Quarta, 20 de Outubro de 2021 13:55
(35) 988158840
Política FURNAS E PEIXOTO

LAGO DE FURNAS É TEMA DE ENCONTRO ENTRE KALIL E CÁRMEN LÚCIA EM BELO HORIZONTE

Após reunião entre Kalil e a Ministra Cármen Lúcia, decisão sobre cota mínima em Furnas deve ser pautada ainda este ano pelo STF

21/09/2021 07h17 Atualizada há 4 semanas
141
Por: Redação 4
O nível atual das águas do Lago de Furnas é de 754.2, medido em 18/09/2021/Foto: Gilson Leite
O nível atual das águas do Lago de Furnas é de 754.2, medido em 18/09/2021/Foto: Gilson Leite

 

Da Redação

Na tarde desta segunda-feira, o presidente da Frente Mineira de Prefeitos (FMP), Alexandre Kalil, se reuniu com a Ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, em Belo Horizonte, e a expectativa é que a Ação Direta de Inconstitucionalidade, contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 52/20, que prevê a cota mínima de 762 metros para o Lago de Furnas, seja apreciada pelo Supremo Tribunal Federal ainda este ano.

O encontro, que contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, Agostinho Patrus, e com o presidente da associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago), Prof. Djalma Francisco Carvalho, ocorreu após Alexandre Kalil participar de uma reunião, em Alfenas, onde prefeitos da região demonstraram preocupação com a crise hídrica que atinge o Lago de Furnas.

“Obviamente não tem nenhuma decisão, são onze Ministros do Supremo. O que interessa é pautar o assunto o mais rápido possível”, afirmou Alexandre Kalil/Foto: Rodrigo Clemente

O Governo Federal ingressou com a Ação no STF e a relatoria ficou a cargo da ministra Cármen Lúcia. “A Ministra vai pautar e isso vai ajudar Minas Gerais. Pautar é o mais importante. Ninguém sabe mais que a Ministra Cármen Lúcia sobre esse assunto”.

Alerta

O nível de água acendeu o alerta entre as autoridades locais, estaduais e federais porque o volume atual (754,97 metros) só não é menor do que foi registrado em agosto de 2001, quando o Brasil passou por um racionamento de energia. Em função disso, a Assembleia Legislativa aprovou, em dezembro de 2020, a PEC que institui o tombamento dos lagos de Furnas e Peixoto como patrimônios imateriais do Estado. Desde então, as cotas mínimas passaram a integrar a Constituição Mineira.

Fonte: Frente Mineira de Prefeitos

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Belo Horizonte - MG

Belo Horizonte - Minas Gerais

Sobre o município
Belo Horizonte é um município brasileiro e a capital do estado de Minas Gerais. Sua população estimada é de 2 501 576 habitantes, conforme estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Alfenas - MG
Atualizado às 13h45 - Fonte: Climatempo
21°
Pancada de chuva

Mín. 13° Máx. 21°

21° Sensação
20.2 km/h Vento
78.2% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (21/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 23°

Sol com algumas nuvens
Sexta (22/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens