Quarta, 20 de Outubro de 2021 13:59
(35) 988158840
Geral MANEJO POPULACIONAL

O MANEJO POPULACIONAL ÉTICO DE CÃES E GATOS EXIGE DEDICAÇÃO E RESPONSABILIDADE

O manejo ético das populações de cães e gatos é necessário para tentar minimizar os inúmeros problemas decorrentes do elevado número de animais observados em vias públicas sem supervisão de um tutor ou responsável. Em todos os processos que envolvem o implemento de uma política pública eficiente e ética para animais, o bem estar destas populações devem ser priorizados

26/09/2021 10h38
252
Por: Redação 4
Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal

Renata Santinelli

O planejamento e execução de ações de manejo das populações de cães e gatos em áreas urbanas são grandes desafios para os gestores municipais. O manejo ético destas populações é necessário para tentar minimizar os inúmeros problemas decorrentes do elevado número de animais observados em vias públicas sem supervisão de um tutor ou responsável. Em todos os processos que envolvem o implemento de uma política pública eficiente e ética para animais, o bem estar destas populações devem ser priorizados.

É muito comum gestores enxergarem no recolhimento indiscriminado de cães e gatos a única solução possível e por mais que o ativismo tente demonstrar que o recolhimento pura e simplesmente não resolve a questão, os gestores mantem uma postura irredutível. Além disso, a própria sociedade também corrobora o recolhimento indiscriminado como solução imediata e costumeiramente aplaudem esta ideia. Por isso esta nova trilogia vai se dedicar exclusivamente a maneiras que gestores podem utilizar para construção de uma política pública eficiente, ética, responsável e que realmente aponte resultados sem foco no recolhimento.

Essas ações devem ser pautadas sobretudo na educação da população para a guarda responsável. Essas ações devem ser focadas na melhoria da convivência de tutores e seus animais, combater os maus tratos e reduzir o abandono. Alguns pontos de destaque nas ações educativas:

Manter sempre seus animais castrados;

Cães devem sair para dar voltinhas somente com coleira e guia e acompanhados de seu tutor;

Gatos devem ser mantidos em ambientes telados e jamais devem ter acesso a rua;

Saúde e prevenção é importante

Já em relação a construção de toda uma política pública de manejo populacional de cães e gatos nas cidades, os gestores devem observar:

Alocação de recursos

Financeiros

Humanos

Elaboração de um PLANO DE AÇÃO que englobe a realização de:

Diagnostico situacional, para conhecermos os indicadores e a realidade do território a ser trabalhado, anterior a execução das ações propostas

Planejamento e execução de ações de controle

Planejamento e execução de ações preventivas

Monitoramento das ações realizadas

Avaliação dos resultados obtidos

Dedicação permanente

(BEPA, Boletim Epidemiológico Paulista, Programa de Controle de Populações de Cães e Gatos de SP, 2009)

Somente com esta introdução fica evidente que o recolhimento por si só não se sustenta e nas próximas semanas falaremos sobre tópicos importantes da construção da política de manejo populacional de cães e gatos, como fazer e como executar. Você protetor, encaminhe estes textos para o prefeito e secretariado de sua cidade.

Na próxima semana vamos nos encontrar novamente com um tema pra lá de especial. Eu espero você!

Não se esqueça de interagir com esta coluna!!! Sugestões de temas podem ser enviadas para [email protected]

 * As opiniões contidas nesta coluna não refletem necessariamente a opinião deste portal de notícias.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Fala Proteção Animal!
Sobre Fala Proteção Animal!
Renata Santinelli, Presidente da ONG Anjos de Patas de Alfenas, vai trazer toda semana o tema da causa animal que será divulgada e discutida por quem atua na área e pode trazer mais informações ao leitores sobre o que é, e como agem os protetores de animais e porque a causa animal é tão importante em nossa sociedade na preservação e cuidados dos animais e garantia de seus direitos. Assistente de Campanhas para Animais de Fazenda do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal.
Sobre o município
Alfenas - MG
Atualizado às 13h45 - Fonte: Climatempo
21°
Pancada de chuva

Mín. 13° Máx. 21°

21° Sensação
20.2 km/h Vento
78.2% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (21/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 23°

Sol com algumas nuvens
Sexta (22/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens