Sexta, 21 de Janeiro de 2022 10:46
(35) 988158840
Geral COMPETITIVIDADE

ALFENAS EM 208º EM RANKING DE COMPETITIVIDADE NACIONAL

Alfenas, ficou à frente apenas de Três Corações em relação aos Municípios do Sul de Minas, índice alerta para desafios na gestão local do meio ambiente e segurança

27/11/2021 09h00 Atualizada há 2 meses
215
Por: Redação 4
Foto: Idoadson Lima
Foto: Idoadson Lima

 

Guilherme Abraão

Entre 411 Municípios do Brasil com mais de 80 mil habitantes, Alfenas ficou em 208º lugar na segunda edição do "Ranking de Competitividade dos Municípios", a cidade participa pela primeira vez do estudo.  

O ranking foi elaborado pelo Centro de Liderança Pública a partir de dados públicos, e publicado no dia 22 de novembro. O ranking lista os potenciais (áreas com melhor colocação do município) e desafios (com piores).

O Estado de São Paulo foi o que mais teve cidades avaliadas no ranking, totalizando 96 municípios, dos quais 49 entre os 100 mais competitivos do país e 16 ocupando a metade inferior do ranking. O Estado de Minas Gerais foi o segundo com mais municípios, sendo 48.

O Brasil tem 5.568 Municípios mais o Distrito Federal, mas apenas 411 têm mais de 80 mil habitantes, estes Municípios é que foram objeto deste levantamento socioeconômico do Centro de Liderança Pública. Em conjunto, os 411 municípios em análise correspondem a 59,75% da população brasileira, com 126,52 milhões de habitantes.

No Sul de Minas, foram analisados os Municípios: Pouso Alegre (62º), Varginha (66º), Poços de Caldas (75º), Itajubá (80º), Lavras (88º), Passos (174º), Alfenas (208º) e Três Corações (221º). As três primeiras cidades mineiras com melhor posição são: Belo Horizonte em 16º, Nova Lima em 29ª, Uberlândia em 32ª.

O Centro de Liderança Pública mensurou a capacidade competitiva dos Municípios através da análise de 65 indicadores, distribuídos em 13 pilares temáticos e 3 dimensões: Instituições, Sociedade e Economia.

Os pilares são Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento, Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.

O novo pilar de Meio Ambiente é composto pelos indicadores Emissões de gases de efeito estufa, Cobertura de floresta natural, Desmatamento ilegal, Velocidade do desmatamento ilegal e Áreas recuperadas.

O ranking lista os potenciais, áreas com melhor colocação do município e desafios, com piores. Vejamos os dados sobre Alfenas, começando pelas melhore posições:

Capital Humano em 45º, Qualidade de Saúde em 68º, Acesso à Educação em 136º, Inserção Econômica em 142º, Qualidade de Educação em 163º, Sustentabilidade Fiscal em 163º, Acesso à Saúde em 181º.

As piores posições e que merecem atenção, são apresentados como Desafios para do Município, sendo elas:

Meio Ambiente em 336º, Saneamento em 320º, Segurança em 281º, Funcionamento da Máquina Pública em 274º, Telecomunicações 272º, Inovação e Dinamismo Econômico em 204º.

O Ranking de Competitividade dos Municípios é uma ferramenta gratuita de grande relevância, e pode contribuir com a gestão dos municípios avaliados. Sendo ainda uma boa oportunidade de fomentar boas práticas para uma competição saudável rumo a justiça, equidade e desenvolvimento sustentável dos Municípios.

Os gestores municipais de Alfenas, podem e devem olhar com atenção para este levantamento, aproveitar os dados e pensar em estratégias para melhorar ainda mais os índices revelados. Procurar os Municípios que se destacaram para conhecer suas ações e implementar por aqui, e repensar os pontos colocados como desafios.

Sim, os resultados são um copo meio cheio e meio vazio, depende do onde olhamos. Mas devemos melhorar os índices, temos uma forte rede educacional e de saúde, somos uma referência regional, sobretudo na produção agrícola, o levantamento mostra onde precisamos melhorar, interagir com as Universidades, seus pesquisadores é uma boa forma de melhorar a gestão da cidade.

Planejar melhor o futuro através de ações de longo prazo para consolidar e fortalecer o desenvolvimento local, diminuir o voluntarismo simplista em ações sem planejamento, que são tomadas apenas para ganhar curtidas momentâneas nas redes sociais, reconhecer as falhas e ouvir as críticas é um outro caminho para melhorar os índices nos próximos levantamentos nacionais como este.

Para conferir todas as informações sobre os Municípios de Minas Gerais avaliados no Ranking de Competitividade, acesse: https://municipios.rankingdecompetitividade.org.br/

* As opiniões contidas nesta coluna não refletem necessariamente a opinião deste portal de notícias

 

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ao Ponto
Sobre Ao Ponto
GUILHERME ABRAÃO, formado em Direito pela PUC Campinas/SP, aluno de Ciências Sociais pela UNIFAL. Foi consultor da UNESCO, Conselheiro Estadual de Cultura, Superintendente de Cultura da Prefeitura Alfenas/MG, foi Assessor Parlamentar na Câmara dos Deputados, Assessor Jurídico da Prefeitura de Pouso Alegre/MG, e Diretor Municipal de Cultura em Estiva/MG. Vice-presidente do Circuito Turístico Lago de Furnas. Faça contato através do e-mail: [email protected]
Sobre o município
Alfenas - MG
Atualizado às 10h41 - Fonte: Climatempo
25°
Pancada de chuva

Mín. 17° Máx. 32°

25° Sensação
4 km/h Vento
62.3% Umidade do ar
80% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (22/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (23/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.