Segunda, 26 de Julho de 2021 17:52
(35) 988158840
Tecnologia APLICATIVO REPRESAS

Aplicativo desenvolvido pela Cemig recebe adesão de mineradoras e expande serviços de alertas para a população

Segundo empresa a ferramenta que já reúne informações dos 42 reservatórios da companhia em Minas Gerais, vai ser aprimorado e terá também informações de mineradoras e outros setores

19/07/2021 13h24
62
Por: Redação 4
O aplicativo PROX também tem um perfil específico para a Defesa Civil e mantém um contato permanente com os coordenadores desses órgãos nos municípios/Foto: Cemig Divulgação
O aplicativo PROX também tem um perfil específico para a Defesa Civil e mantém um contato permanente com os coordenadores desses órgãos nos municípios/Foto: Cemig Divulgação

 

Da Redação

Cada vez mais focada em aplicar a tecnologia em benefício da população de Minas Gerais, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) desenvolveu, em 2019, o aplicativo “Proximidade”, ferramenta para estreitar o relacionamento com a comunidade com informações acerca da variação dos níveis e vazões dos rios e reservatórios das Usinas Hidrelétricas (UHEs) e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) da área de concessão da companhia.

Agora, a empresa anuncia uma parceria que vai expandir e melhorar ainda mais as aplicabilidades da ferramenta, que a partir de agora passa a se chamar PROX. A proposta de expansão veio do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) que, após conhecer o aplicativo, apresentou a sugestão de integrar e utilizar o sistema com as empresas de mineração, visando melhorias principalmente nos procedimentos de comunicação de risco. A nova proposta de aplicativo conta também com a parceria do Mining Hub.

Para Ivan Sérgio Carneiro, gerente de planejamento Energético da Cemig, o compartilhamento da ferramenta com outros setores produtivos será de grande importância para o aprimoramento do uso das informações de segurança e prevenção de ocorrências envolvendo cheias e barragens.

“O aplicativo, agora renomeado PROX, que já é um importante canal de informação, principalmente, para as populações do entorno das usinas, que são influenciadas diretamente pela operação dos reservatórios, vai ganhar uma expansão, que o tornará ainda mais essencial para os órgãos de segurança e sociedade em geral, se tornando uma ferramenta primordial para a gestão de risco” afirma Ivan Carneiro.

Com a mudança, continua o gerente, “agora outros públicos, ligados ao setor de mineração, poderão também usufruir das informações compartilhadas entre os setores e disponibilizadas no app”, completa.

Parceria com o IBRAM

Para o diretor-presidente do IBRAM, Flávio Penido, a adesão do Instituto e das mineradoras associadas a este projeto é um reforço importante a esta iniciativa, que passa a ser colaborativa e conjunta em prol da sociedade. Ele afirma que é uma questão de responsabilidade social do setor mineral oferecer às pessoas instrumentos ágeis e eficazes que possam estabelecer junto as pessoas uma sensação de segurança.

“Com as informações de várias organizações, como as mineradoras, é possível a entidades como Bombeiros e Defesa Civil, terem um mapeamento mais aprofundado e abrangente das áreas de risco; um levantamento de informações mais confiável e rápido, além de mais um canal para a emissão de sinais de alerta”, diz o dirigente.

“Somam-se ao PROX diversas outras iniciativas adotadas pelas mineradoras, que buscam continuamente expor de forma direta e transparente a real situação de segurança de suas barragens. Até a pandemia, várias empresas promoviam visitas guiadas das comunidades próximas às suas barragens, inclusive. Com o PROX, a ideia é prestar esclarecimentos permanentes sobre como essas estruturas são mantidas sob monitoramento e cuidados 24h por dia”, afirma o presidente do Conselho Diretor do IBRAM, Wilson Brumer. Segundo ele, o Instituto está confiante que cada vez mais mineradoras irão aderir ao aplicativo PROX e ceder dados que serão muito úteis para a maior segurança das pessoas.

Novas funcionalidades, desenvolvidas a partir da parceria entre Cemig e IBRAM, serão disponibilizadas ao longo dos próximos meses, e vão abranger, entre outras novidades, informações e consultas sobre segurança no entorno das áreas de atuação das mineradoras, gestão de simulados, informações meteorológicas e um sistema integrado de alarmes.

O download pode ser feito gratuitamente nas lojas Google Play, para dispositivos com o sistema Android, e na Apple App Store, para dispositivos com o sistema iOS.

Do Programa Proximidade ao aplicativo PROX

De acordo com Ivan Carneiro, a ideia de desenvolver o aplicativo surgiu como uma evolução e complementação do Programa Proximidade, que desde 2005 se relaciona e realiza várias reuniões com os órgãos de defesa civil municipais, além do Corpo de Bombeiros e lideranças locais, com o objetivo de facilitar a disseminação da informação entre as comunidades ribeirinhas, representantes e lideranças municipais e autoridades de segurança pública.

“Baixando o app, qualquer pessoa tem acesso às principais operações de qualquer um dos reservatórios da Cemig, além de estar integrada ao sistema de gestão de risco dessas barragens. Na ferramenta é possível verificar o nível do reservatório, a quantidade de água que está chegando à usina e também a quantidade que está saindo”, explica o gerente.

O aplicativo PROX também tem um perfil específico para a Defesa Civil e mantém um contato permanente com os coordenadores desses órgãos nos municípios. Eles são avisados previamente, via “mensagens e alertas”, sobre todas as informações inerentes ao status da operação do reservatório/barragem. Também por plataforma web, os órgãos de proteção e defesa civil têm acesso à visualização e impressão de mapas temáticos em diferentes escalas e tipos, tais como fotos de satélite, guias de ruas e mapas de terreno, contendo a extensão das manchas de inundações para cenários de cheias e rupturas hipotéticas, além da possibilidade de envio de alertas prévios para celulares cadastrados nas áreas selecionadas.

“O aplicativo permite uma comunicação mais efetiva com a comunidade por meio de cadastramento georreferenciado do aparelho móvel de cada cadastrado no app. Dessa forma, cada pessoa irá receber a informação precisa da sua região”, conclui Ivan Carneiro.

Fonte: Cemig – Imprensa Sul

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Belo Horizonte - MG

Belo Horizonte - Minas Gerais

Sobre o município
Belo Horizonte é um município brasileiro e a capital do estado de Minas Gerais. Sua população estimada é de 2 501 576 habitantes, conforme estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Alfenas - MG
Atualizado às 17h22 - Fonte: Climatempo
26°
Tempo aberto

Mín. Máx. 27°

26° Sensação
5.9 km/h Vento
36.1% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (27/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Quarta (28/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens e chuva
Anúncio
Anúncio