Quarta, 20 de Outubro de 2021 12:23
(35) 988158840
Saúde MULHERES DE PEITO

GRUPO MULHERES DE PEITO REALIZA EXPOSIÇÃO DE FOTOS NA VIDA VIVA ALFENAS

Exposição relata a luta de várias mulheres contra o câncer de mama e como venceram a doença e a importância da prevenção

09/10/2021 17h32 Atualizada há 2 semanas
122
Por: Redação 4
Foto: Gilson Leite
Foto: Gilson Leite

 

Da Redação

O auditório da Associação Vida Viva Alfenas foi palco, na última quinta-feira (07/10), de um evento especialmente significativo em sua programação no contexto do Outubro Rosa. A entidade recebeu as integrantes do grupo Mulheres de Peito para a reunião de entrega simbólica dos banners da exposição de fotografias e “micro biografias” que elas sonhavam realizar.

As peças foram elaboradas pela equipe de comunicação da associação, a partir das belíssimas imagens voluntariamente clicadas pelas fotógrafas Lucimara Souza e Kelly Lorrani e produzidas com o patrocínio da empresa Apareça Brasil.

A ideia original é montar a exposição, que não tem fins lucrativos, em diversos locais públicos de Alfenas e região. Nas primeiras semanas, os banners ficarão expostos na sede da Vida Viva Alfenas, que fica na Rua João Paulino Damasceno, 1193, quase em frente à igreja de Santa Rita. O próximo local de visitação será o hall de entrada do centro de oncologia da Santa Casa de Alfenas.

Os principais objetivos da exposição são a conscientização sobre os perigos do câncer de mama e a quebra dos tabus, preconceitos e medos relacionados com a convivência com a doença através da divulgação das inspiradoras histórias de vida de nove integrantes do grupo, que é independente, mas conta com o apoio da entidade, inclusive prestando apoio assistencial e terapêutico para suas integrantes.

Acesse o link e adquira um exemplar de um livro que conta a história de como conviver e vencer essa doença:

https://www.amazon.com.br/dp/6587639488/ref=cm_sw_r_awdo_navT_g_JPH0JRFVXFY97QTCKRM7

Educação preventiva é uma das missões da Vida Viva Alfenas

A Vida Viva Alfenas, que existe há 19 anos, mais uma vez participa do movimento internacional Outubro Rosa, cuja finalidade original, desde a década de 1990, é a conscientização para a prevenção e a detecção precoce dos cânceres de mama, mas, de alguns anos para cá, vem enfatizando também a educação contra diversos outros tipos de cânceres que também afetam mulheres, incluindo com destaque os de colo uterino e intestino.

As medidas de prevenção contra a disseminação do novo coronavírus impediram, desde o ano passado, que as equipes voluntárias da Vida Viva realizassem todas as suas ações de conscientização mais tradicionais, como panfletagens em praças e empresas, palestras públicas etc. Foram mantidas, porém, além da decoração temática nas três unidades da associação, a distribuição de folhetos educativos sobre câncer e as postagens especiais nas redes sociais da organização, que mantém ainda um serviço de orientação gratuita ao dispor das mulheres que precisarem de informações e orientações sobre câncer.  

Uma das mais importantes contribuições da Vida Viva para a comunidade é o estímulo à discussão sobre a doença, permitindo que as mulheres busquem orientação médica ao perceberem os primeiros sinais do câncer de mama, assim como dos outros; antes de a doença avançar, o que eleva decisivamente a chance de cura, além de diminuir significativamente as sequelas físicas e emocionais.

O câncer de mama, principal tema do Outubro Rosa, causa mais de 18 mil mortes anuais de brasileiras, segundo dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer). Ele ainda é o tipo mais fatal da doença para o público feminino. Também conforme o Inca, no Brasil, em 2020, cerca de oito mil casos de câncer de mama tiveram relação direta com fatores comportamentais, como consumo de bebidas alcoólicas, excesso de peso, não ter amamentado e inatividade física. O número representa 13,1% dos 64 mil casos novos de câncer de mama em mulheres com 30 anos e mais, em todo o País. As campanhas da Vida Viva Alfenas tratam justamente desses fatores de risco, além de informar sobre a importância da detecção precoce.

Para sustentar seus serviços assistenciais e terapêuticos, além dos programas educativos e de prevenção, a Vida Viva Alfenas conta com o trabalho de voluntários e com contribuições espontâneas da população. Doações em geral podem ser entregues na sede da associação, na Rua João Paulino Damasceno, 1193, Loteamento Siqueira. A entidade também mantém um serviço próprio de captação de recursos, o Tele-Vida, pelo tel.: (35) 3299-6622 e pelo WhatsApp 9 9850-1592. Quem preferir doar por PIX pode usar a chave 991600005, que é um número de celular.

Fonte: Assessoria Voluntária de Comunicação Vida Viva

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Alfenas - MG
Atualizado às 12h05 - Fonte: Climatempo
19°
Pancada de chuva

Mín. 13° Máx. 21°

19° Sensação
22.4 km/h Vento
80.3% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (21/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 23°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (22/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens