Segunda, 20 de Setembro de 2021 11:05
(35) 988158840
Política FILA DO SUS

PROJETO DE LEI PROPÕE TRANSPARÊNCIA NA LISTA DE ESPERA PARA CIRURGIAS E EXAMES PELO SUS EM ALFENAS

Vereadora Kátia Goyatá, autora do projeto alega que com a lei haverá mais transparência e os pacientes poderão acompanhar o andamento da solicitação

11/09/2021 09h43 Atualizada há 1 semana
229
Por: Redação 4
Projeto de lei prevê transparência na lista de espera para consultas e exames pelo SUS em Alfenas evitando
Projeto de lei prevê transparência na lista de espera para consultas e exames pelo SUS em Alfenas evitando "fura fila" /Foto: Gilson Leite

 

Américo Passos

A vereadora Kátia Goyatá do PDT, apresentou um projeto de lei que pretende dar transparência em relação ao número de pessoas que estão na lista de espera para a realização de cirurgias e exames por meio da Secretaria de Saúde de Alfenas que são realizados pelo sus e que sempre despertou controvérsias devido à demora para a realização destes procedimentos.

Os usuários do SUS no município passarão a se sentir muito mais seguros no seu atendimento ao ter conhecimento dos prazos para realização dos procedimentos que necessita ressaltou a vereadora.

Kátia Goyatá afirma que a publicação dos nomes na lista de espera para atendimento de consultas e procedimentos no SUS são medidas extremamente bem-vindas para garantir a equidade e a integralidade na assistência à saúde.

O projeto prevê a preservação da privacidade do paciente que será identificado pelo nº do cartão nacional do SUS enfatiza Kátia Goyatá

Kátia Goyatá explica que o projeto de lei dispõe sobre a publicação via internet da lista de espera dos pacientes que aguardam por consultas, exames e intervenções cirúrgicas devem ser discriminadas por especialidade bem como outros procedimentos a serem realizados nos estabelecimentos da rede pública de saúde do município.

A iniciativa a exemplo do que vem sendo adotado em outros municípios permite aos pacientes acompanharem em qual posição se encontram na fila de exames ou de cirurgias da Secretaria de Saúde enfatiza a vereadora.

Kátia Goyatá ressalta que o projeto tem pontos que vão resguardar a privacidade dos pacientes atendidos pelo SUS no município, sendo que as unidades de saúde afixarão em local visível as principais informações da lei.

“Espera se que com a publicidade da lista, havendo mais transparência, a própria população assim como os setores de controles externos possam ter condições reais de fiscalizar o andamento dos serviços a serem prestados” enfatizou Kátia Goyatá.

O projeto apresentado pela vereadora vai ser apreciado pela Comissão Permanente de Constituição Legislação, Justiça e Redação Final que tem como membros os vereadores Vagner Tarcísio de Moraes (Guinho) presidente, Braz Fernando da Silva (Braz da Máquina) relator e Paulo Agenor Madeira (Paulinho do Asfalto) secretário.

CONFIRA O PROJETO NA ÍNTEGRA AQUI

A reportagem do O Alfenense fez contato com a assessoria de imprensa da prefeitura e com a secretária de saúde para falarem sobre o projeto de publicação da lista de espera por cirurgias e exames no SUS em Alfenas, mas não obtivemos nenhuma resposta.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Alfenas - MG
Atualizado às 10h51 - Fonte: Climatempo
31°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 35°

30° Sensação
12.6 km/h Vento
34.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (21/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens
Quarta (22/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.