Quarta, 20 de Outubro de 2021 12:47
(35) 988158840
Polícia APLICATIVO SEGURANÇA

REDE DE FAZENDAS PROTEGIDAS ESTÁ SENDO IMPLANTADA NA ZONA RURAL DE ALFENAS

Propriedades rurais estão sendo cadastradas em um aplicativo de monitoramento que será compartilhado com a Polícia Militar

01/10/2021 10h09 Atualizada há 3 semanas
146
Por: Redação 4
Após o cadastro no sitema a propriedade recebe um código que passa a ser seu endereço o que facilita a localização com o uso do aplicativo/Foto: Gilson Leite
Após o cadastro no sitema a propriedade recebe um código que passa a ser seu endereço o que facilita a localização com o uso do aplicativo/Foto: Gilson Leite

Américo Passos 

O Sindicato dos Produtores Rurais de Alfenas, adquiriu um aplicativo de segurança para ser utilizado no monitoramento de propriedade rurais do município e que está sendo disponibilizado para a Polícia Militar.

Este aplicativo adquirido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Alfenas foi doado a Consep Rural e agora está em fase de cadastramento das propriedades rurais do município para serem monitoradas e fazerem parte da rede de fazendas protegidas.

Daniel Agostini vice-presidente do Consep Rural explica que o aplicativo foi adquirido pelo Sindicato Rural e doado ao conselho com o objetivo de facilitar o acesso da Polícia Militar ao local onde tenha uma ocorrência por ter exatidão nos dados de localização devido ao mapeamento feito em toda a zona rural.   

Estamos realizando diversas reuniões com o comando da Polícia Militar para podermos alinhar e estudar as melhores ações de segurança na zona rural e a utilização deste aplicativo que foi adquirido juntamente com os tablets que ficaram com a Polícia Militar nas viaturas e na central 190 é uma das primeiras medidas ressaltou Daniel Agostini.

Alfenas tem mais de 3 mil quilômetros de estradas rurais e com o uso do aplicativo ficará mais fácil apara a localização das propriedades ressaltou Daniel Agostini/Foto: Gilson Leite

Daniel Agostini destacou que o Consepa Rural foi declarado órgão de utilidade pública e desta forma os trabalhos para a organização e implementação dos projetos para a melhoria da segurança na zona rural poderão dar seguimento por meio de parcerias com os órgãos públicos e privados bem como recebimento de recursos para serem utilizados nestes projetos.

“Nosso objetivo é estreitar ainda mais nossa parceria com a Polícia Militar contribuindo com o que for possível na aquisição de novos equipamentos e investimentos para serem utilizados na zona rural como monitoramento por câmeras e aquisição de uma nova viatura para a patrulha rural” enfatizou Daniel Agostini.

Polícia Militar

Tenente Caselato da Polícia Militar ressalta que há uma boa relação e uma discussão constante de assuntos relacionados à segurança entre o CONSEP Rural e a Polícia Militar, sempre com o intuito de realizar ações conjuntas, com implementação de medidas para aprimorar a prevenção ao crime e ampliar a sensação de segurança na zona rural do município.

O CONSEP Rural desenvolve importante trabalho em sua atuação de mobilização comunitária, para melhor partição das pessoas nos assuntos afetos à Segurança Pública. A utilização de aplicativos, tanto os de comunicação em redes sociais como este específico de georeferenciamento, tem se mostrado como recursos eficientes para otimizar os contatos com as comunidades destacou o militar.

Para o Tenente Caselato, o aplicativo consiste em um recurso complementar, que não traz alteração em relação ao atendimento ou à prestação de serviço já realizada pela instituição. Trata-se de um facilitador para identificação e acesso da Polícia Militar em eventual residência na zona rural onde ocorreu ou esteja ocorrendo delito, como furto e roubo.

Tal demanda se dá especialmente pela extensão da área rural em equiparação com o perímetro urbano e pela dificuldade para identificação precisa das vias vicinais e, consequentemente, para chegada da equipe policial ao local informado destacou Tenente Caselato/Foto: Gilson Leite

O aplicativo também facilitará uma inserção precisa, no Boletim de Ocorrência, das coordenadas onde tenha ocorrido o fato, o que permite um melhor acompanhamento georeferenciado da incidência criminal na zona rural. A forma de acionamento da PMMG se mantém a mesma já realizada, através do telefone 190 ressaltou Tenente Caselato.

Tenente Caselato explica que a Patrulha Rural conhece boa parte dos imóveis e muitas pessoas que residem ou trabalham na zona rural do município. Realizando um importante trabalho preventivo, com constante contato com as comunidades, com orientações preventivas e com a manutenção das Redes de Proteção. O aplicativo está mais voltado para guarnições que atuam, com maior demanda, em setores urbanos, mas que, de igual modo, são solicitadas para ações e registros na zona rural de Alfenas.

O CONSEP Rural tem importante papel neste projeto, uma vez que está sob sua responsabilidade a realização do cadastramento das propriedades. Ainda, tem desenvolvido um relevante trabalho em ouvir as demandas de segurança pública apresentadas pelas comunidades rurais, contribuindo sucessivamente para os planejamentos de emprego da Polícia Militar no município de Alfenas e nas cidades vizinhas enfatizou o Tenente Caselato.

Aplicativo Earth Brasil

O aplicativo foi desenvolvido pela empresa Earth Brasil, que é uma empresa de geoprocessamento/georeferenciamento com sede na cidade de Uberlândia no triângulo mineiro e atua em todo território brasileiro.

A empresa segundo informações da página é pioneira em seu segmento e iniciou em 2012 o desenvolvimento de um sistema de navegação integrada por meio do qual é possível traçar rotas precisas no campo e ainda obter informações sobre propriedades rurais, como área e atividade.

Mell Coelho Prates Pereira sócio proprietário da empresa explica que é cobrado uma taxa de implantação do sistema e que posteriormente não tem nenhum custo de manutenção e que o mapeamento do município e o aplicativo são totalmente gratuitos.

Depois de implantado no município o produtor procura a Polícia Militar ou uma das entidades participantes do programa, Consep, Sindicato, Cooperativa, Prefeitura e faz o cadastramento de seus dados, recebendo o número código da sua propriedade que será o seu endereço para atendimento pela Polícia Militar no caso de uma ocorrência destacou Mell Coelho.

O empresário enfatizou que com aplicativo a atuação da Polícia Militar e demais órgãos podem ser aprimorados desde que as entidades participantes façam sua parte, utilizando o aplicativo de forma correta e seus recursos como o botão de pânico que proporciona o atendimento no menor tempo possível com mapeamento off line, via Google Maps.

“A empresa já mapeou 329 municípios em Minas Gerais e já estão prontos para implantação, e desses municípios em mais de 150 já foram implantados o sistema para o uso do aplicativo”

Vídeo institucional da empresa mostra como funciona o aplicativo de segurança no campo:

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Alfenas - MG
Atualizado às 12h45 - Fonte: Climatempo
20°
Pancada de chuva

Mín. 13° Máx. 21°

20° Sensação
22.2 km/h Vento
77.6% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (21/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 23°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (22/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens