Segunda, 20 de Setembro de 2021 11:34
(35) 988158840
Política GEADA SUL DE MINAS

Ministra da Agricultura Tereza Cristina participa de reunião com produtores rurais em Alfenas

No Sindicato Rural a Ministra ressaltou a importância de um levantamento do impacto da geada na agricultura, principalmente na cafeicultura

23/07/2021 20h27 Atualizada há 2 meses
451
Por: Redação 4
Ministra Tereza Cristina visitou propriedades e se reuniu com produtores no Sindicato Rural em Alfenas/Foto: Gilson Leite
Ministra Tereza Cristina visitou propriedades e se reuniu com produtores no Sindicato Rural em Alfenas/Foto: Gilson Leite

Américo Passos  

O Sul de Minas foi atingido no último dia 20 de julho por uma forte geada com temperaturas abaixo de zero grau o que impactou diretamente a agricultura com danos a diversos tipos de cultura, prejudicando pequenos, médios e grandes agricultores, principalmente os cafeicultores.

Diante dos prejuízos causados pela geada, a Frente Parlamentar do Café que tem como presidente o Deputado Federal Emidinho Madeira organizou uma reunião no Sindicato dos Produtores Rurais de Alfenas na terça-feira (23/07) com os cafeicultores e produtores rurais de outras culturas da região com a presença da Ministra da Agricultura Tereza Cristina, para discutirem as alternativas de auxílio aos produtores rurais.

Tereza Cristina, Ministra da Agricultura ressaltou que veio aos Sul de Minas primeiramente para prestar solidariedade não só aos cafeicultores, mas a todos os produtores rurais que foram atingidos e tiveram perdas em virtude da geada.

“Viemos aqui para ver, ouvir e achar soluções em conjunto com muita união. Vamos trabalhar em conjunto, o Ministério da Agricultura, a Secretaria de Agricultura de Minas Gerais, as Cooperativas para chegarmos a uma solução que atenda a todos”, enfatizou Tereza Cristina

A Secretária de Estado de Agricultura Ana Maria Valentini ressaltou a importância de se realizar um levantamento da situação e de que forma a geada prejudicou cada produtor rural, seja ele de café, hortaliças, frutas e outras. “Desta forma com as informações o governo do estado com a Epamig e Emater estarão realizando o levantamento dos prejuízos causados pela forte geada na região” destacou a secretária de agricultura.

Otávio Maia presidente da Emater-MG, ressaltou que o levantamento dos prejuízos causados na agricultura pela geada na região já está sendo feito para a produção de laudos e outros documentos necessários para uma avaliação dos danos.

A Emater vai atuar de forma a levantar todos os dados dos produtores prejudicados com a geada ressaltou Otávio Maia/Foto: Américo Passos

Em relação a cafeicultura o impacto foi de diferentes formas, em algumas propriedades todo o cafezal foi perdido, já em outras apenas parte e isso vai ser de grande impacto na economia destacou o presidente da Emater-MG.

Amadeu Peloso, vice-presidente do Sindicato dos Produtores Rurais e cafeicultor, ressaltou que é de extrema importância a presença da Ministra da Agricultura Tereza Cristina e da Secretária de Estado de Agricultura Ana Maria Valentini na reunião com os produtores rurais e cafeicultores, mostra o empenho do governo federal e estadual em encontrar uma solução para os problemas causados pela geada na região e em todo o país e as futuras ações em auxílio a cafeicultura.

O papel do Sindicato é representar os produtores rurais e vamos buscar formas de revitalizar o setor destacou Amadeu Peloso/Foto: Gilson Leite

Temos que lembrar que não foi só a cafeicultura a ser prejudicada com essa geada, o cultivo de hortaliças, e até mesmo de trigo que começa a ser plantado na região não resistiu ao frio intenso. O Sindicato Rural está de portas abertas para poder auxiliar e ajudar no que for possível o produtor, porque este é o papel do sindicato.

“Sabemos que a perda é muito grande, mas temos que fazer um levantamento do que foi perdido para a partir dai ver qual alternativa, qual plano vamos propor para a revitalização da cafeicultura na nossa região”, enfatizou Amadeu Peloso.

O deputado federal Emidinho Madeira ressaltou que foi muito importante a presença da Ministra na reunião e visita a um cafezal, porque desta forma poderemos encontrar um caminho para ajudar os cafeicultores e os demais produtores rurais que tiveram perdas devido a geada.

Vamos trabalhar para encontrar uma solução para todos os produtores rurais que tiveram perdas com a geada ressaltou Emidinho Madeira/Foto: Gilson Leite

Independentemente de partido político temos que estar unidos, deputados federais, estaduais, senadores e empresários de Minas Gerais, neste momento em que produtores rurais, principalmente cafeicultores tiveram tantas perdas para darmos condições de superar esta crise que vai perdurar por um longo período enfatizou Emidinho Madeira.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Alfenas - MG
Atualizado às 11h17 - Fonte: Climatempo
32°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 35°

31° Sensação
12.6 km/h Vento
34.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (21/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens
Quarta (22/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.