Domingo, 10 de Outubro de 2021 03:52
(35) 988158840
Geral 152 ANOS

ALFENAS E SEUS 152 ANOS

És minha Alfenas querida / uma joia do Brasil / surges tão bela e amena /sob um doce céu de anil!

09/10/2021 08h03
182
Por: Redação 4
Foto: Idoadson Lima
Foto: Idoadson Lima

 

Guilherme Abraão

Alfenas, que nasceu Vila Formosa de Alfenas, neste 15 de outubro completa 152 anos, ainda é uma jovem cidade, mas em seu futuro próximo quais serão os desafios e avanços para termos cada vez mais uma cidade melhor?

Diante deste triste cenário de um Brasil que perdeu 600 mil brasileiros/as que tiveram suas vidas ceifadas pela covid19, por aqui perdemos 202 alfenenses, e não podemos esquece-los/as, eles/as também ajudaram a construir este Município.

Aos poucos vemos a rotina da cidade ser retomada, o comércio e a indústria voltam a gerar empregos e renda que fazem a roda da economia local girar. As escolas e universidades aos poucos vão sendo ocupadas pelos alunos/as, a feira de domingo, nosso patrimônio com suas cores e variedades sente a alegria do olhar do povo voltar, este grande ponto de encontro cultural de Alfenas se recupera. Muitos ainda sentem saudades das grandes festas e outros dos bingos das quermesses, mas elas também voltarão!

Neste aniversário um dos presentes é justamente termos os leitos hospitalares vazios ou completarmos 60 dias sem mortes causadas por esta terrível doença que tanto nos afetou, todavia, fomos notícia negativa em vários momentos pela falta de respeito às regras, seja por grandes aglomerações, por falta de rigor na fiscalização, e até mesmo nos desrespeitos aos profissionais da linha de frente, que isso fique no passado, sirva de aprendizado para sermos melhores enquanto comunidade.

Para os próximos anos precisamos, merecemos e temos que cobrar por uma Alfenas com mais árvores, mais acessível, mais segura, com mais empregos, com bons gestores, menos assistencialismo, com mais amor e respeito aos animais, com mais parques e áreas verdes, com mais ciclovias, melhor iluminada etc. E que as barreiras e diferenças presentes nos grupos políticos se convertam em forças e energias para melhorar esta cidade que acolhe a todos/as.

Nestes 152 anos, Alfenas e seu povo foram testemunha das mudanças que as águas do Lago de Furnas trouxeram, a começar pelas férteis terras inundadas, pelas estradas, pontes e ferrovias que perdemos com a força das águas que vieram para gerar energia para garantir o desenvolvimento de nosso país. Furnas ainda possui uma grande dívida histórica conosco!

Agora, que vemos e sentimos a emergência climática (a maior escassez hídrica e grandes e intensas geadas) nosso lago secou e agoniza quase morto, as águas da bacia do São Tomé já não são suficientes para nos abastecer, precisamos cuidar das nossas nascentes, plantar e aumentar nossas matas, diminuir nossa produção de lixo, necessitamos de uma verdadeira coleta seletiva dos resíduos, mas que tenha cooperativas de coletores no cerne do processo.

Precisamos cobrar dos governantes uma agenda verde que traga ações efetivas e planejadas, que esteja em consonância com as 17 metas globais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.  

Os desafios para as próximas décadas são imensos e múltiplos, mas ouso apontar alguns, a começar por modernizar Alfenas, se desprender da falsa ilusão de que apenas asfaltar as ruas é sinal de progresso, ainda precisamos democratizar o conhecimento gerado diariamente nas Universidades, que nos fazem ser conhecidos e admirados nacionalmente pela potência educacional que fomos, precisamos valorizar nossos artistas, fortalecer nossa cultura e saberes populares.

Todavia, creio que o maior desafio seja distribuir melhor toda riqueza gerada, sobretudo por nossas terras férteis, temos as maiores plantações de café do mundo, exportamos os melhores grãos, temos grandes áreas de soja e gado, indústrias importantes, um comércio diverso, mas infelizmente com a pandemia vimos a pobreza aumentar. Tornar Alfenas mais justa socialmente é o grande desafio de todos/as nos alfenenses!

Por fim, um parabéns especial ao povo, a cada um, que acorda, levanta e vai à luta, e ajuda a construir diariamente Alfenas, em especial, aos mais simples, humildes e desconhecidos, sujeitos anônimos que passam despercebidos ou estão invisíveis socialmente, mas que efetivamente fazem Alfenas está potência, a vocês o nosso muito obrigado!

* As opiniões contidas nesta coluna não refletem necessariamente a opinião deste portal de notícias.

 

 

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ao Ponto
Sobre Ao Ponto
GUILHERME ABRAÃO, formado em Direito pela PUC Campinas/SP, aluno de Ciências Sociais pela UNIFAL. Foi consultor da UNESCO, Conselheiro Estadual de Cultura, Superintendente de Cultura da Prefeitura Alfenas/MG, foi Assessor Parlamentar na Câmara dos Deputados, Assessor Jurídico da Prefeitura de Pouso Alegre/MG, e Diretor Municipal de Cultura em Estiva/MG. Vice-presidente do Circuito Turístico Lago de Furnas. Faça contato através do e-mail: [email protected]
Sobre o município
Alfenas - MG
Atualizado às 03h32 - Fonte: Climatempo
16°
Pancada de chuva

Mín. 16° Máx. 22°

16° Sensação
19.3 km/h Vento
92.8% Umidade do ar
90% (40mm) Chance de chuva
Amanhã (11/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 21°

Chuvoso
Terça (12/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 24°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.