Segunda, 26 de Julho de 2021 16:39
(35) 988158840
Política SANEAMENTO

Debates do Plano Estadual de Saneamento Básico será realizado em todas as regiões do Estado

No Sul de Minas será realizado em Poços de Caldas nos dias 17 e 18 de agosto. O Diagnóstico situacional preliminar será apresentado à população

10/07/2021 09h33
96
Por: Redação 4
O saneamento básico será discutido de acordo com a realidade de cada região por meio das pré-conferências/Foto: Divulgação Copasa
O saneamento básico será discutido de acordo com a realidade de cada região por meio das pré-conferências/Foto: Divulgação Copasa

Da Redação

Governo de Minas Gerais dá início, na próxima terça-feira (13/7), às pré-conferências regionais para apresentação dos estudos preliminares dos territórios estabelecidos no Plano Estadual de Saneamento Básico (Pesb). Os eventos também serão uma oportunidade para ampliar o diálogo com a população e agregar considerações dos mineiros aos documentos de cada região.

O primeiro território a receber o debate será o Alto Médio Rio São Francisco, que tem como referência o município de Belo Horizonte. A pré-conferência de estreia será on-line, nos dias 13 e 14/7, sempre começando às 9h. As inscrições podem ser feitas em formulário disponível neste link. Todo o material a ser abordado pode ser consultado no site da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

“O Plano Estadual de Saneamento Básico é uma importante ferramenta de planejamento para universalizar os serviços em Minas Gerais. A participação da população no plano é fundamental para identificar as peculiaridades locais, contribuindo para a construção de soluções conjuntas”, avalia o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco.

O Pesb é um documento norteador que vai apresentar um panorama de todo o estado, os custos para a universalizar os serviços de saneamento básico, além de identificar quais as regiões mais deficitárias e pontos de atenção. Todos os detalhes sobre o plano estão disponíveis em  www.meioambiente.mg.gov.br.

Pré-conferências

De acordo com a superintendente de Saneamento Básico da Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Lília de Castro, durante as pré-conferências será apresentado o diagnóstico situacional preliminar do saneamento básico na região, abordando os quatro eixos do saneamento básico: abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos urbanos e manejo de águas pluviais e considerando os aspectos sociais, econômicos e educacionais.

O principal objetivo com as pré-conferências é que sejam acrescidas informações recomendadas pela população, que poderá fazer contrapontos e sugestões ao que foi proposto em cada um dos encontros. Ao final das reuniões, o material-base receberá as contribuições e dará origem ao diagnóstico consolidado da região. “O objetivo é trazer a população para participar. Essas contribuições são de extrema importância porque vamos colher informações de quem mora e conhece a região para, assim, verificar se alguma realidade não foi abordada”, avalia Lilia.

As pré-conferências serão realizadas pela Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos (Cobrape), empresa vencedora da licitação para elaborar o Pesb, sob coordenação do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Também integram o Grupo de Trabalho Intergovernamental (GTI), constituído para elaboração do Pesb: Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam)Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam)Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag)Fundação João Pinheiro (FJP)Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG).

Discussões

Para subsidiar as discussões durante o evento foi elaborado o Documento Base, que tem como proposta apresentar de forma sucinta a atual situação da prestação dos serviços de saneamento dos territórios. Além disso, o material também é uma ferramenta de auxílio nas discussões durante as pré-conferências Regionais. O documento base está disponível neste link.

A Semad ainda disponibiliza material que detalha a metodologia utilizada durante os debates, incluindo a programação e desenvolvimento das atividades.

Durante cada pré-conferência serão eleitos, proporcionalmente ao número de municípios do Território do Saneamento, delegados representantes de entidades governamentais e não governamentais que votarão as propostas do Plano Estadual de Saneamento Básico na Conferência Estadual, que será realizada na etapa final do trabalho.

Os interessados para a eleição de delegados devem se inscrever clicando aqui.

Datas

Para o desenvolvimento do Plano Estadual de Saneamento Básico (Pesb) foi feita uma distribuição do estado em sete territórios: Rio São Francisco - Alto Médio, Rio Jequitinhonha, Rio São Francisco - Médio Baixo, Rio Paranaíba, Rio Grande, Rio Paraíba do Sul e Rio Doce. A divisão levou em consideração a distribuição já existente por bacias hidrográficas.

Veja, a seguir, as datas das pré-conferências de cada território:

Rio São Francisco - Alto Médio (Belo Horizonte): 13 e 14/7;

Rio Jequitinhonha (Almenara): 27 e 28/7;

Rio São Francisco - Médio Baixo (Montes Claros): 3 e 4/8

Rio Paranaíba (Uberlândia): 10 e 11/8

Rio Grande (Poços de Caldas): 17 e 18/8

Rio Paraíba do Sul (Juiz de Fora): 24 e 25/8

Rio Doce (Governador Valadares): 31/8 e 1/9

Plano estadual

A expectativa é de que até dezembro deste ano todas as etapas da fase de estruturação do Plano Estadual de Saneamento Básico (Pesb) sejam finalizadas e a proposta final seja votada na conferência estadual para envio à avaliação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Até o momento, já foram entregues o plano de trabalho e os diagnósticos situacionais preliminares dos territórios de saneamento.

Após as pré-conferências, as contribuições registradas serão inseridas no material previamente elaborado para dar origem ao diagnóstico situacional consolidado e à etapa de prognóstico. A última fase será a conferência estadual para a apresentação da versão preliminar do Pesb.

Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Belo Horizonte - MG

Belo Horizonte - Minas Gerais

Sobre o município
Belo Horizonte é um município brasileiro e a capital do estado de Minas Gerais. Sua população estimada é de 2 501 576 habitantes, conforme estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Alfenas - MG
Atualizado às 16h34 - Fonte: Climatempo
27°
Tempo aberto

Mín. Máx. 27°

26° Sensação
11.7 km/h Vento
23.7% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (27/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Quarta (28/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens e chuva
Anúncio
Anúncio