Quarta, 23 de Junho de 2021 04:53
(35) 988158840
Cultura CONVOCAÇÃO

Olhares de apreensão e a convocação para seleção

O dia em que o machadense Elzo Coelho foi convocado para a seleção brasileira de futebol

11/06/2021 17h05 Atualizada há 2 semanas
109
Por: Redação 4
Elzo Coelho defendeu a seleção brasileira durante a Copa do Mundo de Futebol no México em 1986/Foto: Arquivo Público Municipal/Casa da Cultura de Machado
Elzo Coelho defendeu a seleção brasileira durante a Copa do Mundo de Futebol no México em 1986/Foto: Arquivo Público Municipal/Casa da Cultura de Machado

 

Por João Alexandre

Sextou? Era uma sexta-feira, 2 de maio de 1986. Seria a passagem do Cometa Halley naquele ano? Não. Naquela tarde por volta das 17h30 o técnico da seleção brasileira de futebol, o saudoso e genial Telê Santana convocaria apenas 23 brasileiros para a Copa do Mundo do México.

Em Machado, os olhares de apreensão do Sr. Aristides Coelho e Dona Maria focavam na tela da Globo para em um plantão televisivo assistirem à convocação da seleção. Sentados no sofá da sala e rodeados de familiares, amigos e órgãos de imprensa, o casal aguardava o nome do filho, Elzo, entre os brasileiros.

O olhar do casal era a representação de uma vida, e de um feito histórico, ter um filho, único machadense (apesar de nascido em Serrania) a ser convocado para o ápice da carreira de um atleta, a disputa de um Mundial.

Com atraso, as 17h40 daquela tarde, ao invés de Telê Santana o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) iniciou a convocação para a Copa. Entre Zico, Júnior, Careca, Sócrates, Falcão, Cerezo surge o nome de Elzo Aloísio Coelho. A tensão chegou ao fim, gritos, choros, alegria e muita emoção. Elzo estava na Copa do México, os treinos do ASAS do Pélin levara Machado a nível internacional através do futebol.

Elzo fez carreira profissional na Pinhalense de Espírito Santo do Pinhal passando pelo Internacional de Limeira, Atlético Mineiro, Benfica de Portugal, Palmeiras, Catanduvense e Caldense.

Carreata pelas ruas de Machado, foguetes e a alegria de Elzo contagiaram o povo machadense. Durante a Copa do Mundo, Machado se pintou de verde e amarelo. O Brasil não trouxe o tetra, contudo, Elzo brilhou como titular daquela seleção e foi eleito um dos destaques daquele mundial.

O olhar dos saudosos Sr. Aristides e Dona Maria eternizaram o momento, toda carreira, da vida simples, do trabalho, da dedicação, das dificuldades de toda família brasileira e de um momento marcado na história de Machado e do futebol mundial.

Reiteramos, Machado tem muitas histórias...

Fonte: Arquivo Público Municipal/Casa da Cultura

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Alfenas - MG
Atualizado às 04h17 - Fonte: Climatempo
14°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 25°

14° Sensação
16 km/h Vento
92.2% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 26°

Sol com algumas nuvens
Sexta (25/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio