Quarta, 01 de Dezembro de 2021 20:54
(35) 988158840
Esportes PRIVATIZAÇÃO

A PRIVATIZAÇÃO DA PETROBRÁS INTERESSA A QUEM?

No “cercadinho”, Bolsonaro chamou a maior empresa do Brasil de “monstrengo” e voltou a falar em privatização.

14/11/2021 10h52
68
Por: Redação 4
Sede da Petrobras no Rio de Janeiro/Foto: Fernando Frazão - Agência Brasil
Sede da Petrobras no Rio de Janeiro/Foto: Fernando Frazão - Agência Brasil

 

Débora Juliene Pereira Lima

O Brasil de Bolsonaro é uma terra de indecorosas experiências sociais e econômicas. Ao enredo de desemprego e pobreza, acrescenta-se a ameaça inflacionária, puxada pela alta dos preços dos alimentos e dos combustíveis.  Somente em 2021, os aumentos acumulados do preço da gasolina chegaram a 73%, de acordo com a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Combustível.  

Esse cenário possui um personagem que não mediu esforços para que o país se tornasse um lugar de desarrazoadas truculências. Corroborado por charlatões fantasiados de políticos que insistem em repetir barbaridades, o presidente da república chamou a Petrobrás de “monstrengo” e voltou a falar em privatizar a estatal.

Essa afirmação reforça a incapacidade do governo diante da alta dos preços dos combustíveis e de outras questões que exigem o mínimo de foro. No momento em que a inflação ultrapassa 10% ao ano, apresentar a privatização da Petrobrás como solução interessa a quem?

A atual política de formação de preços da Petrobrás foi adotada durante o governo Temer para que houvesse paridade entre os preços nacionais e os negociados no mercado internacional. Com essa política, a variação cambial, assim como o preço internacional do barril de petróleo, passou a interferir diretamente nos preços de vendas dos combustíveis no Brasil. O resultado é a cobrança de preços abusivos ao consumidor final.

Ao contrário do que preconiza o discurso privatista, é responsabilidade do governo nacional controlar os preços de áreas estratégicas que interferem diretamente na condição de vida da população, como os de energia e combustíveis.

A Petrobrás possui tecnologia única para a extração de petróleo, gera centenas de milhares de empregos e é uma das maiores financiadoras de projetos culturais no país. Grande parte dos valores gerados por ela retornam à União, Estado e Municípios em forma de royalties. Com a privatização, esses royalties serão enviados para o grande capital internacional.

A gestão pública da Petrobrás é imprescindível para que o anseio de obtenção de lucros não esteja acima dos interesses nacionais. A privatização da maior empresa do Brasil interessa somente aos grandes grupos internacionais que não tem nenhuma responsabilidade com o país.  

Sobre a autora

Débora Juliene Pereira Lima é doutora em Economia com ênfase em Políticas Públicas e Desenvolvimento Econômico, e professora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da UNIFAL-MG, campus Varginha.

Currículo Lattes

Link da publicação: https://www.unifal-mg.edu.br/portal/2021/11/12/a-privatizacao-da-petrobras-interessa-a-quem/

* As opiniões contidas nesta coluna não refletem necessariamente a opinião deste portal de notícias.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Alfenas - MG
Atualizado às 20h52 - Fonte: Climatempo
24°
Pancada de chuva

Mín. 19° Máx. 27°

24° Sensação
12.6 km/h Vento
76.3% Umidade do ar
80% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (02/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (03/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.