Segunda, 20 de Setembro de 2021 11:08
(35) 988158840
Geral GRANDÕES

O tamanho ideal para caber um grandão é o tamanho do seu coração!

Se lhe é possível, na decisão da adoção de um cão, considere um grandão. Cães são adaptáveis e com uma rotina bem estabelecida os grandões podem viver no convívio familiar como qualquer outro cãozinho

25/07/2021 10h02 Atualizada há 2 meses
219
Por: Redação 4
A Buba! 60kg de puro amor! E maravilhosa!/Foto: Arquivo pessoal
A Buba! 60kg de puro amor! E maravilhosa!/Foto: Arquivo pessoal

 

Renata Santinelli

Grandões também merecem ser amados

Deixados de lado nas feiras de adoção, esquecidos nos abrigos, rejeitados nas ruas, frutos de maus tutores, largados em fundos de quintal, acorrentados nas zonas rurais, os cães de porte grande são os animais mais complexos na rotina da proteção animal.

Com o advento da vida pós-moderna, a diminuição dos espaços do lar, os cães de porte grande passaram a não ser mais uma opção para a adoção. Também existe a visão de que os cães de porte grande têm apenas a serventia de guarda e é dado a eles as piores condições de sobrevida. Muitas vezes esses animais são deixados acorrentados, ou trancafiados em locais bem pequenos, sem contato com pessoas, sendo soltos apenas no período noturno. Tutores de cães de porte grande mau orientados ou mau intencionados ainda usam da violência física na falsa ideia de que os cães precisam deste tipo de tratamento para se tornarem bravos.

Nas ONGs e abrigos é muito comum encontrar esse tipo de cão. Vitimado de um tutor irresponsável, esses animais chegam traumatizados, desconfiados, amedrontados e podem demorar até anos para a reversão desses comportamentos. Ainda encontramos uma enorme dificuldade pois a realidade dos nossos abrigos brasileiros é de locais superlotados e que raramente se consegue fazer um trabalho individualizado e focado na necessidade daquele cão. O resultado? Eles vão permanecer lá por anos a fio, isolados e sem nenhuma perspectiva de ser acolhido em um lar que o respeite e o ame na sua necessidade.

Nesses anos de atuação na proteção animal, já perdi as contas de quantas pessoas buscavam cães de porte grande para ficarem acorrentados ou sozinhos em sítios e construções. De um pretenso adotante, até escutei que cachorro grande merece ser maltratado para ficar bravo, senão ele não tem serventia (oi?). Quer dizer que por ser maiorzinho que a maioria a ele é merecido apenas o pior dos mundos? Cães grandões não podem desfrutar de um sofá. De uma cama quentinha ou mesmo dos afagos e carinhos dos tutores?

Para mim essas falas são um misto de ignorância, desrespeito e preconceito. Nada mais!

Culturalmente também existe um incentivo para a miniaturização dos animais.

“Quero um bem pequenininho!”

“Ahh mas olha a pata deste filhote, vai ficar enorme!”

E assim os cães de porte grande vão sobrando nas feiras de adoção.

Nas ruas sua vida também não é fácil. Por seu tamanho, os grandões despertam automaticamente medo nas pessoas e além do sofrimento que é comum aos abandonados, eles também sofrem com a rejeição bruta, sendo afastados com pedradas e pauladas e sempre apontados como grandes vilões em fatalidades como ataque de matilhas em via pública.

Se lhe é possível, na decisão da adoção de um cão, considere um grandão. Cães são adaptáveis e com uma rotina bem estabelecida os grandões podem viver no convívio familiar como qualquer outro cãozinho.

Grandões são dóceis, amáveis, carentes e tudo que esperam é a chance de mostrar todo seu potencial. Muito o que é falado sobre grandões popularmente não é verdade. Somente convivendo no mundo dos grandões que percebemos o quanto eles são maravilhosos!

O tamanho ideal para caber um grandão é o tamanho do seu coração!

Na próxima semana vamos nos encontrar novamente com um tema pra lá de especial. Eu espero você!

Não se esqueça de interagir com esta coluna!!! Sugestões de temas podem ser enviadas para [email protected]

 

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Fala Proteção Animal!
Sobre Fala Proteção Animal!
Renata Santinelli, Presidente da ONG Anjos de Patas de Alfenas, vai trazer toda semana o tema da causa animal que será divulgada e discutida por quem atua na área e pode trazer mais informações ao leitores sobre o que é, e como agem os protetores de animais e porque a causa animal é tão importante em nossa sociedade na preservação e cuidados dos animais e garantia de seus direitos. Assistente de Campanhas para Animais de Fazenda do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal.
Sobre o município
Alfenas - MG
Atualizado às 10h51 - Fonte: Climatempo
31°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 35°

30° Sensação
12.6 km/h Vento
34.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (21/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens
Quarta (22/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.