Quarta, 20 de Outubro de 2021 13:11
(35) 988158840
Política CIRURGIAS ELETIVAS

PROGRAMA DE CIRURGIAS ELETIVAS TEM INÍCIO NO SUL E SUDOESTE DE MINAS

Idealizado pelo Deputado Federal Emidinho Madeira, o projeto visa atender a milhares de pessoas na região que aguardam uma cirurgia pelo SUS

26/09/2021 10h48
120
Por: Redação 4
O programa de cirurgias eletivas atenderá a pacientes de 80 municípios em 31 hospitais da região/Foto: Gilson Leite
O programa de cirurgias eletivas atenderá a pacientes de 80 municípios em 31 hospitais da região/Foto: Gilson Leite

 

Américo Passos

Em reunião realizada no Sindicato dos Produtores Rurais de Alfenas na sexta-feira (24/09), com representantes de oitenta municípios do Sul e Sudoeste de Minas, o Deputado Emidinho Madeira realizou o lançamento oficial do programa que será chamado de “Opera Brasil”, que ele vem desenvolvendo junto às prefeituras e aos hospitais da região para a realização dos procedimentos de cirurgias eletivas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que tem uma fila de espera que já ultrapassa 40 mil pessoas.

Emidinho Madeira, em entrevista ao O Alfenense, destacou que os recursos serão disponibilizados para 14 hospitais, sendo que, em algumas cidades como Paraguaçu, já tiveram início as cirurgias e outras aguardam liberação pelo Estado.

“Agora o programa vai deslanchar, passada a suspensão das cirurgias durante a pandemia. Em Alfenas, os hospitais Santa Casa e Alzira Velano aderiram ao programa e vão realizar as cirurgias de pacientes de Alfenas e também da região e, na cidade, pelo levantamento da equipe do programa, existem cerca 2400 pacientes aguardando uma cirurgia e esperamos zerar esta fila após um ano”, ressaltou o Deputado Federal.

Vamos trabalhar para zerar a fila aqui em Alfenas e espero que seja em até um ano enfatizou Emidinho Madeira/Foto: Gilson Leite

O Deputado Emidinho Madeira enfatizou que o bom da política são programas como este e que ele se sente realizado, satisfeito por poder negociar com o dinheiro do povo. “O dinheiro não é meu. Toda vida, existiram estes recursos, por meio de emendas parlamentares. Nós optamos por investir esses recursos nas cirurgias eletivas. Nós direcionamos o dinheiro das emendas de saúde para as cirurgias eletivas. Os hospitais estão equipados, há bons médicos, bons profissionais querendo e precisando trabalhar e o povo passando dor. Para resolver isso, ficamos um ano e um mês negociando estas cirurgias, cada procedimento, até chegar a um bem comum, para ficar bom para o hospital, para o município e, principalmente, para o paciente que aguarda há anos na fila”.

Amanda Miareli, coordenadora do programa, ressaltou que o início foi dado e que o encontro com os representantes dos municípios foi para o alinhamento quanto à distribuição dos procedimentos cirúrgicos, que ainda seguem de forma tímida, de acordo com todas as orientações do Estado, referentes à pandemia.

Neste primeiro momento, 16 municípios foram contemplados para que as cirurgias sejam realizadas em quatro hospitais da região, que já receberam os recursos e estão com o dinheiro em caixa e vão atender cerca de 6400 pacientes, abrangendo um quantitativo populacional de 300 mil pessoas, destacou a coordenadora do programa, o qual conta com a participação de trinta e um hospitais.

As cirurgias serão iniciadas de forma responsável seguindo as diretrizes do Estado em relação a pandemia enfatizou Amanda Miareli/Foto: Gilson Leite

“Só aqui na região de Alfenas, temos oito hospitais que vão participar do programa e esta região é muito rica em corpo clínico e em instituições de saúde resolutivas e, atendendo aos protocolos da pandemia, quatro hospitais já vão iniciar os procedimentos”, enfatizou Amanda Miareli.

Amadeu Peloso, vice-presidente do PDT de Alfenas, ressaltou a importância do programa e de sua participação juntamente com o Deputado Emidinho Madeira para a negociação e a implementação do programa das cirurgias eletivas junto às instituições de saúde, que agora vão atender mais de 40 mil pessoas que aguardam há muitos anos por estes procedimentos.

