Segunda, 26 de Julho de 2021 17:12
(35) 988158840
Cultura LEÃO DE FARIA

Leão de Faria, o machadense de Douradinho, criador da Universidade Federal

Fundou também a Faculdade de Direito de Alfenas aonde dirigiu e lecionou Economia Política e Ciência das Finanças

03/07/2021 11h06 Atualizada há 3 semanas
152
Por: Redação 4
Em 1914 Leão de Faria juntou-se a um grupo de idealistas para fundar a EFOA (Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas), atualmente, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)/Foto: Arquivo Público Municipal Casa da Cultura Machado
Em 1914 Leão de Faria juntou-se a um grupo de idealistas para fundar a EFOA (Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas), atualmente, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)/Foto: Arquivo Público Municipal Casa da Cultura Machado

 

Por João Alexandre Moura

Homem afável, culto, educado, arrojado e empreendedor. João Leão de Faria nasceu em 1883, no distrito de Douradinho, município de Machado. Filho de João Matias de Faria e Dona Maria Jacintho de Faria.

De Douradinho ganhou o mundo estudando Farmácia e Direito nas conceituadas universidades federais de Ouro Preto (MG) e da capital, Rio de Janeiro (RJ).

Mudando para Alfenas montou uma farmácia, fundou o Colégio São José de Alfenas e em 1914 juntou-se a um grupo de idealistas para fundar a EFOA (Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas), atualmente, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Fundador, diretor geral e professor, o feito do agora, Dr. João Leão de Faria foi fruto de um trabalho exaustivo, porém empolgante, da incredulidade de muitos, entretanto, repleto de entusiasmo e otimismo.

Pessoa de múltiplas atividades e genial professor lecionava na EFOA, Botânica Aplicada à Farmácia, História Natural, Química Analítica, Química Industrial Farmacêutica, Bromatologia, Toxicologia, Higiene, Farmácia Galênica, Farmácia Química, Química Orgânica, Zoologia e Parasitologia.

Fundou também a Faculdade de Direito de Alfenas aonde dirigiu e lecionou Economia Política e Ciência das Finanças, a faculdade foi fechada devido a pressões políticas decorrentes da ditadura do Estado Novo de Getúlio Vargas. Leão de Faria era político e extremamente politizado elegendo-se Deputado ao Congresso Legislativo de Minas Gerais (deputado estadual), em 1919, reelegendo-se depois, em 1922 e 1926, com mandato até 1930, quando o Congresso foi dissolvido, reflexo do início da ditadura Vargas.

Professor, político e empreendedor fundou a Associação Comercial e Industrial de Alfenas (ACIA). Em 1939 mudou-se para o Rio de Janeiro exerceu uma variada gama de atividades na capital do país, atuando no setor bancário, junto aos Bancos da Lavoura de Minas Gerais, Comércio e Agrícola do Brasil, Metropolitano de Crédito Mercantil, Banco da Prefeitura do Distrito Federal e Banco Itaú. Em todas essas instituições sempre ocupou cargos e funções de destaque, advogou na cidade maravilhosa, praticou intensas atividades políticas e chegou ao quadro de professores da Faculdade de Direito do Brasil, universidade que havia estudado, atual, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Leão de Faria faleceu aos 82 anos em 12 de outubro de 1965, três dias antes do dia do professor, 15 de outubro. Apesar de muitos afazeres nunca se desligou de seu maior feito, a EFOA, da qual se tornou diretor honorário e sempre foi muito nostálgico as suas lembranças da planície alfenense comparando seu relevo com sua origem em Douradinho pelas características planas de ambos os lugares.

O sonho de Leão de Faria continua vivo, a EFOA, hoje UNIFAL, se expandiu em cursos, alunos, professores, pesquisadores e com campus em Alfenas, Varginha e Poços de Caldas.

Como na simbologia solar e luminosa do nome Leão. Leão de Faria foi um majestoso da educação.

Fonte: Arquivo Público Municipal/Casa da Cultura.

João Alexandre Moura

Secretário de Cultura e Turismo de Machado

Projeto Memória Viva/Casa da Cultura de Machado

Acesse o Facebook da Casa da Cultura de Machado:

https://www.facebook.com/356714871393196/posts/1308262296238444/?sfnsn=wiwspwa

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Alfenas - MG
Atualizado às 17h01 - Fonte: Climatempo
27°
Tempo aberto

Mín. Máx. 27°

27° Sensação
5.9 km/h Vento
36.1% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (27/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Quarta (28/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens e chuva
Anúncio
Anúncio