Segunda, 26 de Julho de 2021 17:02
(35) 988158840
Saúde VACINA VENCIDA

Vacinas AstraZeneca enviadas para Minas Gerais estavam no prazo para aplicação afirma Secretaria de Saúde

Em nota Prefeitura de Alfenas informa que as doses recebidas em Alfenas foram utilizadas dentro do prazo de validade

02/07/2021 19h22 Atualizada há 3 semanas
238
Por: Redação 4
Milhares de doses vencidas da vacina AstraZeneca podem ter sido utilizadas para imunização contra Covi-19/Foto: Fábio Marchetto
Milhares de doses vencidas da vacina AstraZeneca podem ter sido utilizadas para imunização contra Covi-19/Foto: Fábio Marchetto

 

Américo Passos

O Jornal Folha de São Paulo publicou reportagem informando que vários lotes da vacina AstraZeneca estavam vencidos e foram utilizados para a imunização contra a Covid-19 em todo o país.

Confira a reportagem da Folha de São Paulo no link: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2021/07/milhares-no-brasil-tomaram-vacina-vencida-contra-covid-veja-se-voce-e-um-deles.shtml

Após a publicação várias prefeituras e secretarias de estado iniciaram a checagem dos lotes para a conferência das datas do vencimento, como a Secretaria de Estado da Saúde que em nota comunica:

“A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que as vacinas recebidas do Ministério da Saúde foram distribuídas e entregues aos municípios mineiros dentro do prazo e com prazo de administração anterior à data de vencimento.

A SES-MG realiza um rigoroso protocolo de conferência de todos os imunizantes antes de enviar para as 28 Unidades Regionais de Saúde. Este processo assegura o controle de temperatura, o acondicionamento das caixas de vacina, bem como a verificação dos prazos de validade. Para além deste processo, em cada remessa de vacina enviada aos municípios, uma nova Nota Informativa é emitida sobre o quantitativo de doses, especificidades, público-alvo e alerta quando o prazo de validade está próximo.

A SES-MG orienta que os imunizantes sejam administrados dentro do prazo estabelecido pelo fabricante.

Minas Gerais recebeu 3 dos 8 lotes citados pelo jornal Folha de S. Paulo. O lote 4120Z001, com vencimento em 29/3, foi distribuído às URSs em 26/2, 1/3 e 19/3. Já o lote 4120Z005, com vencimento 14/4, teve distribuição para as URSs no dia 12/3. Em 5/4, a SES-MG realizou a última distribuição do lote CTMAV506 que tinha o prazo de validade para 31/5.

A SES-MG  está em contato com os municípios para conferir se as aplicações foram realizadas fora do prazo e registradas no Vacinômetro e no SI-PNI , além de orientar as medidas que serão tomadas a partir do resultado desta análise.”

Em Alfenas a prefeitura publicou uma nota nas redes sociais informando que as vacinas utilizadas estavam dentro do prazo e não tem relação a informação constante na reportagem que aponta duas doses da vacina AstraZeneca utilizada na cidade:

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Alfenas - MG
Atualizado às 17h01 - Fonte: Climatempo
27°
Tempo aberto

Mín. Máx. 27°

27° Sensação
5.9 km/h Vento
36.1% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (27/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Quarta (28/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens e chuva
Anúncio
Anúncio