Quarta, 01 de Dezembro de 2021 22:10
(35) 988158840
Cultura LIVES CONGADAS

LIVE DAS CONGADAS DE MACHADO É HABILITADA E CONCORRE A MAIOR PREMIAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DO BRASIL

Devido a pandemia, a secular Festa de São Benedito foi cancelada e as apresentações dos ternos de Congo foram realizadas por meio de lives transmitidas pela internet

20/10/2021 14h33 Atualizada há 1 mês
141
Por: Redação 4
Foto: Casa da Cultura de Machado
Foto: Casa da Cultura de Machado

 

Da Redação

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada à Secretaria Especial da Cultura e ao Ministério do Turismo divulgou a lista de ações habilitadas para concorrer a 34ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade que reconhece ações de preservação e salvaguarda do patrimônio cultural brasileiro que mereçam registro, divulgação e reconhecimento público em razão da sua originalidade, vulto ou caráter exemplar.

Foi registrado um total de 435 ações inscritas para concorrer ao principal prêmio voltado para a valorização e preservação do Patrimônio Cultural. Entre as iniciativas habilitadas ao prêmio nacional está a proposta enviada pela Prefeitura de Machado através da Secretaria de Cultura e Turismo. A ação “Live em Homenagem a Festa de São Benedito de Machado, patrimônio cultural imaterial” concorre ao prêmio no segmento iniciativas do poder público e na categoria 2 referentes a preservação do patrimônio cultural adaptadas ao contexto da pandemia.

Com o cancelamento da centenária Festa de São Benedito devido ao contexto da pandemia do Covid-19 foram realizadas entre os dias 27 e 31 de agosto, mais de 24 horas de apresentações envolvendo os ternos de congadas e caiapós de Machado com interação do público pelas redes sociais e transmissão em alta qualidade de áudio e imagem.

As apresentações podem ser conferidas no You Tube, como a do primeiro dia:

O prefeito de Machado, Maycon William da Silva comemora a habilitação a concorrer a uma premiação nacional no primeiro ano de sua gestão. “Quero destacar o trabalho técnico de toda equipe da Secretaria de Cultura e Turismo que elaborou a proposta e habilitou, é mais uma notícia positiva para a cidade de Machado e parabenizo a todos os congadeiros e caiapós que se apresentaram na live em agosto, inclusive se vencermos o prêmio destinaremos o dinheiro da premiação aos próprios congadeiros”, relata o prefeito.

O Iphan informa que serão dez prêmios de R$ 20 mil cada, divididos em cinco segmentos e duas categorias. Ações desenvolvidas pelo poder público, cooperativas e associações formalizadas, redes e coletivos não formalizados, pessoas físicas, microempreendedor individual e microempresa. Fundações e empresas privadas poderão ser indicadas à menção honrosa, segmento no qual não há remuneração em espécie, mas confere certificação e selo do Prêmio Rodrigo 2021.

O resultado da etapa estadual está previsto para dia 10 de novembro. Já as 12 ações vencedoras em nível nacional serão divulgadas até 17 de dezembro de 2021 e entregue em cerimônia em Brasília-DF.

As propostas habilitadas ao prêmio podem ser conferidas no site do Iphan no link: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/PUBLICA%C3%87%C3%83O%20-%20DIVULGA%C3%87%C3%83O%20DO%20RESULTADO%20-%20P%C3%A1gina1(2).pdf

Fonte: Secretaria de Cultura e Turismo de Machado

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Alfenas - MG
Atualizado às 21h52 - Fonte: Climatempo
29°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 27°

33° Sensação
13 km/h Vento
79.5% Umidade do ar
80% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (02/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (03/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.