Quarta, 20 de Outubro de 2021 13:50
(35) 988158840
Geral MANEJO POPULACIONAL

O MANEJO POPULACIONAL ÉTICO DE CÃES E GATOS EXIGE DEDICAÇÃO E RESPONSABILIDADE (PARTE II – AÇÕES EDUCATIVAS)

Implantar um programa de educação para a guarda responsável exige do gestor uma visão ampla do conceito de educação, para além das escolas, mas também objetivando atingir o grande público

10/10/2021 10h01 Atualizada há 1 semana
260
Por: Redação 4
Foto: Reprodução da Internet
Foto: Reprodução da Internet

 

Renata Santinelli

Os cuidados adequados com os animais envolvem questões éticas e de saúde pública. A guarda responsável se torna alvo de discussão em nossa sociedade, devido às interações homem-animal cada vez mais estreitas e também pelo enorme descontrole populacional de cães e gatos nas cidades e a pouca oferta de políticas públicas eficientes.

Apesar disso, a guarda responsável é um tema interessante não apenas para aqueles que se importam com uma vida digna aos animais, mas também essencial para evitar problemas de saúde pública como agressões e zoonoses.

Implantar um programa de educação para a guarda responsável exige do gestor uma visão ampla do conceito de educação, para além das escolas, mas também objetivando atingir o grande público.

Nestas ações educativas deve-se observar as mudanças no comportamento humano. Atualmente temos mais animais do que crianças nos lares brasileiros, de acordo com o IBGE e Instituto Pet Brasil (2018).

Para tanto algumas questões devem ser abordadas nas comunidades: cuidados básicos que devem ser oferecidos aos animais como alimento, água, abrigo para as condições do clima, garantia de acesso à saúde, vacinação regular, prevenção para crias indesejadas, supervisão em passeios, atenção às características comportamentais dos animais e em um nível mais avançado, treinamento e socialização.

Os programas de educação para a guarda responsável devem caminhar lado a lado com as ações de manejo populacional. Inclusive em relação ao seu investimento. Os investimentos em educação podem e devem ser em igual proporção ao que é investido nas ações de manejo.

Alguns pontos de importante destaque:

Nas escolas

A escola exerce dois papéis fundamentais na sociedade: socializar e democratizar o acesso ao conhecimento e promover a construção moral e ética nos estudantes. Esses dois papéis compõem a formação de pessoas conscientes, críticas, engajadas e com potencial de transformação de si mesmas e da sociedade. O papel da escola na formação do cidadão é essencial para o bom funcionamento da sociedade.

Assim os programas de educação devem partir da escola para a sociedade, vislumbrando esta como um canal de integração entre o aluno, a família e a comunidade na qual ela está inserida.

Os temas envolvendo os bons cuidados com animais, a importância da castração, a compreensão das consequências dos maus tratos, do abandono e a conceituação de família multiespécie podem ser abordados em todos os níveis de ensino, em progressivo grau de complexidade.

Cabe também a escola como multiplicadora a criação de projetos que acolham a comunidade local e a propagação do conhecimento adquirido em sala de aula.

Os programas de educação devem contar também com a capacitação docente permanente.

Na sociedade

Para atingir o grande público necessário se faz campanhas educativas e publicitárias sobre ações transformadoras na melhoria da convivência entre humanos e não humanos no ambiente urbano.

Aqui, se faz importante a informação sobre crimes de maus tratos, crimes de abandono e sua responsabilização legal. Também é importante destacar nestas ações a elevação do status moral dos animais, o convívio com a fauna sinantrópica, a criação de programas de animais comunitários, dentre outros.

Todos os espaços públicos podem ser utilizados para estas ações. Promoções de palestras em locais públicos, veiculação de matérias nas mídias locais, participação de ações educativas em feiras, eventos e campanhas de conscientização.

A utilização de material visual como busdoor, outdoor, painéis, placas de orientação também são ferramentas muito eficazes para a disseminação de informação.

A guarda responsável de animais de estimação representa aspecto importante para relação humano-animal. Uma sociedade que se preocupa com o bem estar e a saúde dos seus indivíduos e atua com ética no trato e convivência com animais de estimação, desenvolve melhor o conceito de respeito e torna a vida nas cidades mais saudável.

Na próxima semana vamos nos encontrar novamente com um tema pra lá de especial. Eu espero você!

Não se esqueça de interagir com esta coluna!!! Sugestões de temas podem ser enviadas para [email protected]

* As opiniões contidas nesta coluna não refletem necessariamente a opinião deste portal de notícias.

 

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Fala Proteção Animal!
Sobre Fala Proteção Animal!
Renata Santinelli, Presidente da ONG Anjos de Patas de Alfenas, vai trazer toda semana o tema da causa animal que será divulgada e discutida por quem atua na área e pode trazer mais informações ao leitores sobre o que é, e como agem os protetores de animais e porque a causa animal é tão importante em nossa sociedade na preservação e cuidados dos animais e garantia de seus direitos. Assistente de Campanhas para Animais de Fazenda do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal.
Sobre o município
Alfenas - MG
Atualizado às 13h45 - Fonte: Climatempo
21°
Pancada de chuva

Mín. 13° Máx. 21°

21° Sensação
20.2 km/h Vento
78.2% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (21/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 23°

Sol com algumas nuvens
Sexta (22/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens