Quarta, 20 de Outubro de 2021 14:28
(35) 988158840
Política SEGURANÇA PÚBLICA

PLANO MUNICIPAL DE PREVENÇÃO A CRIMINALIDADE É LANÇADO EM ALFENAS

Uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura por meio do Selo Prevenção Minas foi elaborado um plano para ações visando diminuir a criminalidade e a violência no município

30/09/2021 21h37 Atualizada há 3 semanas
159
Por: Redação 4
O lançamento do Plano Municipal de Prevenção a Criminalidade propõe 38 ações fundamentais a serem aplicadas no município/Foto: Gilson Leite
O lançamento do Plano Municipal de Prevenção a Criminalidade propõe 38 ações fundamentais a serem aplicadas no município/Foto: Gilson Leite

 

Américo Passos

Em cerimônia realizada na Praça Getúlio Vargas no centro da cidade, com a presença de autoridades municipais e estaduais, foi realizado o lançamento do plano municipal de prevenção a criminalidade que visa a implementação de ações dos diversos órgãos do município na diminuição da violência e criminalidade na cidade.

Andreza Meneghin, subsecretária de Prevenção à Criminalidade relatou que primeiramente foi feito um trabalho de conhecimento do município e diagnósticos das áreas para serem trabalhadas e agora estamos fazendo o lançamento do plano municipal.

O objetivo do programa é trabalhar junto com a prefeitura na redução da violência e criminalidade e para a melhoria da qualidade de vida de toda a população que mora em Alfenas e nas cidades do entorno ressaltou a subsecretária.

Os benefícios do plano municipal de prevenção a criminalidade será para Alfenas e municípios próprios ressaltou Andreza Meneghin/Foto: Gilson Leite

“O Selo Prevenção Minas é um programa novo do Estado de Minas e felizmente o piloto foi aqui em Alfenas e está sendo um sucesso pelos resultados que vem obtendo e pela perspectiva de continuidade em outros municípios do Estado” enfatizou Andreza Meneghin.

Acesse o plano municipal de prevenção a criminalidade de Alfenas e o Diagnóstico nos Links:

Diagnóstico

Plano Municipal de Prevenção a Criminalidade

Vídeo mostra como foi formado o plano municipal de prevenção a criminalidade:

Leonardo Vilela secretário de defesa social de Alfenas, ressaltou que a cidade foi a primeira no estado a dar inicio a este projeto por meio do Selo Minas Prevenção, e que os levantamentos para a criação do plano municipal tiveram início em 2019 e a partir de agora o Estado irá realizar um acompanhamento por um período de um ano e posteriormente a implantação ficará a cargo da prefeitura pelos próximos dez anos como política pública na redução da violência.

Leonardo Vilela destacou a participação de diversos órgãos que contribuíram a criação do Plano Municipal de Prevenção a Criminalidade/Foto: Gilson Leite 

“Nós traçamos 38 ações no plano municipal de prevenção a criminalidade que deverão ser cumpridas pelo município neste período. Foi um excelente trabalho desenvolvido com a participação dos diversos órgãos de segurança, judiciário e a população” enfatizou Leonardo Vilela.

Jaime Daniel presidente da Câmara Municipal de Alfenas destacou que o Plano Municipal de Prevenção a Criminalidade vai garantir a melhoria da segurança e a diminuição da violência na cidade e que este projeto é bem vindo e que a Câmara é parceira nas diversas ações que visam a melhoria da segurança pública para os alfenenses.

Vamos trabalhar para garantir a segurança da população alfenense e esse plano vai contribuir muito para bons resultados ressaltou Jaime Daniel/Foto: Gilson Leite

O reitor da UNIFAL-MG Sandro Amadeu Cerveira ressaltou que a universidade tem um papel importante na contribuição para as ações de implementação na diminuição da violência e criminalidade, utilizando as diversas áreas de conhecimento da instituição para desenvolver projetos que visam a diminuição da violência e melhoria da qualidade de vida da população e que não só as forças de repressão devem ser utilizadas na questão da violência e da segurança.

A UNIFAL tem um importante papel de auxiliar e colaborar para a implantação deste projeto na comunidade destacou Sandro Cerveira/Foto: Gilson Leite

Luiz Antônio da Silva prefeito de Alfenas, ressaltou que a violência não se combate somente de uma forma porque a violência em sua maioria é gerada por questões sociais, e quando você investe nesta prevenção dentro de um plano eficiente cada real investido é 10 reais economizados com repressão e utilização da estrutura policial e judiciária do estado.

As questões sociais estão ligadas as questões de criminalidade e violência e temos que investir na prevenção enfatizou Luiz Antônio da Silva/Foto: Gilson Leite

O prefeito destacou que a cidade está avançando na diminuição da violência e criminalidade, na questão do roubo de veículos, em 2016 tivemos 350 ocorrências e esse ano vamos fechar o ano com 50 ocorrências de roubo de veículos.

“Esses dados mostram a importância do investimento na prevenção, na inteligência para se evitar que o crime aconteça, porque quando acontece mostra que perdemos a batalha” enfatizou Luiz Antônio da Silva.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Alfenas - MG
Atualizado às 14h26 - Fonte: Climatempo
21°
Pancada de chuva

Mín. 13° Máx. 21°

21° Sensação
20.2 km/h Vento
78.2% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (21/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 23°

Sol com algumas nuvens
Sexta (22/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens