Quarta, 01 de Dezembro de 2021 21:05
(35) 988158840
Educação GUIA ESTADÃO

UNIFAL-MG TEM 25 CURSOS ESTRELADOS NO “GUIA DA FACULDADE” 2021 DO JORNAL ESTADÃO

Ranking aponta 88% dos cursos da Universidade como excelentes ou muito bons

04/11/2021 15h16 Atualizada há 4 semanas
124
Por: Redação 4
Vista aérea da Sede da UNIFAL-MG em Alfenas/Foto: Arquivo/Dicom
Vista aérea da Sede da UNIFAL-MG em Alfenas/Foto: Arquivo/Dicom

 

Da Redação

O ranking anual Guia da Faculdade elencou 25 cursos da UNIFAL-MG na edição 2021, lançada em 24 de outubro. Desses, 88% foram considerados como excelentes ou muito bons. Entre os destaques está o curso de Fisioterapia, que obteve a pontuação máxima na avaliação: 5 estrelas.

Outros 21 cursos, qualificaram-se como muito bons, recebendo 4 estrelas. São eles: Biotecnologia (Bacharelado), Ciência da Computação (Bacharelado), Ciências Biológicas (Bacharelado), Ciências Biológicas (Licenciatura), Ciências Contábeis (Bacharelado), Ciências Econômicas (Bacharelado), Ciências Sociais (Bacharelado), Ciências Sociais (Licenciatura), Enfermagem (Bacharelado), Farmácia (Bacharelado), Física (Licenciatura), Geografia (Bacharelado), Geografia (Licenciatura), História (Licenciatura), Letras (Licenciatura), Matemática (Licenciatura), Nutrição (Bacharelado), Odontologia (Bacharelado), Pedagogia (Licenciatura), Química (Bacharelado) e Química (Licenciatura). Os cursos de Biomedicina (Bacharelado), Medicina (Bacharelado) e Ciências Atuariais (Bacharelado) receberam 3 estrelas, avaliados como bons.

A metodologia adotada pelo Guia da Faculdade é conhecida como “avaliação por pares”. O ranking é realizado pelo Jornal Estadão (O Estado de São Paulo), em parceria com a empresa startup Quero Educação, desde 2019. O processo envolve o levantamento da opinião de milhares de professores que atuam no ensino superior.

Entre os itens avaliados estão o corpo docente (perfil dos professores vinculados ao curso e dados quantitativos); o projeto didático-pedagógico (características da proposta de ensino do curso) e a infraestrutura (características sobre o espaço físico, materiais e equipamentos oferecidos).

Alguns índices apresentados pela avaliação do Guia da Faculdade diferem das notas do último resultado do Exame Nacional do Desempenho de Estudantes, o Enade. É o caso, por exemplo, dos cursos de Biomedicina e Medicina, que obtiveram, respectivamente, notas 4 e 5, enquanto no Guia da Faculdade, conquistaram 3 estrelas.

Ao comentar essa diferença, o pró-reitor de Graduação, professor Francisco Xarão, observa que os indicadores oficiais de qualidade do ensino superior são divulgados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) após avaliação de todos os aspectos que giram em torno do ensino, da pesquisa, da extensão, da responsabilidade social, do desempenho dos alunos, da gestão da instituição, do corpo docente e das instalações. No entanto, a UNIFAL-MG incentiva que os cursos de graduação participem das avaliações realizadas também por órgãos de imprensa.

“A avaliação oficial que mede os indicadores de qualidade da UNIFAL-MG é o Sinaes, que analisa três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. Contudo, incentivamos nossos cursos de graduação a participar destas avaliações realizadas por órgãos de imprensa porque elas utilizam como critério principal a percepção da qualidade”, comenta. “O que observamos, no entanto, é que alguns dos nossos cursos, ainda que sejam excelentes nos quesitos de qualidade do Sinaes, são percebidos como bons pelos avaliadores destas sondagens não oficiais”, acrescenta.

Para participar do Guia da Faculdade, as instituições devem estar cadastradas no Ministério da Educação (MEC) e indicarem os cursos superiores que estão em atividade recebendo novos alunos. Conforme dados do ranking, são mais de nove mil coordenadores e professores do ensino superior brasileiro que se cadastraram, voluntariamente, para avaliar, com notas de um a cinco, os cursos que fazem parte da sua área de formação, localizados em sua região. Dentre os cerca de 16 mil cursos superiores avaliados em todo o Brasil, apenas 581 conquistaram o conceito máximo de 5 estrelas.

Confira o levantamento completo em: Guia da Faculdade

Fonte: Dicom/UNIFAL-MG

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Alfenas - MG
Atualizado às 20h52 - Fonte: Climatempo
24°
Pancada de chuva

Mín. 19° Máx. 27°

24° Sensação
12.6 km/h Vento
76.3% Umidade do ar
80% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (02/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (03/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.