Quarta, 20 de Outubro de 2021 13:50
(35) 988158840
Política ALFENAS 152 ANOS

ALFENAS COMPLETA 152 ANOS COMO REFERÊNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Luiz Antônio da Silva prefeito de Alfenas fala sobre a cidade e sua importância como polo regional

11/10/2021 12h13 Atualizada há 1 semana
200
Por: Redação 4
No dia 15 de outubro Alfenas completa 152 anos de emancipação política sendo referência para várias cidades/Foto: Gilson Leite
No dia 15 de outubro Alfenas completa 152 anos de emancipação política sendo referência para várias cidades/Foto: Gilson Leite

 

Américo Passos

A cidade de Alfenas é polo na sua macrorregião, servindo de referência para vários municípios quanto aos serviços de saúde nos dois hospitais que atendem pelo SUS, Alzira Velano e Santa Casa, na área da educação, com destaque às universidades UNIFAL-MG e UNIFENAS, assim como no comércio, que atrai milhares de consumidores, no agronegócio e em outros setores que têm abrangência regional.

No próximo dia 15 de outubro Alfenas completa 152 anos e O Alfenense entrevistou o chefe do executivo municipal Luiz Antônio da Silva (Luizinho do PT), que abordou a importância da cidade no contexto regional e sobre como a cidade pode continuar a fomentar o desenvolvimento na região, destacando aspectos relacionados à saúde, educação, segurança e outros.

“Nós temos que fortalecer este papel de referência regional. Alfenas é o centro econômico, social, cultural, de saúde e educação para uma região de aproximadamente 600 mil pessoas no entorno da cidade, a distâncias de até 100 quilômetros, e este acesso à nossa cidade é benéfico em todos os sentidos. Alfenas tem que se fortalecer cada vez mais para continuar sendo referência na qualidade dos serviços prestados e também ser a cidade que deve ter as iniciativas para fomentar o desenvolvimento local e regional”, destaca o prefeito Luizinho.

Perguntado sobre a pré-candidatura a deputado estadual, Luiz Antônio da Silva declara que nesse momento a sua preocupação é com a nossa cidade, com o término das obras iniciadas, mas que, como é um político e está a serviço da cidade, se for necessário e houver oportunidade, e se o grupo político do qual ele faz parte analisar e chegar à conclusão de que é necessário disputar a eleição, ele irá representar Alfenas na disputa de uma eleição.

E declara que: “Um mandato de deputado poderia ajudar no fomento para este potencial de desenvolvimento por meio de projetos de ações regionais, o que beneficiaria Alfenas e as cidades da região, porque direcionar recursos por meio de emendas é o básico, temos que discutir as questões regionais, pois isso é estruturante, tal como a construção do aterro sanitário construído em Alfenas quando estive prefeito em 2012, que atende a 12 cidades e deu um faturamento líquido para a o município de 500 mil reais no ano passado”.

As soluções para o desenvolvimento de Alfenas devem ser pensada de forma regional, porque naturalmente beneficia a nossa cidade e toda a região enfatizou Luizinho/Foto: Gilson Leite (arquivo - O Alfenense)

O prefeito destaca o Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Região dos Lagos do Sul de Minas Gerais (Cislagos) como um outro exemplo de projeto regional que beneficia a todos e, principalmente, a nossa região. “Fui presidente do Cislagos por duas vezes e dobramos o número de procedimentos e o orçamento do consórcio e, com isso, geramos empregos em Alfenas, trazendo mais recursos para a cidade”.

Outra questão que deve ser pensada regionalmente é a segurança pública, tal como o projeto das câmeras de monitoramento OCR, sigla que, em português, pode ser expressa como Reconhecimento Óptico de Caracteres.  Estas câmeras vão permitir o monitoramento de veículos em todas as principais estradas da região do Centro de Monitoramento da Guarda Municipal, abrangendo a área relativa a cidades no nosso entorno, o que possibilita mais segurança nestas cidades e, em consequência, na nossa cidade, enfatiza Luizinho.

O prefeito chama a atenção ainda para aspectos relacionados à energia solar e à questão animal.  “Outra questão que deve ser pensada regionalmente é a geração de energia limpa por meio de energia solar para, com isso, diminuir os gastos dos órgãos públicos com energia elétrica e também ser usada para zerar as contas dos mais pobres, que não podem pagar, o que beneficiaria toda a região” e complementa: “A questão animal também não pode ser esquecida e também deve ser pensada regionalmente, já que construímos um hospital de cães e gatos que pode ser regional e beneficiar os tutores de animais de estimação de várias cidades próximas a Alfenas, o que irá trazer dividendos para a cidade”.

Na área da saúde, o prefeito destaca a importância regional do atendimento em Alfenas e cita que, se os dois hospitais que atendem pelo SUS na cidade ficassem para atender a população da cidade, seriam necessários apenas 300 profissionais da área da saúde, mas, como é um atendimento regional, as duas instituições têm hoje 2 mil profissionais para atender a demanda regional, beneficiando a todos.

“Precisamos ter soluções estruturantes para a nossa cidade e região e isso pode se dar por meio de uma representatividade a nível estadual, o que nós não temos em Alfenas e na nossa região, que abrange uma população de cerca de 600 mil pessoas em diversas cidades”, declara Luizinho, enfatizando que “precisamos de ter três condições para ocupar este espaço na região, que está há tantos anos sem essa representatividade, que são: a necessidade, a oportunidade e a vontade do grupo político de que se faz parte, pois eu não tenho voto, eu tenho só o meu voto. Quem tem voto são os membros do grupo, os apoiadores, as pessoas que fazem parte desse grupo e a população, que transfere este voto para que se eleja um candidato”.

Embora as eleições sejam em 2022, muitas pessoas já estão conversando sobre pré-candidaturas e, sobre isso, o prefeito de Alfenas reforça que a sua preocupação é governar a cidade, concluir as obras iniciadas e dar andamento a outras importantes, como os asfaltos da zona rural, concluir o hospital de cães e gatos, dentre outras ações necessárias.

Luizinho finaliza afirmando que “se for importante para a cidade e para a região e se for necessário, não vamos fugir à luta, pois eu não sou dono das minhas vontades, não fui candidato de mim mesmo, nem sou prefeito de mim mesmo, sou prefeito dos interesses da cidade e, se a cidade necessitar, é claro que vamos enfrentar a luta que for para beneficiar a nossa cidade e fazer com que Alfenas continue a ser esse polo pujante para a nossa região”.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Alfenas - MG
Atualizado às 13h45 - Fonte: Climatempo
21°
Pancada de chuva

Mín. 13° Máx. 21°

21° Sensação
20.2 km/h Vento
78.2% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (21/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 23°

Sol com algumas nuvens
Sexta (22/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens