Quarta, 01 de Dezembro de 2021 22:17
(35) 988158840
Cultura PRÊMIO JABUTI

LIVRO “MAROLO: SABERES E SABORES DO CERRADO” É FINALISTA NO PRÊMIO JABUTI

O prêmio foi criado e é concedido pela Câmara Brasileira do Livro desde 1959

09/11/2021 21h59 Atualizada há 3 semanas
222
Por: Redação 4
Foto: Arquivo pessoal / Gilmara Aparecida de Carvalho
Foto: Arquivo pessoal / Gilmara Aparecida de Carvalho

 

Américo Passos

Está marcado para o dia 25 de novembro a cerimônia do 63º Prêmio Jabuti, que será de forma online. A premiação para os vencedores em cada uma das categorias será a estatueta e o valor de R$ 5 mil reais. Para a categoria Livro do Ano, o prêmio será de R$ 100 mil e o Jabuti dourado.

Classificado na categoria Economia Criativa no prêmio Jabuti 2021, o Livro Marolo: Saberes e Sabores do Cerrado trás em suas páginas a história do marolo e a influência desse fruto na economia do município e na vida de inúmeras pessoas.

O livro foi organizado pelos autores Gilmara Aparecida de Carvalho, Luiz Felipe de Paiva Lourenção, Mariana Mirelle Pereira Natividade, Roberto Brasileiro Prado e Sandro Adauto Palhão.

Foto registrada no dia do lançamento do livro em 01 de fevereiro de 2021, com a presença de Luiz Felipe, Gilmara, Roberto e Sandro/Foto: Arquivo pessoal Gilmara Aparecida de Carvalho

Uma das autoras, Gilmara Aparecida de Carvalho, cedeu ao O Alfenense a sinopse do livro que conta sobre o marolo e a tradição envolvida em torno dessa fruta característica do município de Paraguaçu:

Sinopse

O marolo – Annona crassiflora Mart., é um fruto nativo do cerrado brasileiro pertencente à família das anonáceas, muito encontrado na região do Sul de Minas Gerais. A polpa do marolo apresenta coloração que varia do branco ao amarelo e rosáceo, e possui aroma atraente e marcante, possibilitando sua utilização harmoniosa em diferentes preparações culinárias.

No município de Paraguaçu, Sul de Minas Gerais, o marolo é um fruto com interesse econômico, histórico, social, afetivo e cultural, aspectos que, certamente, impulsionaram a idealização da “Festa do Marolo” e do seu “Concurso de Culinária com Marolo”, no qual são julgadas, há dez anos, receitas que ampliam as possibilidades de consumo desse alimento tão tradicional.

Considerando que a valorização da cultura alimentar é uma das formas de perpetuar os hábitos típicos de uma região, foi concebido o livro “Marolo: Saberes e Sabores do Cerrado”. Esta obra reúne 112 receitas com marolo, com informações nutricionais incluindo pratos salgados, doces e bebidas classificadas e premiadas nos concursos culinários. Além disso, são apresentados aos leitores relatos emocionantes e carregados de afeto de pessoas que tiveram a vida marcada e transformada por esse fruto, além de uma contextualização da importância sociocultural e histórica do marolo para o município de Paraguaçu e seus moradores, que possuem o Licor e os Doces de Marolo como patrimônios imateriais.

Mais informações sobre o prêmio Jabuti podem ser obtidas no link: https://www.premiojabuti.com.br/

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Alfenas - MG
Atualizado às 22h12 - Fonte: Climatempo
25°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 27°

25° Sensação
13 km/h Vento
79.5% Umidade do ar
80% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (02/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (03/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.