Segunda, 20 de Setembro de 2021 11:56
(35) 988158840
Política SINDICATO SIAFAR

SINDICATO DOS AGRICULTORES DA AGRICULTURA FAMILIAR É FUNDADO EM ALFENAS

Donizetti Borges assumiu como presidente do SIAFAR que representará agricultores familiares de Alfenas e outras 19 cidades da região

27/08/2021 13h35 Atualizada há 3 semanas
249
Por: Redação 4
A diretoria do SIAFAR foi composta logo após a fundação e tem como presidente Donizeti Borges (segundo da direita para a esquerda), que sempre foi atuante nas questões da agricultura familiar/Foto: Visual Foto e Vídeo
A diretoria do SIAFAR foi composta logo após a fundação e tem como presidente Donizeti Borges (segundo da direita para a esquerda), que sempre foi atuante nas questões da agricultura familiar/Foto: Visual Foto e Vídeo

 

Américo Passos

A agricultura familiar no município de Alfenas e região agora conta com a representação de um sindicato que foi fundado na quinta-feira 26 de agosto, o Sindicato dos Agricultores Familiares de Alfenas e Região (SIAFAR) que irá representar a categoria.

Donizeti Borges de Carvalho assumiu a presidência do sindicato e relatou sobre a importância dessa representação para os agricultores familiares que agora poderão contar com assistência e orientações para a melhoria das condições dos pequenos produtores e a busca por políticas públicas para a categoria.

O presidente do SIAFAR destacou que fazem parte do sindicato Alfenas e mais 19 cidades e que há possibilidade de expansão para outros municípios que queiram agregar e buscar melhorias para a categoria.

Guilherme Gomes presidente da Associação dos Feirantes das Feiras Livres de Alfenas (AFFLA), ressaltou que é muito importante a fundação do sindicato para que os pequenos produtores tenham representatividade, porque individualmente não tem condições de buscar melhorias para a classe.

O sindicato foi criado por meio da AFFLA e agora estamos trabalhando para a criação de uma fundação de apoio ao pequeno produtor rural ressaltou Guilherme Gomes/Foto: Gilson Leite

A AFFLA é instituição parceira do SIAFAR, a ideia nasceu na associação e agora conseguimos viabilizar e fundar o sindicato o que trará por meio de parcerias e união de vários setores benefícios para os produtores rurais da agricultura familiar.

O prefeito de Alfenas Luiz Antônio da Silva, esteve presente a fundação do SIAFAR e destacou a importância de a classe ter uma representatividade por meio de um sindicato, porque com a organização pode-se avançar e ter conquistas em políticas públicas para os pequenos produtores.

O sindicato fortalece o pequeno produtor que vai estar organizado e ajuda a manter as famílias no campo ressaltou Luizinho/Foto: Gilson Leite

A organização dos pequenos produtores em associações e sindicatos contribuem para que o pequeno produtor permaneça no campo e tenha condições de produzir alimentos de qualidade e de estar comercializando preferencialmente para as prefeituras para serem adquiridos para os programas de alimentação escolar e sejam vendidos a população nas feiras destacou o prefeito.

Membros da Comissão Especial da Agricultura Familiar da Câmara Municipal de Alfenas estiveram presentes, Tani Rose (PT), presidente da Comissão e Dunga...

Tani Rose destacou que é uma conquista para os pequenos produtores que a partir de agora os pequenos produtores poderão contar com uma equipe técnica que irá auxiliar na resolução dos problemas além de dar capacitação aos pequenos produtores.

A organização da classe só trará benefícios aos pequenos produtores da agricultura familiar ressaltou Tani Rose/Foto: Gilson Leite

A agricultura familiar fornece alimentos de qualidade para a população e podem ser adquiridos em supermercados, feiras e também é fornecido para a alimentação escolar das crianças e com o sindicato os produtores ficam organizados e tem representatividade e reconhecimento enfatizou a vereadora.

Márcio Dunga que é secretário da comissão ressaltou que a partir de agora com o sindicato da classe eles vão estar organizados e que com terão condições de superar os problemas que surgem por meio de uma representatividade organizada para atuar como no caso da geada que prejudicou muitos produtores.

Com o sindicato os pequenos produtores vão poder trabalhar mais tranquilamente e ter assistência necessária quando precisar destacou Márcio Dunga/Foto: Gilson Leite

O pequeno produtor da agricultura familiar é quem produz os alimentos que consumimos e dessa forma devem ser reconhecidos, e estamos atuando para contribuir para ajudar nesse momento pós geada e agora com o sindicato os pequenos produtores terão mais conquistas ressaltou Márcio Dunga.

A presidente e o vice presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Alfenas Elvira Terra e o vice Amadeu Peloso estiveram presentes para dar apoio a fundação do SIAFAR, conforme relatou a presidente, é de suma importância a criação do sindicato da agricultura familiar, sendo um momento histórico, uma vez que de forma organizada e unida há possibilidades de buscar melhorias para a classe e o Sindicato dos Produtores Rurais de Alfenas está aberto a parcerias para beneficiar toda a sociedade.

Elvira Terra ressaltou que o Sindicato dos Produtores Rurais de Alfenas estará aberto a parcerias com o SIAFAR/Foto: Gilson Leite

Amadeu Pelos destacou que o SIAFAR foi uma luta de muitos anos dos pequenos agricultores para a sua fundação e que é de suma importância a união por meio do sindicato para que desta forma tenham uma representatividade para buscarem parcerias e políticas para a melhorias das condições de produção e vida dos pequenos produtores.

Com o sindicato haverá maior união entre os agricultores familiares enfatizou Amadeu Peloso/Foto: Gilson Leite

Membros do legislativo federal e estadual participaram do evento de fundação do sindicato, entre eles o deputado federal Emidinho Madeira e o deputado estadual Prof. Cleiton que ressaltaram a importância da fundação do SIAFAR.

Prof. Cleiton destacou que sindicato é uma força que vem a se somar e defender o direito dos pequenos agricultores na região que tem mais de 1200 famílias que produzem produtos por meio da agricultura familiar.

O SIAFAR é mais uma força na defesa dos interesses do pequeno produtor enfatizou Prof. Cleiton/Foto: Gilson Leite

Por meio do sindicato os pequenos produtores poderão estar buscando soluções para problemas como os causados pela geada que prejudicou muito a produção de alimentos desses pequenos produtores, como recursos e políticas que beneficiem a categoria ressaltou Prof. Cleiton.

Emidinho Madeira destacou que a criação do sindicato é muito importante por unir os pequenos produtores e que a união da classe só tem a ganhar na busca de parcerias, investimentos e melhorias para os pequenos produtores da agricultura familiar.

É importante ter o sindicato para ter o diálogo que é tão importante para a solução dos problemas enfatizou Emidinho Madeira/Foto: Gilson Leite

O sindicato é muito importante na busca de parcerias e de diálogo em busca de soluções para as demandas da classe ressaltou Emidinho Madeira.

Abaixo o nome dos membros da diretoria do Sindicato dos Agricultores Familiares de Alfenas e Região – SIAFAR:

Presidente Donizeti Borges de Carvalho

Secretário Wolliver Borges Carvalho

Tesoureiro Fabiano de Carvalho

Conselho fiscal

Marcelo vilas boas morais

Conselho fiscal

João Manuel neto

Conselho fiscal

Thiago de Ávila Ramos

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Alfenas - MG
Atualizado às 11h42 - Fonte: Climatempo
32°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 35°

31° Sensação
8.8 km/h Vento
28.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (21/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens
Quarta (22/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.