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 26°

Sol com algumas nuvens
Sexta (25/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio