Segunda, 26 de Julho de 2021 16:17
(35) 988158840
Geral LEGIÃO URBANA

A lendária banda Legião Urbana segue viva

Da formação original, com Renato Russo, no vocal, Marcelo Bonfá, Dado Villa-Lobos e Renato Rocha, fundada em 1982, em Brasília e que marcou gerações, depois de disputa judicial a banda pode seguir

10/07/2021 09h09
228
Por: Redação 4
A Legião Urbana em sua formação principal com Renato Russo, Renato Rocha, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá/Foto: Reprodução internet
A Legião Urbana em sua formação principal com Renato Russo, Renato Rocha, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá/Foto: Reprodução internet

 

Guilherme Abraão

Inicio a escrita deste artigo ouvindo a gravação do show “O Descobrimento do Brasil”, de 1994, no grande palco cultural das noites cariocas, o Metropolitan. Renato Russo abria a apresentação perguntando ao público que lotava a casa: vocês estão prontos? Dois anos após aquela noite o coração e a voz de Renato Russo paravam, mas a magia da Legião Urbana seguiu. E vinte sete anos de uma disputa judicial quase pões fim a lendária banda de rock...

A Legião Urbana, nasceu em 1982, em Brasília, fundada por Renato Russo e Marcelo Bonfá. O grupo também contou com Dado Villa-Lobos e Renato Rocha em sua formação mais conhecida. O nome "Legião Urbana" deriva da frase “Urbana Legio Omnia Vincit” (Em Latim, "Legião Urbana a tudo vence"). A sentença é uma referência à frase do imperador romano Júlio César.

A primeira apresentação da banda aconteceu em 5 de setembro de 1982 na cidade mineira de Patos de Minas, durante o festival Rock no Parque, que contou com outras oito atrações, entre elas o grupo musical Plebe Rude (banda afiliada e amiga da Legião). Este foi o único concerto em que apareceu com a sua primeira formação: Renato Russo (Voz, Baixo), Marcelo Bonfá (Bateria), Paulo Paulista (Teclado) e Eduardo Paraná (Guitarra).

O cantor e compositor Renato Manfredini Júnior, o imortal Renato Russo, morreu em 11 de outubro de 1996, às 1h15, aos 36 anos, em seu apartamento em Ipanema, de complicações decorrentes da HIV, ao lado de seu pai. Seu corpo foi cremado e suas cinzas lançadas sobre o jardim do sítio de Roberto Burle Marx, e poucos fãs, artistas e amigos participaram do funeral. A cremação atendeu a um pedido feito pelo próprio compositor, que pediu para não haver velório. Diante da morte do criador e líder, o grupo de jovens amigos encerrou suas atividades onze dias depois.

A banda brasiliense que sacudiu o Brasil lançou oito álbuns de estúdio, três compilações e cinco álbuns ao vivo (um deles sem a presença de Renato Russo). Em 2015, o jornal “O Estado de S. Paulo” afirmou que a banda vendeu 25 milhões de cópias em seus catorzes anos de atividade. É o segundo grupo musical brasileiro que mais vendeu discos de catálogo no mundo.

No dia 29 de junho, para o bem dos apaixonados pelas letras fortes da Legião Urbana a Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça manteve a sentença que permitiu aos músicos Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá usarem o nome Legião Urbana e se apresentarem publicamente em shows, mesmo sem autorização de Giuliano Manfredini, filho do fundador da banda. Atualmente, a marca Legião Urbana é administrada por Manfredini.

O caso Dado e Marcelo versus Giuliano Manfredini caminhava há quase dez anos na Justiça. Além de começar a fazer marcações firmes com relação ao uso do nome Legião Urbana em shows que os dois fizeram, como as comemorações pelos aniversários dos álbuns “Dois” e “Que País É Esse?”, Manfredini passou também a investir contra qualquer projeto que pudesse levar o nome da Legião, ou que, em seu entendimento, pudesse se tornar um projeto um dia. Foi assim que policiais, com um mandado judicial, entraram na casa do produtor Marcelo Fróes em busca de possíveis gravações nunca lançadas e apreenderam seu computador e seu celular, em 2020.

A Legião Urbana, ganhou os corações de milhões de fãs e marcou a vida de gerações, com suas letras poéticas em primeira pessoa e abriram o caminho para dezenas de outras bandas e grupos de jovens roqueiros. Ela ainda é mesmo passados quase quarenta anos do seu surgimento no planalto central, porta voz da rebeldia e dos apaixonados em uma conexão perfeita, e com letras que ainda hoje fazem todo sentido e que até parecem terem sido escritas e musicadas nos últimos anos, como: a humanidade é desumana, mas ainda temos chance, o sol nasce para todos.

Dado e Marcelo, sigam, levem a Legião Urbana, mais pessoas precisam conhecer, sentir, chorar e cantar o que Renato Russo transcreveu dos seus duros e tortuosos sentimentos materializados em belíssimas canções, afinal:

“Todos os dias quando acordo
Não tenho mais
O tempo que passou
Mas tenho muito tempo
Temos todo o tempo do mundo...”

 

* As opiniões contidas nesta coluna não refletem necessariamente a opinião deste portal de notícias.

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Alfenas - MG
Atualizado às 16h12 - Fonte: Climatempo
27°
Tempo aberto

Mín. Máx. 27°

26° Sensação
11.7 km/h Vento
23.7% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (27/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Quarta (28/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens e chuva
Anúncio
Anúncio