Quarta, 01 de Dezembro de 2021 21:36
(35) 988158840
Geral MEIO AMBIENTE

UNIFAL-MG E PREFEITURA DE ALFENAS FIRMAM ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA PARA DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES SUSTENTÁVEIS

Atuação da Universidade no movimento “Reflorestar Alfenas: pensar global, agir local” integra a parceria

19/11/2021 08h54 Atualizada há 2 semanas
164
Por: Redação 4
 UNIFAL-MG e Prefeitura consideram o Termo de Cooperação como um feito histórico para Alfenas/Foto: Ivanei Salgado/UNIFAL-MG
UNIFAL-MG e Prefeitura consideram o Termo de Cooperação como um feito histórico para Alfenas/Foto: Ivanei Salgado/UNIFAL-MG

 

Da Redação

A UNIFAL-MG e a Prefeitura oficializaram, por meio de Termo de Cooperação, a parceria no desenvolvimento de ações de sustentabilidade em Alfenas. A assinatura do termo de cooperação ocorreu na terça-feira (16/11), no campus sede da Universidade, com a presença do reitor Sandro Amadeu Cerveira, do prefeito Luiz Antônio da Silva, do vereador Luciano Solar, do secretário Fabrício Casarejos e da gerente de meio ambiente e desenvolvimento sustentável da UNIFAL-MG, Julieta Moreira Rodrigues.

A parceria visa o desenvolvimento e execução de ações, programas e projetos sociais, culturais, científicos, tecnológicos e de desenvolvimento urbano e estabelece uma série de possibilidades de atuação. Entre elas, a implementação de ações em sustentabilidade à com o foco na resiliência urbana, equidade e bem-estar social; criação de programas de reflorestamento urbano com a implementação de sistemas regenerativos; facilitação e assessoria na criação de empreendimentos em sustentabilidade; elaboração de um plano de adaptação e mitigação às mudanças climáticas, incluindo a redução de emissão de gases de efeito estufa.

A cooperação entre a UNIFAL-MG e a Prefeitura também prevê o desenvolvimento de cursos, programas, projetos e eventos de interesse comum, no campo do ensino, da pesquisa e da extensão universitária.  “A defesa do meio ambiente é uma pauta absolutamente necessária não somente para nós como Universidade, mas para nós como cidade”, ressaltou o professor Sandro Cerveira na ocasião.  

O prefeito Luiz Antônio da Silva reforçou que Alfenas, como uma cidade universitária, deve estar à frente de seu tempo.  “Nós precisamos ser ‘luz’ nesse caminho. Nós temos a obrigação de defender o meio ambiente e o planeta. Com a nossa missão de ensinar que temos que deixar como legado. Deixar para as próximas gerações um ambiente melhor”, destacou.

A gestão da parceria firmada entre a UNIFAL-MG e a Prefeitura fica ao cargo da Secretaria do Clima, Sustentabilidade e Inovação Social de Alfenas (Secsis). O secretário, professor Fabrício Casarejos, enfatizou a importância histórica do acordo de cooperação pela criação de uma sinergia efetiva entre a cidade e a Universidade. “Os desafios postos pela sustentabilidade e pela crise climática são desafios complexos que precisam de um pensar complexo. Um pensar transdisciplinar, um pensar que reúna diversos saberes e diversas tecnologias. Entendo que esse acordo de cooperação é um ponto de partida para uma grande história”, afirmou o secretário.

Na oficialização do termo de cooperação, o vereador Luciano Solar (PV), egresso do curso de História da UNIFAL-MG, lembrou que as mudanças climáticas é um grande desafio da humanidade e reforçou a necessidade de ações coordenadas entre o poder público, instituições de ensino, empresas privadas e a sociedade civil para vencer essa situação global. “É fundamental que nós possamos cooperar de forma inteligente e proativa. Nós estamos correndo contra o tempo e temos uma demanda muito grande e qualquer ação, nesse caminho, é muito importante nesse momento”, concluiu.

O movimento “Reflorestar Alfenas: pensar global, agir local”, lançado pela Secsis, é uma das ações iniciadas com a contribuição da UNIFAL-MG. A iniciativa visa arborizar e reflorestar a cidade de Alfenas e tem a participação de diversos membros da sociedade civil. Dentre as ações, está previsto o plantio de 1500 árvores na rodovia perimetral, ainda em construção, que vai ligar as extremidades do município.

Além do Termo de Cooperação, a UNIFAL-MG designou sete servidores e um discente para integrar o grupo de trabalho do “Reflorestar Alfenas”. A bióloga Julieta Rodrigues, técnica em laboratório e gerente de meio ambiente, é uma das integrantes.  Segundo ela, a parceria entre as entidades é de grande relevância, pois formaliza os esforços da Instituição em contribuir para realizações socioambientais no município de Alfenas.

“Diversas pesquisas já estão sendo pensadas, além de ações de extensão. A UNIFAL-MG vai contribuir com a educação ambiental junto à comunidade referente às diversas ações fruto dessa parceria. A condição ambiental geral do município tem perspectivas de regenerações positivas e a Instituição também planeja incluir ações ambientais concretas na área física da Unidade Educacional Santa Clara, com o plantio de milhares de exemplares de árvores”, completou Julieta Moreira.

Para o professor Sandro Cerveira, o movimento criado em torno da sustentabilidade representa um avanço institucional para a UNIFAL-MG e para prefeitura, e uma grande conquista para a comunidade de Alfenas. “Nós temos um plano ousado, sinérgico e que envolve, não apenas a Universidade e a Prefeitura, mas passa pela câmara municipal, pelas empresas, pelos movimentos sociais e por toda nossa sociedade. É uma grande honra assinar esse convênio, que certamente, é um momento histórico para nossa universidade e para nossa cidade”, finalizou o reitor.

As ações voltadas à sustentabilidade socioambiental na UNIFAL-MG são geridas pela Gerência de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e pela Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade (CPMAS). Os órgãos, vinculados à Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), são responsáveis pela criação de políticas e projetos, além de apoiarem ações de ensino, pesquisa e extensão na área.

Para outras informações sobre Sustentabilidade na UNIFAL-MG acesse as páginas: Gerência de Meio Ambiente e Sustentabilidade e Relato Integrado 2020.

Fonte: Dicom – UNIFAL/MG

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Alfenas - MG
Atualizado às 21h32 - Fonte: Climatempo
29°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 27°

33° Sensação
12.6 km/h Vento
76.3% Umidade do ar
80% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (02/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (03/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.