Quarta, 01 de Dezembro de 2021 20:56
(35) 988158840
Geral DOAÇÃO PET

TENHO ANIMAL PARA ADOÇÃO. O QUE FAZER?

Não se pode ter pressa. Cada animal tem o seu tempo e encontrar um tutor ideal não se faz com “passes de mágica”. Por isso a adoção urgente pode colocar um animal em um sério risco

14/11/2021 10h17
167
Por: Redação 4
Raul e Mia, agora Manero e Amora após uma adoção bem sucedida/ Foto: Arquivo pessoal
Raul e Mia, agora Manero e Amora após uma adoção bem sucedida/ Foto: Arquivo pessoal

 

Renata Santinelli

É muito comum as pessoas procurarem ONGs e protetores para auxiliar no momento de doar um animal. Importante frisar que adoção é algo muito sério e quem resgata um animalzinho ou uma ninhada, ou mesmo quem ainda não castrou seus animais e tem interesse em doar seus filhotes precisam compreender que adoção exige dedicação e paciência.

Elaboramos algumas dicas para quem tem dúvidas na hora de doar um animal:

1.      Adoção é coisa séria e demanda energia

Não é apenas “empurrar” o animal nas pessoas. Adoção é um compromisso para a vida toda e as orientações na postagem devem conter essas recomendações.

2. As fotos

Fotos devem ser bem feitas. Em caso de ninhada o ideal é fazer fotos individuais dos filhotes, procurar colocar num fundo bonito (almofada, uma coberta, uma caminha legal). Enfeitar o animal com bandanas e lacinhos também ajuda e muito. Nas fotos individuais deve-se descrever em cada uma se é macho ou fêmea. E importante colocar a idade do animal.

3. O texto

Bem redigido com informações claras. Sem apelos desnecessários como “vou colocar na rua”, ou “vou soltar”. Recolheu? Entenda que existe uma responsabilidade sobre este animal. Ele deve ser cuidado até a adoção. Postagens desesperadas podem incentivar pessoas de má índole a adotar estes animais para outros fins que não o cuidado e o amor.

4. Entrevista de adoção

Não precisa ser um texto pronto, mas o ideal é que você tenha uma conversa franca com o pretendente a adoção. Combinar de antemão a vacinação, a castração e se esta ficar a cargo do adotante, sempre enfatizar a importância de se castrar um animal, além de indicar os caminhos para que a pessoa tenha acesso a uma castração a custo social ou gratuita dependendo do caso.

5. Cartazes

Lá no ítem 1 falamos do empenho para se doar animais. Fazer cartazes e distribuir nos comércios também é uma excelente alternativa. Muitos locais tem quadros de aviso e permitem essa prática. Nem todas as pessoas possuem redes sociais e muitas adoções boas acontecem a partir dos cartazes nos comércios.

6. Feiras de adoção

Recolheu uma ninhada? Você mesmo pode combinar com amigos e realizar uma feirinha de adoção em uma área de movimento da cidade. As feiras são importantes porque as pessoas podem ver os animais e você tem a chance de conversar pessoalmente com cada pretenso adotante.

7. Saúde do animal

Filhotes devem ser doados minimamente saudáveis e limpos, vermifugados, sem pulgas e carrapatos, e com a primeira dose da vacina. Muitos veterinários oferecem descontos para vacinar ninhadas. Já falamos da castração? Vamos falar de novo. É fundamental que na impossibilidade de você arcar com a castração conversar com o adotante sobre a importância de castrar e constar no termo de adoção que o adotante ficou responsável por fazê-lo.

8. Termo de adoção

Você encontra vários modelos na internet e pode usar o que melhor se adapta para a situação. Importante que ele seja feito em duas vias (uma fica com você e outra com o adotante). Importante constar no termo que em caso de devolução como será o procedimento.

9. Fale a verdade

Fale sempre a verdade para o adotante. Sobretudo a respeito do comportamento do animal.

10. Essa é para o adotante

Seja honesto consigo sobre suas possibilidades. Não adote por impulso. Reflita sobre sua condição emocional, física e financeira antes de adotar. Converse com todos da casa sobre a adoção. Todos devem estar de acordo. E adote sempre na perspectiva de estar dando a chance para um animal que já foi muito negligenciado a ter uma vida nova. Desvincule-se do preconceito e padrões estéticos. Adultos, idosinhos, pretinhos, grandões, pernudos, amputados, podem oferecer muito amor como qualquer outro!

É muito comum em cidades universitárias como Alfenas as repúblicas de estudantes buscarem adoção de um cão ou gato. Certifique-se que todos os moradores da república estão de acordo e que terão um plano de cuidados para o animal durante férias e feriados e após a formatura.

Não se pode ter pressa. Cada animal tem o seu tempo e encontrar um tutor ideal não se faz com “passes de mágica”.  Por isso a adoção urgente pode colocar um animal em um sério risco.

Mas tenham certeza que dar a oportunidade a si mesmo de acolher um animal necessitado, prover a dedicação que ele merece e buscar um adotante responsável é uma atitude nobre que faz bem a todos os envolvidos. Todos podemos fazer alguma coisa!

Na próxima semana vamos nos encontrar novamente com um tema pra lá de especial. Eu espero você!

Não se esqueça de interagir com esta coluna!!! Sugestões de temas podem ser enviadas para [email protected]

* As opiniões contidas nesta coluna não refletem necessariamente a opinião deste portal de notícias.

3 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Fala Proteção Animal!
Sobre Fala Proteção Animal!
Renata Santinelli, Presidente da ONG Anjos de Patas de Alfenas, vai trazer toda semana o tema da causa animal que será divulgada e discutida por quem atua na área e pode trazer mais informações ao leitores sobre o que é, e como agem os protetores de animais e porque a causa animal é tão importante em nossa sociedade na preservação e cuidados dos animais e garantia de seus direitos. Assistente de Campanhas para Animais de Fazenda do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal.
Sobre o município
Alfenas - MG
Atualizado às 20h52 - Fonte: Climatempo
24°
Pancada de chuva

Mín. 19° Máx. 27°

24° Sensação
12.6 km/h Vento
76.3% Umidade do ar
80% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (02/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (03/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.