Quarta, 20 de Outubro de 2021 14:26
(35) 988158840
Saúde BANCO DE SANGUE

BANCO DE SANGUE DA SANTA CASA DE ALFENAS INVESTE EM TECNOLOGIA E SE EQUIPARA AOS MELHORES HEMOCENTROS DO PAÍS

Investimentos em equipamentos e profissionais especializados permite o uso de tecnologia somente encontrada em grandes centros

05/10/2021 20h40
97
Por: Redação 4
Foto: Reprodução Vídeo Santa Casa
Foto: Reprodução Vídeo Santa Casa

 

Da Redação

Com tecnologia de ponta e investimentos na qualificação de equipe multiprofissional, o Banco de Sangue do Hospital Santa Casa de Alfenas agora se equipara aos grandes Hemocentros do país.

Foi uma longa batalha, investimentos, compra de equipamentos e qualificação da equipe multiprofissional, mas eis a conquista: a nova tecnologia implantada pelo Banco de Sangue da Santa Casa de Alfenas, permite o rastreamento e a identificação de anticorpos e de fenotipagem de hemácias de doadores.

Isso se traduz em maior segurança para todas as pessoas que precisam receber transfusão de sangue na Santa Casa de Alfenas. Tanto os pacientes que se encontram internados ali, como também aos hospitais da região.

O médico hematologista da Santa Casa de Alfenas, Dr. Carlos Eduardo Engel Velano, ressalta, como exemplo, a luta recente para salvar um recém-nascido que apresentava um quadro de anemia hemolítica (situação em que o bebê tem seu sangue hemolisado por incompatibilidade com o sangue da mãe).

“Graças a esta nova tecnologia conseguimos identificar o anticorpo e realizar uma transfusão de uma maneira muito segura, inibindo o risco que essa criança corria de evoluir a óbito, isso deixou a gente muito satisfeito”, comenta.

A fenotipagem para outros antígenos existentes nas hemácias, permite a identificação e evita o risco de reações, ou desenvolvimento de anticorpos irregulares.

Confira o vídeo sobre o Banco de Sangue da Santa Casa de Alfenas:

“Caso a pessoa tenha desenvolvido anticorpos irregulares por exposição de transfusões anteriores ou por gravidez, com estas análises criteriosas, a gente consegue fazer a identificação deste anticorpo. Com isso a gente diminui o risco de reações transfusionais e de hemólise (alteração, dissolução ou destruição dos glóbulos vermelhos do sangue) que pode ocorrer com este paciente”, explica a biomédica do banco, Alana Vilela de Souza.

A nova tecnologia trouxe então um grande ganho e um grande alívio e solução para vários problemas que são vivenciados no dia a dia, relacionados às transfusões.

 “Eu gostaria de salientar que isso tudo é feito pelo SUS e Convênios e que o Banco de Sangue investiu na qualificação de profissionais para que eles pudessem realizar este tipo de exame, além da compra de equipamentos que pudessem permitir a realização desse tipo de exames em nossos serviços”, completa o médico Dr. Carlos Velano.

Para o responsável Técnico pelo Banco de Sangue da Santa Casa de Alfenas, todo e quaisquer ações visando a melhoria da qualidade e segurança nas transfusões são investimentos necessários e prioritários, assegura: “Não mediremos esforços para deixar sempre na vanguarda o Banco de Sangue da Santa Casa de Alfenas”, finalizou.

Fonte: Santa Casa/ Margarida Hallacoc

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Alfenas - MG
Atualizado às 14h26 - Fonte: Climatempo
21°
Pancada de chuva

Mín. 13° Máx. 21°

21° Sensação
20.2 km/h Vento
78.2% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (21/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 23°

Sol com algumas nuvens
Sexta (22/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens