Quarta, 20 de Outubro de 2021 13:28
(35) 988158840
Geral CAUSA ANIMAL

A CAUSA ANIMAL É MULTIFACETADA, E ISSO É LINDO!

A causa animal é feita por pessoas comuns e nela não existe espaço para o protagonismo. Tão importante é o protetor que alimenta um cão faminto, quanto aquele que adentra na floresta incendiada para resgatar um animal ferido. Tão importante é aquele que redige projetos de leis quanto aquele que vai às ruas conscientizar a sociedade

19/09/2021 15h18
131
Por: Redação 4
Foto: “Salve os animais”. Reprodução da internet
Foto: “Salve os animais”. Reprodução da internet

 

Renata Santinelli

É muito comum depararmos nas redes sociais com os chamados “heróis da causa animal”. São pessoas extremamente midiáticas que chutam portas, resgatam um número expressivo de animais, captam altos recursos. Essas pessoas detém um enorme número de seguidores que reverberam seus feitos para todos os lados. Porém esta não é a realidade.

A causa animal real é composta por pessoas que estão muito aquém deste espetáculo, muitas vezes, grotesco, da exposição de animais mutilados, do recolhimento em massa sem conhecimento da destinação.

A causa animal real são as ações de dia-a-dia e vários são os atores que fazem parte deste universo tão duro e ao mesmo tempo tão compensador.

São mãos que acolhem animais em situação de risco: nem todo protetor é resgatador, mas existe um grande número de pessoas que se dedicam a resgatar animais e dar-lhes condições de dignidade. No caso de cães e gatos o objetivo final é uma adoção responsável e comprometida. No caso de animais silvestres é a reabilitação e reinserção em seu ambiente natural, ou na impossibilidade, a destinação a santuários de vida selvagem para que o animal possa desfrutar de paz e segurança.

São vozes que ecoam em parlamentos: muitos protetores dedicam suas vidas a ocupar espaços políticos e atuar na linha de frente da criação e execução de políticas públicas eficientes e eficazes para garantia dos direitos dos animais. Em todas as esferas políticas percebe-se um crescimento deste perfil de protetor haja vista a necessidade latente de que algo precisa ser feito e a mudança depende daqueles que conhecem a causa animal em sua totalidade.

São vozes que lutam em tribunais: a advocacia animalista é uma área do direito que busca a garantia do bem estar dos animais. São estes juristas que fazem da sua profissão a garantia de direitos e levam para os tribunais esta perspectiva de que todos, animais humanos e não humanos, coabitamos este planeta e por isso, não se pode mais admitir a imposição de poder de um sobre o outro.

São mãos que curam: Como falado no artigo da semana passada, atualmente temos médico veterinários dedicados a zelar pelos animais de uma forma diferenciada, estes inseridos na chamada Medicina Veterinária do Coletivo.

Por todo o mundo existem pessoas dedicadas a salvar os animais da opressão. E não estamos falando apenas de cães e gatos. Estamos falando de todos os animais. A causa animal tem atores em vários segmentos: do mar ao ar existe um ativista ou protetor salvaguardando a vida no planeta.

E isso é lindo! A causa vai muito além que o espetáculo. Ela é ação paulatina e diária de entrega, de renúncia, de estudo e reflexão por parte do ativismo.

Existem lutas de defesa de pombos a elefantes, de peixes a ursos, de galinhas, de porcos, de vacas, de onças a orangotangos. E sim, existe a luta de defesa de cães e gatos e esta pode ser a mais visível pois está muito perto de todos já que o descontrole populacional destes animais acontece nas cidades e é visível.

A causa animal é feita por pessoas comuns e nela não existe espaço para o protagonismo. Tão importante é o protetor que alimenta um cão faminto, quanto aquele que adentra na floresta incendiada para resgatar um animal ferido. Tão importante é aquele que redige projetos de leis quanto aquele que vai às ruas conscientizar a sociedade.

Valorize a causa animal e o protetor da sua cidade. Muitas vezes encantam-se com o que faz vídeos heroicos, esquecendo-se do que atua no pouco, porém com muita eficiência.

Na próxima semana vamos nos encontrar novamente com um tema pra lá de especial. Eu espero você!

Não se esqueça de interagir com esta coluna!!! Sugestões de temas podem ser enviadas para [email protected]

* As opiniões contidas nesta coluna não refletem necessariamente a opinião deste portal de notícias.

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Alfenas - MG
Atualizado às 13h25 - Fonte: Climatempo
21°
Pancada de chuva

Mín. 13° Máx. 21°

21° Sensação
22.2 km/h Vento
77.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (21/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 23°

Sol com algumas nuvens
Sexta (22/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens