Segunda, 26 de Julho de 2021 17:26
(35) 988158840
Geral GATOS

Ahhhh...os gatos!!!

Às vezes, ele é alheio ou carinhoso; outras, sereno ou arisco; ou ainda, encantador ou irritante. Entretanto, apesar da natureza volúvel, o gato doméstico é o animal de estimação mais popular do mundo. Um terço dos lares americanos tem felinos, e mais de 600 milhões de gatos vivem entre os homens em todo o mundo

11/07/2021 11h05
134
Por: Redação 4
A gatinha Angelina. Demonstração da beleza dos felinos/Foto: Arquivo Pessoal
A gatinha Angelina. Demonstração da beleza dos felinos/Foto: Arquivo Pessoal

 

Renata Santinelli

Desde que os gatos puseram suas garras adoráveis em nós, aproximadamente há 9,5 mil anos, os seres humanos têm um caso de amor com os felinos. Há uma estimativa de três gatos para cada cachorro do planeta.

Os especialistas tradicionalmente acreditavam que os egípcios foram os primeiros a amansar o gato, há cerca de quatro mil anos. Descobertas arqueológicas e genéticas recentes indicam que a domesticação do gato se iniciou no Crescente Fértil, talvez há cerca de dez mil anos, nos primórdios da agricultura.

Dos animais domésticos, os gatos são os que mantém uma relação mais especial com os humanos já que esta não se baseia na obediência, mas sim no respeito mútuo. Um gato é um ser independente, mas que mantém laços afetivos que não costuma romper na sua vida.

Além disso, os gatos mantém o seu instinto natural apesar das muitas gerações que passaram como animais de companhia. Conhecem o estado de espírito das pessoas e aproximam-se ou afastam-se delas automaticamente, pelo que nunca incomodam.

Os gatos são caçadores solitários, que defendem os limites de seu lar bravamente contra outros gatos do mesmo sexo (os orgulhosos leões são a exceção a essa regra). Além disso, enquanto a maioria dos animais domesticados se alimenta de plantas, bem abundantes, os gatos são carnívoros natos, ou seja, têm uma capacidade limitada de digerir qualquer coisa além da carne – um item de cardápio muito menos disponível. De fato, até mesmo perderam a capacidade de distinguir o sabor de carboidratos doces. No quesito utilidade para o homem, vamos apenas dizer que não são nada propensos a seguir ordens. Esses atributos sugerem que enquanto os outros domesticados foram resgatados da vida selvagem pelos homens, que os criaram para tarefas específicas, os gatos mais provavelmente optaram por viver entre os homens, devido às oportunidades que eles próprios encontraram.

Os gatos são animais muito limpos, sociáveis, que gostam de explorar, são tranquilos e pacíficos, adaptam-se aos novos ambientes de forma rápida, são inteligentes e estão sempre à procura de novas metas para superar. São uma das melhores companhias que podemos ter.

Às vezes, ele é alheio ou carinhoso; outras, sereno ou arisco; ou ainda, encantador ou irritante. Entretanto, apesar da natureza volúvel, o gato doméstico é o animal de estimação mais popular do mundo. Um terço dos lares americanos tem felinos, e mais de 600 milhões de gatos vivem entre os homens em todo o mundo.

Embora são dotados de tantas qualidades existe um lado sombrio em nossa relação com os bichanos.

A associação com as Trevas começou no século XI (1001 – 1100) acreditava-se que os felinos, devido a seus hábitos noturnos, tinham relações com seres do mau e, se o gato era da cor preta, era considerado diabólico, uma vez que essa cor era associada às trevas e à magia negra. Assim, na cultura medieval, os gatos pretos tornaram-se intrínsecos à mítica figura das feiticeiras.

No século XV, o papa Inocêncio VIII chegou a incluir os gatos pretos na lista de seres hereges perseguidos pela Inquisição.

Assim, esses gatos foram injustamente acusados de estarem associados a maus espíritos e foram, por isso, queimados juntamente com as pessoas acusadas de Bruxaria. A perseguição a esses animais atingiu seu auge no século XVI, logo no final da Idade Média, na Inglaterra, quando misteriosamente registrou-se um súbito aumento da população felina nas ruas das cidades, fato que foi atribuído à ação de feiticeiras.

Existem várias crendices espalhadas pelo mundo sobre os gatos de prosperidade a má sorte. Inclusive algumas culturas atribuem aos gatos a capacidade de prever o clima, mas o que não podemos deixar de lado é que gatos são animais maravilhosos, extremamente adaptáveis, doces e apegados aos tutores.

Se você tem um gatinho lembre-se sempre de mantê-lo castrado, saudável, ofereça uma ração de qualidade e jamais, jamais o deixe dar voltinhas sem supervisão! Tele suas janelas e proteja seus quintais contra fuga.

Os gatos estiveram sempre unidos à história da humanidade com um carisma totalmente diferente ao do cão. A experiência de adotar um gatinho é única e especial. Experimente também!

Na próxima semana vamos nos encontrar novamente com um tema pra lá de especial. Eu espero você!

Não se esqueça de interagir com esta coluna!!! Sugestões de temas podem ser enviadas para [email protected]

 

* As opiniões contidas nesta coluna não refletem necessariamente a opinião deste portal de notícias.

 

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Fala Proteção Animal!
Sobre Fala Proteção Animal!
Renata Santinelli, Presidente da ONG Anjos de Patas de Alfenas, vai trazer toda semana o tema da causa animal que será divulgada e discutida por quem atua na área e pode trazer mais informações ao leitores sobre o que é, e como agem os protetores de animais e porque a causa animal é tão importante em nossa sociedade na preservação e cuidados dos animais e garantia de seus direitos. Assistente de Campanhas para Animais de Fazenda do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal.
Sobre o município
Alfenas - MG
Atualizado às 17h22 - Fonte: Climatempo
26°
Tempo aberto

Mín. Máx. 27°

26° Sensação
5.9 km/h Vento
36.1% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (27/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Quarta (28/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens e chuva
Anúncio
Anúncio