Quarta, 01 de Dezembro de 2021 21:31
(35) 988158840
Geral PROTEÇÃO ANIMAL

CADASTRO DE PESSOAS E ENTIDADES DE PROTEÇÃO ANIMAL EM MINAS JÁ SUPERA 250 INSCRITOS

Documento vai traçar cenário da fauna doméstica e subsidiar execução de políticas públicas

11/11/2021 18h39
65
Por: Redação 4
Foto: Samylla Mol - Divulgação
Foto: Samylla Mol - Divulgação

 

Da Redação

Menos de 15 dias após o lançamento do Cadastro Estadual de Entidades de Proteção Animal e de Protetores pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o documento já conta com 266 inscritos, sendo 36 organizações e 230 protetores individuais. O trabalho pretende traçar o cenário da fauna doméstica no estado e subsidiar a formulação e a execução de políticas públicas. 

A iniciativa, que ainda está aberta e recebe inscrições neste link, busca identificar os protetores e as organizações não governamentais e da sociedade civil que trabalham com o bem-estar dos animais em Minas Gerais. As informações obtidas com o cadastro estarão disponíveis na Infraestrutura de Dados Espaciais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IDE-Sisema)

O superintendente de Gestão Ambiental da Semad, Diogo Soares de Melo Franco, lembra que a plataforma IDE-Sisema já possui camadas sobre a fauna doméstica. “Já temos dados disponíveis, dentre eles o número de animais castrados por município, a estimativa de população canina e felina e as cidades com convênios assinados para manejo ético-populacional”, afirma. As estimativas indicam a existência de cerca de 5 milhões de cães e gatos em Minas Gerais.

Fauna doméstica

A gestão da fauna doméstica passou a ser atribuição do Estado com a publicação da Lei Estadual nº 23.304/19 e, desde então, a Semad vem implementando políticas públicas voltadas ao tema. Recentemente, a Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges) assumiu os trabalhos na área e está desenvolvendo  novos projetos, como ações de promoção do bem-estar animal, educação humanitária, identificação e apoio aos municípios na castração e na elaboração de banco de dados.

Histórico

O cadastro foi lançado em outubro, em audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, durante sessão da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Além de representantes da Semad, parlamentares e protetores de animais. Também participaram do evento o Ministério Público e as polícias Civil e Militar de Minas Gerais.

Para se cadastrar, clique aqui.

Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Belo Horizonte - MG

Belo Horizonte - Minas Gerais

Sobre o município
Belo Horizonte é um município brasileiro e a capital do estado de Minas Gerais. Sua população estimada é de 2 501 576 habitantes, conforme estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Alfenas - MG
Atualizado às 21h12 - Fonte: Climatempo
24°
Pancada de chuva

Mín. 19° Máx. 27°

24° Sensação
12.6 km/h Vento
76.3% Umidade do ar
80% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (02/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (03/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.