Segunda, 20 de Setembro de 2021 11:00
(35) 988158840
Política INFRAÇÃO DIGITAL

ACORDO VAI VIABILIZAR CRIAÇÃO DE SISTEMA DIGITAL DE PROCESSAMENTO DE AUTOS DE INFRAÇÃO

Ferramenta vai otimizar tramitação de processos, além de dar mais segurança e transparência aos procedimentos relacionados ao meio ambiente

25/08/2021 11h41
101
Por: Redação 4
A criação do sistema de processamento de autos de infração digital é essencial para possibilitar a modernização e a informatização dos processos administrativos de autuações/Foto: Janice Drumond
A criação do sistema de processamento de autos de infração digital é essencial para possibilitar a modernização e a informatização dos processos administrativos de autuações/Foto: Janice Drumond

 

Da Redação

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF) firmaram acordo com a iniciativa privada para modernização de processos, inovação em tecnologia e simplificação para os usuários dos serviços ambientais. Inicialmente, serão aplicados R$ 400 milhões para o desenvolvimento do Sistema de Processamento de Autos de Infração, totalmente digital. A ação é parte do projeto estratégico do Governo de Minas para avançar na melhoria e aumento da oferta de serviços nessa área.

O recurso será pago pela empresa integrante à iniciativa e é fruto de medida de compensação atribuída pelo cometimento de infração ambiental. O valor será investido diretamente na contratação de serviço de desenvolvimento de software, englobando o desenvolvimento de sistema para processamento de autos de infração, contendo módulo para implementação do Programa Estadual de Conversão de Multas Ambientais, criado pelo Decreto nº 47.772 de 2020.

A criação do sistema de processamento de autos de infração digital é essencial para possibilitar a modernização e a informatização dos processos administrativos de autuações. O processamento de autos de infração, feito de forma eletrônica, possibilitará, dentre outros benefícios, a redução do tempo de processamento dos autos de infração; transparência; redução do custo operacional; viabilização do parcelamento das multas impostas com maior celeridade; elaboração de base de dados para garantir maior capacidade de atuação estratégica, além da adoção de políticas públicas ambientais melhor fundamentadas.

O acordo judicial que resultou na obrigatoriedade do pagamento foi homologado neste mês de agosto, entre o empreendedor responsável pela infração, a Semad e o IEF, com aquiescênciada Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG). O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) também é signatário do acordo, que abordou o inquérito civil instaurado. Por intermédio do acordo celebrado, o empreendedor também se comprometeu a realizar o pagamento integral da multa simples, devidamente atualizado, determinada no auto de infração.

Processos concluídos

Para a superintendente de Controle Processual da Semad, Vanessa Hilário, diversos avanços foram obtidos no processamento dos autos de infração nos últimos anos, o que resultou na elevação do volume de processos concluídos. Esse avanço é resultado da melhoria de fluxos, do aprimoramento de procedimentos, da realização de alinhamentos constantes entre todos os atores envolvidos e da modernização de normas.

“A criação de um sistema de processamento de autos de infração mais moderno e adequado às necessidades atuais é essencial para que possamos diminuir o tempo de tramitação dos processos. Certamente, a implantação do sistema irá se somar a todas as medidas para otimização do processamento já adotadas na Semad. O novo sistema eliminará gargalos gerados pela tramitação dos processos em meios físicos, permitindo que estes sejam concluídos de forma mais ágil, com mais segurança e com maior transparência”, explica.

Além disso, a superintendente ressalta que a conclusão de processos administrativos permite que as medidas atinentes ao exercício do poder de polícia sejam efetivadas, garantindo o resultado útil da ação da fiscalização, com a concreta tutela dos recursos ambientais para as presentes e futuras gerações.

Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Belo Horizonte - MG

Belo Horizonte - Minas Gerais

Sobre o município
Belo Horizonte é um município brasileiro e a capital do estado de Minas Gerais. Sua população estimada é de 2 501 576 habitantes, conforme estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Alfenas - MG
Atualizado às 10h51 - Fonte: Climatempo
31°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 35°

30° Sensação
12.6 km/h Vento
34.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (21/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens
Quarta (22/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.