Segunda, 20 de Setembro de 2021 11:23
(35) 988158840
Geral MÉDICO VETRINÁRIO

DOUTOR DE BICHO, SIM SENHOR!

“Somente pessoas de coragem escolhem pacientes que não podem dizer aonde dói!” E com esta frase encerro este texto homenagem aqueles profissionais que são responsáveis pela mudança e melhoria da vida dos animais e das pessoas. Ser Médico Veterinário exige estudo e dedicação, mas sem a compaixão a profissão não se completa!

12/09/2021 10h19 Atualizada há 1 semana
183
Por: Redação 4
Médicos Veterinários do Coletivo em áreas diferentes de atuação/Foto: Arquivo pessoal
Médicos Veterinários do Coletivo em áreas diferentes de atuação/Foto: Arquivo pessoal

 

Renata Santinelli

Dia 09 de setembro comemora-se o dia do Médico Veterinário. A data é comemorada pois neste mesmo dia em 1933, Getúlio Vargas assinou o decreto oficializando o curso no Brasil. Mas não falaremos sobre isso!

Vamos falar deste profissional inserido no campo da proteção animal.

A enorme demanda gerada pelo descontrole populacional de cães e gatos, e sua carência de políticas públicas fez surgir um ramo novo na Medicina Veterinária, a Medicina Veterinária do Coletivo.

A Medicina Veterinária do Coletivo é uma área que interliga Saúde Coletiva, Medicina de Abrigos e Medicina Veterinária Legal. O profissional que atua pelo coletivo é um agente de transformação social.

Envolve a medicina preventiva, a saúde pública, o controle de zoonoses, o comportamento e bem estar animal, o manejo populacional de animais, a bioética, o gerenciamento de recursos humanos, entre outros importantes assuntos relacionados à profissão do veterinário. Tem o objetivo de zelar pela saúde e bem-estar dos animais e das pessoas de forma integrada ao ambiente onde estão. Gestão ambiental e gestão de riscos envolvendo populações animais também é tema da Medicina Veterinária do Coletivo.

Mas tudo isso que falamos foi a parte técnica desta área. Vamos as partes que ementas de curso e artigos científicos não falam.

Este profissional caminha lado a lado com a proteção animal vivenciando diariamente aquilo que fica escondido aos olhos da maioria da sociedade: a dor, o descaso, o abandono e o sofrimento.

Muitas vezes são eles o alento para nós, protetores em situações muito difíceis de compreender. Querem um exemplo simples: existe compreensão em quem deixa vários animais sem água e alimento dentro de um quintal? Existe compreensão quando um ser tão vulnerável sofre violências indescritíveis?

A causa animal por si só é emocionalmente desgastante e são estes profissionais que estão surgindo no cenário quem vem de encontro à realidade dos animais e mostram que caminhos existem e soluções podem ser apontadas.

A proteção animal e a medicina veterinária devem por si só atuar na linha do respeito, da complementação de saberes e busca por soluções éticas e objetivas para dirimir as questões envolvendo animais no contexto da sociedade.

Para atuar em medicina veterinária do coletivo o profissional deve ter um olhar diferenciado para as situações diárias de vulnerabilidade dos animais.

Na rotina da clínica, na convivência com protetores, mesmo sem formação específica, muitos profissionais já atuavam pelo coletivo de forma inata. As capacitações, especializações e a inserção da disciplina nas faculdades vêm para corroborar através da ciência e da técnica o que já era prática para muitos e em outros casos vem para apresentar ao futuro ou já profissional que esta também é uma área de atuação importante e necessária na atualidade.

“Somente pessoas de coragem escolhem pacientes que não podem dizer aonde dói!” E com esta frase encerro este texto homenagem aqueles profissionais que são responsáveis pela mudança e melhoria da vida dos animais e das pessoas. Ser Médico Veterinário exige estudo e dedicação, mas sem a compaixão a profissão não se completa!

Na próxima semana vamos nos encontrar novamente com um tema pra lá de especial. Eu espero você!

Não se esqueça de interagir com esta coluna!!! Sugestões de temas podem ser enviadas para [email protected]

 

* As opiniões contidas nesta coluna não refletem necessariamente a opinião deste portal de notícias.

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Alfenas - MG
Atualizado às 11h17 - Fonte: Climatempo
32°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 35°

31° Sensação
12.6 km/h Vento
34.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (21/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens
Quarta (22/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.