Quarta, 20 de Outubro de 2021 13:10
(35) 988158840
Cultura MUSEUS

PRIMAVERA DE MUSEUS TRAZ ATRAÇÕES CULTURAIS PARA MINAS

Espaços e Circuito Liberdade participam com ações diversificadas em formato presencial e virtual

17/09/2021 16h39
114
Por: Redação 4
O tema da 15ª Primavera de Museus deste ano é Museus: perdas e recomeços/Foto: Izabel Chumbinho
O tema da 15ª Primavera de Museus deste ano é Museus: perdas e recomeços/Foto: Izabel Chumbinho

 

Da Redação

Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e o Circuito Liberdade participam da 15ª Primavera de Museus com uma série de atividades, que ocorrem de forma presencial e virtual em museus do estado, equipamentos do complexo cultural e respectivas redes sociais.

Entre os destaques, está a apresentação de um quarteto de cordas formado por musicistas da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais no Museu Mineiro, no Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. O evento será na próxima terça-feira (21/9), às 18h. No repertório, obras de Mozart e Piazzolla. Ingressos gratuitos podem ser retirados no Museu Mineiro e serão distribuídos por ordem de chegada.

Em Cordisburgo, o Museu Casa Guimarães Rosa promove a oficina de miniaturas sobre o patrimônio material e imaterial de Cordisburgo No só quase lugar, um patrimônio do tamanho do mundo, nos dias 23 e 24/9. Já em Ouro Preto, nos dias 25 e 26/9, haverá a oficina Passos de Guignard - Passeio e oficina de fotografia digital no Circuito Passos de Guignard, promovida pelo Museu Casa Guignard.

Tema

O tema da 15ª Primavera de Museus deste ano é Museus: perdas e recomeços. A leitura feita é de que a primavera é símbolo de recomeço e, na nova estação, a natureza se recupera e se torna florida e verdejante novamente, mostrando que um novo ciclo tem início. 

Em 2021, a primavera vem com um significado ainda mais especial. Cerca de um ano e meio após a declaração de pandemia de covid-19 ter sido feita pela Organização Mundial de Saúde (OMS), os países começam a apresentar avanço na contenção do Coronavírus.

O momento é também de reflexão e serve para avaliar as perdas e os recomeços. É sobre isso que trata a 15ª Primavera de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Confira a programação completa neste link.

Norte de Minas

Em Montes Claros, a programação do Museu Regional do Norte de Minas, localizado na Unimontes, será virtual e começa a partir da próxima segunda-feira (20/9).

O público poderá acompanhar palestras, exposição, encontro literário, apresentação de dança e postagens temáticas nas redes oficiais do MRNM no Facebook e Instagram. Haverá entrega de certificados para os inscritos. Acesse aqui.

Um dos destaques é a exposição virtual Coletivo Encontro, com lançamento na terça-feira (21/9), às 17 horas, que traz ao público obras de 41 artistas, com técnicas e trabalhos autorais de temas diversos.

Ao longo da semana (20 a 24/9), o museu dará sequência à série de posts temáticos sobre os patrimônios das cidades norte-mineiras. A mediação é do pesquisador Jefferson Juneo e da historiadora Karine Dias.

Confira a programação neste link

Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Belo Horizonte - MG

Belo Horizonte - Minas Gerais

Sobre o município
Belo Horizonte é um município brasileiro e a capital do estado de Minas Gerais. Sua população estimada é de 2 501 576 habitantes, conforme estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Alfenas - MG
Atualizado às 13h05 - Fonte: Climatempo
20°
Pancada de chuva

Mín. 13° Máx. 21°

20° Sensação
22.2 km/h Vento
77.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (21/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 23°

Sol com algumas nuvens
Sexta (22/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens