Quarta, 01 de Dezembro de 2021 20:49
(35) 988158840
Geral SERVIÇO FUNERÁRIO

FAMÍLIAS RECLAMAM DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO PÚBLICO FUNERÁRIO EM ALFENAS

Empresa que ganhou a licitação teve serviço de preparação de corpos interditado pela vigilância sanitária

24/11/2021 19h27
824
Por: Redação 4
Empresa terá 72h para regularizar a documentação para a prestação do serviço de tanatopraxia no município/Foto: Gilson Leite
Empresa terá 72h para regularizar a documentação para a prestação do serviço de tanatopraxia no município/Foto: Gilson Leite

 

Américo Passos/Gilson Leite

Nas últimas semanas o serviço público funerário em Alfenas vem sendo motivo de questionamento por parte de familiares devido à demora na liberação do corpo e da falta de informações para a realização do velório.

O problema vem ocorrendo após a Vigilância Sanitária interditar a prestação do serviço de preparação de corpos, a tanatopraxia, da funerária São José, que não estava habilitada a prestar o serviço no município.

A prefeitura de Alfenas presta o serviço público funerário a famílias que não podem arcar com as despesas de velório para o sepultamento dos entes queridos, e para isso é feita uma licitação para a contratação de uma empresa especializada para a prestação do serviço.

Sinira Auxiliadora de Souza que é enfermeira, relatou a reportagem do O Alfenense que sua mãe Antoninha Tavares Souza de 73 anos, faleceu de insuficiência respiratória decorrente de pneumonia conforme consta no atestado de óbito na terça-feira 23 de novembro por volta das 9h da manhã.

Após o falecimento Sinira procurou o velório municipal a qual ela descreveu a reportagem teve um bom atendimento e no qual lhe foi informada de que forma poderia proceder para a realização do sepultamento de sua mãe, poderia ser de forma particular ou pelo serviço municipal o qual ela optou por não ter condições financeiras para arcar com as despesas.

Sinira descreveu momentos de angústia após a retirada do corpo de sua mãe do hospital que ocorreu às 16h e só foi entregue pela funerária quase 19h na entrada do cemitério, sem que a família pudesse realizar o velório e nem mesmo abrir o caixão. Fato que despertou revolta em todos que estavam aguardando para o sepultamento.

Os familiares decidiram abrir o caixão para verificarem se realmente era o corpo de dona Antoninha, o que causou mais indignação ao verificarem que a funerária não fez nenhuma preparação do corpo contou Sinira a reportagem.

Sinira enfatizou que irá registrar um boletim de ocorrência referente ao caso que ele considera um desrespeito com a sua mãe e sua família e que as autoridades possam ter conhecimento do que está ocorrendo em relação ao serviço público funerário.

Valderi Azevedo, coordenador do velório municipal explica que por meio de uma licitação onde várias funerárias participaram, a ganhadora foi a empresa Conforplan/Funerária São José que passou a fornecer os serviços funerários no município.

Após a interdição a empresa passou a realizar o serviço de tanatopraxia (preparação dos corpos) na cidade de Areado, o que vem causando demora de horas para a liberação do corpo, o que vem motivando a reclamação dos familiares relata Valderi.

Em reunião realizada nesta quarta-feira (24/11) na sede da Vigilância Sanitária, ficou definido que a empresa terá um prazo de 72 horas para a regularização da documentação referente ao serviço de preparação de corpos. Caso não ocorra será necessário que a empresa que ficou em segundo lugar na licitação assuma a prestação de serviço funerário informou o coordenador da Vigilância Sanitária Wagner Soares.

O Alfenense entrou em contato com a funerária São José solicitando que um responsável da empresa concedesse uma entrevista. Porém a informação dada é que o gerente da funerária só daria entrevista na próxima segunda-feira dia 29 de novembro.

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Alfenas - MG
Atualizado às 20h31 - Fonte: Climatempo
24°
Pancada de chuva

Mín. 19° Máx. 27°

24° Sensação
11.1 km/h Vento
72.2% Umidade do ar
80% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (02/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (03/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.