Segunda, 20 de Setembro de 2021 10:55
(35) 988158840
Geral PROTEÇÃO ANIMAL #03

QUAIS OS PAPÉIS NA PROTEÇÃO E DEFESA ANIMAL? PARTE 3

Sem a sociedade participativa a proteção animal não consegue sobreviver. Seja parte desta transformação social! Ouça um protetor e suas demandas. Ofereça apoio em suas necessidades. Só mudaremos o cenário do abandono e maus tratos quando todos atuarem em sintonia.

05/09/2021 10h39
209
Por: Redação 4
Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal

Renata Santinelli

Iniciamos nossa trilogia falando sobre o papel do Poder Público na Proteção e Defesa Animal. A segunda parte fizemos uma abordagem sobre a legislação vigente e a dinamização de políticas públicas para animais.

Neste terceiro momento falaremos então do papel da sociedade e das ONGs e protetores neste cenário.

Voltando ao artigo 225 da Constituição Federal em sua segunda parte: “(...) impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”

O que o Constituinte nos ensina é que defender o meio ambiente é um enorme pacto social. Ou seja, a coletividade tem um papel fundamental na preservação da vida e da natureza e incluiu-se aí a proteção aos animais.

Veja bem, realizar ações de proteção animal, participar ativamente de discussões sobre implantação de políticas públicas não é um ato de um grupo exclusivo de pessoas, mas de todos!

Mas por que existem ONGs e protetores, afinal?

Primeiro ponto desta conversa é a real compreensão que aquelas pessoas que atuam ativamente na proteção aos animais exercem um trabalho voluntário como qualquer outro do gênero. E que sua principal função é dar voz aos animais levando em pauta a discussão sobre seus direitos e necessidades e como protegê-los apontando ao Poder Público os caminhos para políticas públicas mais eficientes.

Devido ao grande número de animais abandonados ou em situação de risco, muitos desses atores se envolvem em resgates de animais, porém, e se o fazem, fazem por compaixão e não por obrigação. E na maioria das vezes, dependendo da sociedade para ajudar a amparar este animal em sua reabilitação completa executando doações e auxiliando na divulgação do pedido de ajuda.

Mas o resgate em si não é o papel primário da proteção animal. Ela deve atuar muito mais na esfera do apoio a educação da população e na luta por Políticas Públicas.

Mas o que acontece na prática é bem diferente. O cenário brasileiro demonstra um voluntariado esgotado física e financeiramente, muitas vezes adoecido. Lotado de animais não desejáveis para adoção, lidando com poucos recursos pois a ajuda é mínima e ainda obrigado e conviver com a fúria de muitos da sociedade exigindo deste protetor medidas extremas.

Por isso é importante que a sociedade atue como parceira dos protetores. Quer seja participando de campanhas, doando recursos, doando seu tempo, e promovendo a adoção de animais já acolhidos e incentivando a adoção para sua rede de conhecimento. Também cabe a sociedade participar ativamente na luta por políticas públicas.

Vejam bem, sem a sociedade participativa a proteção animal não consegue sobreviver. Seja parte desta transformação social! Ouça um protetor e suas demandas. Ofereça apoio em suas necessidades. Só mudaremos o cenário do abandono e maus tratos quando todos atuarem em sintonia.

Na próxima semana vamos nos encontrar novamente com um tema pra lá de especial. Eu espero você!

Não se esqueça de interagir com esta coluna!!! Sugestões de temas podem ser enviadas para [email protected]

 * As opiniões contidas nesta coluna não refletem necessariamente a opinião deste portal de notícias.

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Fala Proteção Animal!
Sobre Fala Proteção Animal!
Renata Santinelli, Presidente da ONG Anjos de Patas de Alfenas, vai trazer toda semana o tema da causa animal que será divulgada e discutida por quem atua na área e pode trazer mais informações ao leitores sobre o que é, e como agem os protetores de animais e porque a causa animal é tão importante em nossa sociedade na preservação e cuidados dos animais e garantia de seus direitos. Assistente de Campanhas para Animais de Fazenda do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal.
Sobre o município
Alfenas - MG
Atualizado às 10h51 - Fonte: Climatempo
31°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 35°

30° Sensação
12.6 km/h Vento
34.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (21/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens
Quarta (22/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.