Segunda, 26 de Julho de 2021 17:55
(35) 988158840
Geral TUCANO URBANO

Praça no centro de Alfenas vira local de alimentação de um tucano

Ave vai sempre ao local em busca de frutas e água que são colocadas pelos taxistas

12/07/2021 18h32 Atualizada há 1 semana
477
Por: Redação 4
Com o desmatamento o Tucano já está com hábitos urbanos/Foto: Gilson Leite
Com o desmatamento o Tucano já está com hábitos urbanos/Foto: Gilson Leite

 

Américo Passos/Gilson Leite

Em meio ao trânsito intenso em volta da Praça Dr. Emílio da Silveira no centro de Alfenas uma ave nada comum na área urbana frequentemente aparece para se alimentar, estamos falando de um tucano que chama atenção principalmente pelo seu enorme bico.

O comedouro que até então era apenas para os pássaros, agora tem esse novo frequentador que sempre aparece quando há frutas, principalmente mamão como relatou o taxista Paulo José de Ávila.

O taxista relata que o tucano sempre aparece no local no período da manhã, se alimenta, toma água e em seguida vai embora, já virou uma rotina ver esta ave exótica em meio a um local tão movimentado.

O tucano vem ao menos uma vez por semana comer e beber água e fica muito à vontade afirma Paulo José

Paulo José enfatiza muitas pessoas ficam à espera do tucano para poderem registrar por meio de fotos ou vídeos e que ele parece ser dócil, chega e fica rodeando, pulando de uma árvore para outra até ir se alimentar e que todos admiram a ave que já faz parte do local.

A Professora Érica Hasui, da disciplina de Ecologia da UNIFAL-MG explica que o comportamento do tucano neste caso é bem comum devido ao comedouro ter frutos que fazem parte da alimentação desta ave.

O habitat do tsão áreas de borda de mata, cerrado, áreas abertas com árvores esparsas, inclusive áreas urbanas destacou a professora.

Érica Hasui explica que em relação a migração da espécie para a área urbana se dá principalmente a depredação ambiental, porque estes tipos de ambientes mencionados acima têm aumentado com o desmatamento florestal.

Vídeo da reportagem do O Alfenense mostra momento em que tucano se alimenta no comedouro:

"Com relação à segurança do tucano vai depender muito do comportamento dos seres humanos. Neste mostrado na reportagem, ele está visitando um comedouro. Imagino que as pessoas que cuidam deste comedouro apreciam as aves e o tucano está sendo bem tratado. No entanto, nem todos têm esta mesma relação de respeito e carinho com as aves” enfatizou a Professora Érica Hasui.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Alfenas - MG
Atualizado às 17h22 - Fonte: Climatempo
26°
Tempo aberto

Mín. Máx. 27°

26° Sensação
5.9 km/h Vento
36.1% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (27/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Quarta (28/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens e chuva
Anúncio
Anúncio