Agora com o programa, pessoas que estão aguardando uma cirurgia desde 2008 serão atendidas ressaltou Amadeu Peloso/Foto: Gilson Leite

“É um programa de extrema necessidade para a nossa população e, em Alfenas, os pacientes serão atendidos principalmente na Santa Casa e no Alzira Velano e estas pessoas passarão a viver melhor, viver sem dor e com uma saúde melhor e isso nos deixa muito felizes, por vermos este programa em andamento”, enfatizou Amadeu Peloso.

O prefeito de Alterosa, Marcelo Nunes, destacou que o projeto vem ao encontro do que realmente os municípios precisam. “Já estive como prefeito em dois mandatos e sei o custo das cirurgias eletivas, algo que o SUS não consegue cobrir. Isso aliviará os municípios para a realização destas cirurgias”.

Esse projeto será um sucesso e até o final do ano estaremos zerando a fila das cirurgias de Alterosa afirmou Marcelo Nunes/Foto: Gilson Leite

“Já conseguimos atender cerca de 50 pacientes de Alterosa com cirurgias de catarata e, agora, com o fim da pandemia, podemos dar seguimento às outras cirurgias neste programa do deputado Emidinho, que é excepcional, ao alocar recursos das emendas parlamentares para as cirurgias eletivas”, ressaltou o prefeito de Alterosa.

Alfenas

Aécio Lourenço de Assis, administrador da Santa Casa de Alfenas, explicou ao O Alfenense que a instituição está em um processo de transição para desfazer a estrutura destinada ao atendimento à Covid-19 para a ampliação das cirurgias e que, no mês de outubro, já iniciará os procedimentos que necessitem de menor tempo de internação.

“Vamos iniciar realizando as cirurgias de cataratas por meio do programa e poderemos atender cerca de 500 pacientes já em outubro, pacientes de Alfenas e região. E aos outros procedimentos daremos andamento, para ampliar o número de cirurgias assim que o Estado for liberando a estrutura que temos hoje e está vinculada ao atendimento à Covid-19”, ressaltou o administrador da Santa Casa.

As cirurgias desse programa não precisam seguir a regulação do SUS e desta forma podemos atender pacientes de várias cidades do Sul e Sudoeste de Minas destacou Aécio Lourenço/Foto: Gilson Leite

“Somos parceiros de bons projetos. Este projeto é espetacular e vai desafogar uma fila gigante de procedimentos que estão aguardando há muitos anos por uma cirurgia e nós vamos ajudar a resolver este problema que aflige milhares de pessoas na cidade e região”, destacou Aécio Lourenço.

O prefeito de Alfenas, Luiz Antônio da Silva, destacou que os dois hospitais de Alfenas que atendem pelo SUS, Alzira Velano e Santa Casa, estão preparados para atender a demanda dessas cirurgias eletivas, que se agravou ainda mais durante a pandemia, com o aumento da fila de espera, já que a Santa Casa ampliou a sua estrutura para realizar cirurgias e poderá realizar simultaneamente 24 procedimentos.

Devido a pandemia tivemos um represamento de cirurgias e os hospitais de Alfenas se prepararam para realizarem os procedimentos enfatizou Luiz Antônio/Foto: Gilson Leite 

O prefeito enfatizou que está sendo feito um levantamento do número de cirurgias eletivas de pacientes de Alfenas e que serão feitos investimentos complementares para tentar zerar essa fila dos procedimentos, por meio de mutirões que serão realizados também pela prefeitura.

“A emenda do deputado concentrada nas cirurgias eletivas é uma oportunidade que temos de diminuir as filas, porque acabar é muito difícil, mas estas filas vão diminuir significativamente e esperamos ter um plano contínuo para que não tenhamos mais filas e estamos muito esperançosos e preparados para este enfrentamento”, destacou Luiz Antônio.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Alfenas - MG
Atualizado às 13h05 - Fonte: Climatempo
20°
Pancada de chuva

Mín. 13° Máx. 21°

20° Sensação
22.2 km/h Vento
77.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (21/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 23°

Sol com algumas nuvens
Sexta (22/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens