Quarta, 01 de Dezembro de 2021 21:37
(35) 988158840
Cultura BANHO DE CACHOEIRA

BUENO BRANDÃO REGISTRA O BANHO DE CACHOEIRA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL

Dossiê produzido pelo Departamento de Cultura da cidade em parceria com a AME Cultura é inédito no Brasil

18/11/2021 17h37 Atualizada há 2 semanas
136
Por: Redação 4
Foto: AME Cultura
Foto: AME Cultura

 

Da Redação

O Banho de Cachoeira de Bueno Brandão é o primeiro Registro dessa natureza realizado no Brasil. O Registro do bem imaterial foi aprovado em reunião realizada pelo Conselho do Patrimônio local em 12 de novembro de 2021 e foi registrado no livro dos Sabres como uma prática sociocultural fortemente arraigada no cotidiano, nos hábitos e na identidade local.

O Departamento de Cultura, da Prefeitura Municipal de Bueno Brandão, junto com o Conselho do Patrimônio, acolheu esse saber identitário local e conduziu o Processo de Registro do bem “Banho de Cachoeira de Bueno Brandão” com o envolvimento de diversos setores da comunidade local e consultoria técnica da empresa AME Cultura.

De acordo com fala da historiadora Cristiane Magalhães, Diretora Técnica da AME Cultura responsável pela pesquisa e elaboração do Dossiê de Registro, “o Processo de Registro de um bem como o Banho de Cachoeira de Bueno Brandão evoca práticas presentes na humanidade desde pelo menos a antiguidade clássica.

O banho frio, em água corrente, está presente nas narrativas bíblicas e nos documentos históricos egípcios, gregos e dos romanos, cada um com suas especificidades ressaltadas nesse Dossiê de Registro. Essas práticas estão relacionadas com os rituais de purificação do corpo e da alma e também com os saberes médicos, científicos e sanitaristas, a partir dos séculos XVIII e XIX. O banho foi utilizado de diversas formas e com distintos rituais e práticas sociais ao longo da história.

Entre os indígenas, aqui na América do Sul e especialmente no Brasil, o banho em rios e cachoeiras era um hábito recorrente, relacionado às questões de higiene, mas também aos sistemas simbólicos, mitológicos e às narrativas de origem dos nossos ancestrais.

Essa prática não desapareceu ou foi substituída no processo colonizador, ao contrário, ela estava tão fortemente arraigada nos hábitos e práticas culturais indígenas que foi transmitida para o colonizador europeu e recriada, no século XX, com a releitura dos banhos em banheiros e com os chuveiros, dentro de cada residência. Principalmente depois da Segunda Guerra Mundial era possível ter uma pequena cachoeira, em forma de chuveiro, dentro das casas e dos apartamentos.

Em Bueno Brandão, lugar conhecido como a “Cidade das Cachoeiras” de notáveis belezas cênicas, o banho de cachoeira tornou-se primeiramente um costume cotidiano praticado em família e entre amigos pela própria comunidade local. Com a divulgação da mídia dos atrativos naturais do município, e do fortalecimento do ecoturismo entre os anos 1990 e 2000, as cachoeiras tornaram-se o atrativo principal para inúmeros banhistas de todos os lugares, que buscam o município para repetir a prática do banho, para usar as cachoeiras como espaço de sociabilidade, de contemplação, de meditação e contato com a natureza, como cenário para fotografias e também para a prática dos esportes de aventura, como o cascading.

A prática social e cultural do Banho de Cachoeira foi se constituindo como importante fonte de renda para a comunidade local que explora o turismo ecológico construindo pousadas, restaurantes e formando condutores locais de turismo.

Salvaguardar essa prática sociocultural no município é uma forma de manter os mananciais d’água ativos e com volume de água suficientes e próprios para banho, sem contaminação química ou biológica, além de motivar a regulação da ocupação consciente do solo de forma harmônica com o bem cultural, proteger as nascentes e as matas ciliares que formam importantes corredores ecológicos com programas específicos de proteção, promover a difusão e a educação patrimonial sobre a importância de proteger o bem, e ainda garantir às gerações futuras a recriação constante desse Saber”.

Fonte: AME

Mais informações:

AME Cultura

(35) 3295 – 1544

https://www.facebook.com/amecultura

Abaixo mais imagens das cachoeiras de Bueno Brandão:

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Alfenas - MG
Atualizado às 21h32 - Fonte: Climatempo
29°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 27°

33° Sensação
12.6 km/h Vento
76.3% Umidade do ar
80% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (02/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (03/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.