Da Redação
A Adecoagro, uma das principais produtoras de energia renovável e alimentos do mundo, está atenta aos principais desafios e oportunidades nas localidades onde está inserida e desenvolve projetos para somar aos municípios de sua área de influência direta. A Companhia conta com diversas iniciativas para fortalecer o bem-estar geral das comunidades, entre elas, o projeto “Territórios do Saber”, parte do Programa de Desenvolvimento Local Sustentável Adecoagro, que acaba de entregar quatro novas bibliotecas na cidade de Areado, em Minas Gerais.
As escolas municipais Dr. José Custódio de Oliveira, Dr. Joaquim Ribeiro Pereira, João Luiz Alves e Álvaro Faria Pereira receberam novos espaços lúdicos e o acervo municipal foi incrementado com mais 800 livros, que incluem autores clássicos e modernos, que irão beneficiar aproximadamente 1.200 alunos da rede municipal de ensino.
O evento de entrega contou com a presença do Prefeito, Vice-Prefeito, Secretária de Educação, Diretoras e Coordenadoras, profissionais da Adecoagro das áreas de Gente & Gestão - Saúde e Bem-Estar, Diversidade e Cidadania Corporativa e Diretoria Geral da unidade Monte Alegre, localizada em Monte Belo/MG. A parceria com o município teve início com a capacitação de professores da rede municipal de educação infantil e ensino fundamental em 2019, quando foi identificada a oportunidade para a criação de espaços lúdicos-educativos para crianças e adolescentes.
De acordo com Franciene Cristina da Silva, Gerente Saúde e Bem-Estar, Diversidade e Cidadania Corporativa da Adecoagro, desenvolver o hábito da leitura desde a infância é fundamental e o papel dos educadores nessa fase do desenvolvimento é muito importante. “Além de capacitar os educadores, precisamos tornar as bibliotecas atrativas, com um acervo atrativo para inspirar o hábito da leitura com prazer. Desenvolvemos um modelo muito especial com o apoio da arquiteta Monica Spada, que tornou tudo isso realidade”, pontua Franciene.
De acordo com Estela de Lima Silveira Prado, Secretária Municipal de Educação de Areado, a implantação das bibliotecas é um ganho imensurável para a comunidade. “Tudo foi elaborado com muito zelo e uma preocupação imensa com os detalhes. As unidades são peças fundamentais no desenvolvimento de inúmeras habilidades dos estudantes como a leitura, a aquisição de conhecimento e informação, a oralidade e irão contribuir diretamente com o projeto pedagógico do município. É uma imensa gratidão e a realização de um sonho contar com bibliotecas do padrão realizado pela parceria da Adecoagro, acrescentando na qualidade da educação das crianças de Areado”, destaca Estela.
Gerar relações de confiança, a partir da criação de vínculos, do investimento social e do apoio às iniciativas faz parte do legado que a Adecoagro constrói todos os dias. O Territórios do Saber reforça este compromisso com as regiões onde está inserida. “Estamos comprometidos com o desenvolvimento das comunidades locais por meio de um modelo de negócio focado nas pessoas. A entrega do Projeto Territórios do Saber é bastante especial, pois eu fui um aluno da escola Álvaro Faria Pereira e retornar à primeira escola da minha vida, onde aprendi a ler e escrever, compartilhar com as crianças que há mais de 40 anos eu estava ali, com a mesma idade deles, com muitos sonhos a realizar foi fantástico. E tenho a certeza que dessas escolas sairão os futuros profissionais que nos ajudarão a construir a Companhia nos próximos anos!”, destaca Renato Nogueira, Diretor da Usina Monte Alegre – Adecoagro.
Sobre a Adecoagro
Com sede em Luxemburgo e acionistas em todo o mundo, a Adecoagro (NYSE: AGRO) é um dos principais produtores de alimentos e energia renovável da América do Sul, presente em três países. No Brasil desde 2004, a Companhia atua na produção de açúcar, etanol e cogeração de energia elétrica com três unidades industriais: Usina Monte Alegre (MG) e o cluster formado pelas usinas Angélica e Ivinhema, ambas no Mato Grosso do Sul. Juntas, elas possuem capacidade de moagem de 13,7 milhões de toneladas de cana por safra. Reunindo mais de 6.800 colaboradores e colaboradoras no Brasil (agosto de 2022), a Adecoagro caracteriza-se por um modelo de baixo custo de produção, alta flexibilidade e processos inovadores, sendo reconhecida como uma das mais competitivas do segmento sucroenergético mundial. Para mais informações, consulte nosso site www.adecoagro.com/pt
Mín. 15° Máx. 25°